Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

801Q269266 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A Defensoria Pública deseja aumentar o conhecimento sobre a opinião pública do estado em relação ao sistema judiciário. Para isso, fará uma pesquisa com o objetivo de descobrir novos conceitos que os cidadãos têm sobre processos judiciais. O método de pesquisa e abordagem mais adequado para isso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

802Q119558 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

O editorial costuma seguir a fórmula básica: tese + argumentação + conclusão. Os mais comuns são: editorial de jornal, editorial de revista e editorial online. Sobre seu uso, avalie as seguintes afirmativas.

I.É o texto ideal para abordagens de questões políticas.

II. O editorial foge do conceito da imparcialidade, ao contrário da opinião.

III, Segue uma estrutura fixa e rígida nos jornais impressos, sendo mais leve nas mídias web.

IV. Geralmente é um texto dissertativo, mas o formato de pergunta/resposta tem sido mais utilizado, devido à influência do jornalismo online.

V. O editorial costuma retratar o posicionamento de uma publicação ou empresa sobre um determinado assunto da atualidade.

VI. É um texto eminentemente opinativo - mais que informativo, nem sempre assinado.

Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q197131 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre o processo de avaliação e controle de programas de Relações Públicas é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

804Q268813 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Sob o título Aqui a natureza é a estrela, a empresa
Hortifruti lançou campanha publicitária, elaborada pela agência
MP Publicidade, do Espírito Santo, em que foram feitas paródias
com títulos de filme, tais como: E o Coentro levou, Kiwi Bill,
Jambo IV - ele voltou e ainda melhor, O Quiabo veste Prada.

Considerando a campanha publicitária descrita e os princípios
da publicidade e propaganda, julgue os itens que se seguem.

Como os títulos dos filmes não foram criação da agência, as peças possuem leveza e são engraçadas, mas não podem ser consideradas criativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

805Q234004 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Dizer que cada usuário da internet, atuando sobre a informação que recebe, modificando-a ou apropriando-se dela, encontra na navegação algo de útil ou dela retira algum lucro, é analisar o uso da internet à luz da teoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q267548 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de
massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.

Uma das estratégias de aproximação entre emissores e receptores é o recurso à participação dos receptores nos programas veiculados pelos meios de comunicação, que é utilizado, pelo menos, desde o século XVII.

  1. ✂️
  2. ✂️

807Q142365 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

A comunicação institucional, além de estar relacionada à busca de prestígio e de reconhecimento social, colabora na construção da imagem corporativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

808Q152619 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

Segundo Habermas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

809Q111921 | Comunicação Social, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Considerando que, em uma determinada organização, a área de comunicação tenha decidido investigar a percepção dos empregados sobre as recentes mudanças nas políticas administrativas de forma a subsidiar o planejamento. A partir da experiência da equipe com jornalismo e em pesquisa, a área de comunicação optou pelo uso da técnica de entrevista em profundidade para obter as informações necessárias. A respeito desta situação, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q944975 | Comunicação Social, Comunicação Social na Constituição Federal, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

As atividades jornalísticas são uma exceção à aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) (art. 4º, II, “a”), isto é, a regulamentação da proteção de dados pessoais não pode ser usada como forma de censura ou limitação do exercício da liberdade de imprensa.
CHAVES, R. et al. Jornalismo e proteção de dados pessoais: a liberdade de expressão, informação e comunicação como fundamentos da LGPD. São Paulo: Abraji, 2022 (adaptado).
“Art. 5º Para os fins desta Lei [LGPD], considera-se: II - dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.”
BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial da União.


Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A publicação de dados bancários de suspeitos de fraude configura violação da LGPD, por serem classificados como dados sensíveis.
II. A publicação de informações reveladas sem o consentimento de pacientes em hospitais configura violação da LGPD.
III. A aplicabilidade da LGPD ao jornalismo contribui para proteger o profissional e a fonte.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

811Q199798 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Nas Relações Públicas, de acordo com a interpretação de Bertrand Canfield:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q228994 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Alguns elementos são impressos junto com o layout final com objetivos diversos como guiar o corte dos impressos. Um deles é fundamental para que o gráfico possa avaliar a qualidade do trabalho durante o andamento da impressão (quantidade de tinta, intensidade da umidade em offset, registro, etc.).


Esse elemento é a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q684424 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

“Ao ajustar uma imagem em RGB, a zona superior direita do gráfico representa as iluminações; enquanto que a área inferior esquerda representa as sombras. O eixo horizontal do gráfico representa os níveis de entrada (valores originais da imagem) e o eixo vertical representa os níveis de saída (novos valores ajustados). Ao acrescentar pontos de controle na linha e movê-los, a forma da curva muda, de forma que reflete os ajustes realizados na imagem. As partes mais elevadas da curva representam áreas de maior contraste, enquanto que as mais planas representam áreas de menor contraste”. Segundo esta descrição, estamos falando de que ferramenta do Photoshop?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

814Q194476 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Em relação ao house–organ é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

815Q132793 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, julgue os itens que se seguem.

Nas relações com a justiça, o profissional de relações públicas pode prioritariamente ser o perito de seu cliente.

  1. ✂️
  2. ✂️

816Q266978 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

As estratégias distintas das duas principais empresas da internet, Google e Facebook, são referência para utilizar uma série de ferramentas derivadas de ambos, dentro dos objetivos de comunicação das organizações. Pode-se definir a estratégia do Google e do Facebook, respectivamente, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q266730 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

O conceito de ecologia da mente, formulado pelos estudiosos da Escola de Palo Alto, destaca-se entre as contribuições relevantes para o desenvolvimento de pesquisas sobre cibernética e inteligência artificial.

  1. ✂️
  2. ✂️

818Q233966 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

No âmbito da representação dramática, E. Goffman descreve as funções possíveis de um determinado espaço com as seguintes ideias: é o lugar onde se fabrica, laboriosamente, a capacidade de uma representação expressar algo além de si mesma; é onde as ilusões e impressões são abertamente construídas; é onde aparelhos como telefone são guardados de modo que possam ser usados particularmente; é onde os trajes e outras partes da fachada pessoal podem ser regulados e revistados, a fim de se descobrirem as imperfeições.

O espaço a que Goffman está-se referindo é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

819Q132083 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

O prejuízo acarretado para a credibilidade de uma empresa, decorrente de exposição negativa prolongada ou recorrente denomina-se, na mídia, passivo de imagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

820Q218376 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às características das assessorias de imprensa e suas
estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos
itens.

O assessor de imprensa deve manter uma rotina regular de contatos administrativos e operacionais com as redações. Isso significa manter-se atualizado acerca dos nomes e funções dos jornalistas, seus telefones, endereços e endereços eletrônicos, além de conhecer os horários de fechamento e interesses editoriais da redação e identificar as pessoas responsáveis pela seleção das pautas em cada veículo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.