Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

841Q693563 | Comunicação Social, Jornalista, UNICAMP, VUNESP, 2019

Leia o texto a seguir, publicado no dia 13 de novembro de 2018 no Portal G1: 
Poucas pessoas que observam a estrutura gigante erguida em uma área rural de Campinas, a 93 km de São Paulo, fazem ideia do que se trata. A construção circular e envidraçada lembra um shopping center ou as novas arenas de futebol brasileiras. Nem mesmo alguns funcionários do local sabem explicar o que é o Projeto Sirius, obra do governo federal estimada em R$ 1,8 bilhão. 
Pelas características desse lead, a matéria pertence ao gênero
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

842Q682837 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Strunk (2012) cita marcas históricas originalmente brasileiras, que há décadas vêm participando do dia a dia de várias gerações, atendendo às demandas dos consumidores, incorporando inovações e revitalizando-se visualmente. O autor refere-se às marcas abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

843Q105330 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A decupagem clássica envolve a linearidade dos planos, de um ponto de vista convencional e envolve algumas regras. Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

844Q269174 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
planejamento das atividades de comunicação das organizações,
às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
organizações.

Luiz Claudio Zenone e Ana Maria R. Buairide.
Marketing da comunicação: a visão do administrador
de marketing
. São Paulo: Futura, 2002 (com adaptações).

A partir do texto acima e com relação ao marketing e à
comunicação, julgue os itens que se seguem.

O marketing é uma área visivelmente mais importante para as organizações do que a comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

845Q103312 | Comunicação Social, Diagramação, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.

O Photoshop dispõe de recursos específicos para a correção da cor das imagens.
  1. ✂️
  2. ✂️

846Q139935 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne a relações públicas, especialmente à teoria dos
quatro modelos, julgue os itens seguintes.

A terceira fase das relações públicas, correspondente ao modelo duplo fluxo assimétrico da comunicação, foi sobrepujada, com o advento das tecnologias que possibilitaram a bilateralidade entre os polos emissor e receptor.

  1. ✂️
  2. ✂️

847Q105393 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Na produção de notícias para veículos on-line, o jornalista deve concentrar-se no(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

848Q217596 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, acerca de direitos autorais sobre a
produção audiovisual.

As trilhas sonoras utilizadas em produções audiovisuais devem ser originais, encomendadas diretamente aos músicos, visto que as produtoras de áudio não fornecem banco de trilhas aos clientes.

  1. ✂️
  2. ✂️

849Q146734 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Com relação aos gêneros jornalísticos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

850Q156478 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Antes da popularização de uma técnica específica de obtenção de arquivo, os dois principais métodos de se ouvir áudio pela Internet eram via streaming ou baixando o arquivo manualmente. Desde o aparecimento dessa forma de arquivo, basta, ao interessado, visitar determinado site de seu interesse e adicionar o feed da página ao programa agregador de áudio. A partir dessa operação, o agregador pesquisará automaticamente todos os feeds adicionados e baixará, também automaticamente, os novos arquivos de áudio. O nome dado a essa forma é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

851Q105800 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Você participa da equipe que está organizando uma cerimônia de assinatura de convênio, aqui em Brasília, no Ministério da Ciência e da Tecnologia. A solenidade será realizada no auditório do Ministério e estarão presentes o Ministro, o Governador do DF, um Deputado Distrital do DF, um Senador do DF e um Deputado Federal pelo DF.

Assinale a resposta que apresenta a composição correta da mesa com autoridades.
Imagem 004.jpg

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

852Q148054 | Comunicação Social, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

Para que uma gravação em vídeo seja considerada de alta definição é preciso que ela tenha, no mínimo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

853Q190819 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Relacione os seguintes conceitos:

a. Consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir clientes. (Saul Fruta Bekin)

b. Setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a Organização e seus empregados. (Margarida M. K. Kunsch)

c. Objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, realizando como meta finalista a influência político- social. (Margarida M. K. Kunsch) aos nomes:

I. Comunicação Institucional.

II. Comunicação Interna.

III. Endomarketing.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

854Q194661 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a Teoria Funcionalista da comunicação é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

855Q229236 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Ao elaborar o briefing para um anúncio de promoção institucional, a diretoria de um importante grupo de comunicação brasileiro justificou adequadamente o objetivo da campanha argumentando sobre a necessidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

856Q192411 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Um membro da Defensoria Pública reclama a um dos Agentes de Comunicação Social que o seu blog tem pouca visibilidade. O Agente disse ao Defensor Público que é necessário fazer uma análise das tags para saber se elas favorecem o SEO. O responsável pelo blog deve entender que tags

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

857Q133556 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

Considerando o planejamento como um processo sistematizado, o plano, o programa e o projeto são documentos diferentes desse processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

858Q186558 | Comunicação Social, Agente de Defensoria Comunicação Social, DPE SP, FCC

Há um processo de edição de sons e imagens em que a sequência pode ser alterada em qualquer momento da operação sem prejuízo do resultado planejado. Esse acesso randômico é característica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

859Q232665 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Para o bom funcionamento do fluxo de informações entre as assessorias de imprensa e os meios de comunicação, é importante manter atualizada a mala direta, contendo o nome de jornalistas atuantes nos veículos de comunicação.
O nome oficial pelo qual a lista é chamada pelos profissionais do meio é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

860Q234463 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

O repórter de um jornal entrevista o diretor de uma empresa para uma matéria. Na redação do texto, ele pode intervir na fala do entrevistado de diferentes maneiras, EXCETO ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.