Questões de Concursos Comunicação Social

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921Q690170 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca da função do profissional de relações públicas nas organizações, julgue o item a seguir. 
As funções de planejamento e gestão do profissional de relações públicas nas organizações classificam-se em administrativa, estratégica, mediadora e política. 
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922Q217348 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No âmbito do planejamento de marketing, o ambiente de atuação
organizacional está cada vez mais complexo e sofisticado.
Satisfazer clientes e garantir o sucesso e a estabilidade da
organização requer a inclusão de stakeholders no conjunto das
análises. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A comunicação efetiva com stakeholders permite antecipar e reduzir problemas para a organização, promover o alinhamento de interesses com os objetivos institucionais e conquistar a confiança e a colaboração desses grupos de interesse para a melhoria do desempenho da organização.

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923Q156698 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Em relação às pesquisas que visam a aferição da opinião pública, Pierre Bourdieu defende que:

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924Q196972 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Charaudeau (2007), as mídias de informação funcionam segundo uma dupla lógica que garante a sua sobrevivência como organismo de informação. Nesta perspectiva, analise as afirmativas abaixo, apontando aquela que identifica cada uma dessas lógicas e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. As mídias de informação funcionam segundo (a) uma lógica econômica, que lhes permite funcionar como uma empresa e fabricar um produto/serviço; e (b) uma lógica simbólica, que lhes confere a vocação para participar da construção da opinião pública.
II. As mídias de informação funcionam segundo (a) uma lógica econômica, que busca ampliar os consumidores de seus produtos/serviços; e (b) uma lógica simbólica, que busca capturar seus consumidores, a partir das mensagens veiculadas sobre seus produtos/serviços.
III. As mídias de informação funcionam segundo (a) uma lógica econômica, que torna seus consumidores cativos de seus produtos/serviços; e (b) uma lógica simbólica, que busca capturar seus consumidores, através da divulgação de mensagens.
IV. As mídias de informação funcionam segundo (a) uma lógica econômica, de caráter global, que busca captar consumidores em todo o mundo; e (b) uma lógica simbólica, que estabelece mensagens de variado alcance.
V. As mídias de informação funcionam segundo (a) uma lógica econômica, que lhe permite sobreviver em um mercado extremamente competitivo; e (b) uma lógica simbólica, que lhe permite constituir mercadorias simbólicas diferenciadas.

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925Q236176 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Durante o processo de seleção de projetos culturais, as empresas devem, antes de selecionar seu investimento, avaliar diversos aspectos, dentre os quais,

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926Q217274 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, referentes a técnicas de produção gráfica,
a tipos de impressão e a acabamento.

Denomina-se hot stamping o processo de acabamento de impressão no qual se utiliza tinta especial aplicada sob altas temperaturas.

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928Q693706 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito de técnicas de negociação e tomadas de decisão, julgue o item a seguir. 
O sucesso de um processo de negociação depende essencialmente da existência de interesses divergentes, o que irá motivar o debate e o relacionamento entre as partes para que estas possam chegar a um acordo.
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929Q144857 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

A comunicação interna é responsável por atender a objetivos definidos para viabilizar a maior interação possível entre a organização e seus empregados.

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930Q199174 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Cleuza G. Gimenes Cesca (1997), os Encontros são eventos com porte e duração variáveis, nos quais as pessoas se reúnem a fim de discutir temas de interesse comum. A definição que se segue é pertinente a qual tipo de evento? "São vários expositores com a presença de um coordenador. O tema geralmente é científico. Após as apresentações, a platéia participa com perguntas à mesa. O objetivo (...) é o intercâmbio de informações".

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931Q267787 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de TV corporativa, julgue os itens seguintes.

A TV corporativa vem sendo cada vez mais utilizada como recurso no campo da comunicação institucional, tanto para a veiculação de conteúdos midiáticos tradicionais quanto para treinamentos e outros serviços, com a possibilidade de ser transmitida via satélite ou pela Internet e de ser projetada em espaços de convivência.

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932Q143371 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A compreensão da complexidade midiática atual, diante da
emergência das novas mídias, é fundamental para a elaboração de
estratégias de criação e de manutenção de identidades e imagens
institucionais. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

Identidade e imagem são patrimônios simbólicos, cuja construção e manutenção passaram a depender intensamente das mídias em poder dos próprios consumidores-usuários. Nesse contexto, elas devem ser incluídas na estratégia de compreensão, aceitação e difusão de reputação institucional.

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933Q156714 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

O Manual da Redação da Folha de S. Paulo, no verbete que trata do texto, admite que o texto jornalístico deve estar redigido em nível intermediário, ou seja, utilizar-se das formas mais simples admitidas pela norma culta da língua. Convém que os parágrafos e frases sejam curtos e que cada frase contenha uma só ideia. Em outras palavras, um texto jornalístico, dentre outras qualidades, deve ter como atributos

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934Q687147 | Comunicação Social, Jornalista, UNICAMP, VUNESP, 2019

Em 2016, a Comissão Europeia apresentou uma proposta de lei com o objetivo de tornar obrigatório que todos os sites governamentais dos Estados Membros considerem a necessidade de criar ferramentas que facilitem a formação de uma sociedade digital inclusiva tendo em vista, entre outras causas, o envelhecimento da população e as limitações decorrentes desse envelhecimento. Em outras palavras, os membros da comissão querem que os sites governamentais tenham boa 
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935Q105538 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito da técnica do jornalismo e de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) O Follow-up muitas vezes é questionado por jornalistas, pois esses profissionais não gostam de ligações de assessores para redações para saber a respeito do encaminhamento de uma pauta ou matéria.

( ) O melhor momento de ligar para uma redação jornalística é durante o fechamento, já que permite aproveitar a oportunidade em que a edição está sendo fechada para inserir pautas adequadas às necessidades do veículo naquele momento estratégico.

( ) O clipping permite ao dirigente e ao assessor ter uma visão precisa dos acontecimentos relacionados com a organização, ao oferecer uma análise sobre temas previamente determinados.

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936Q232023 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

Diante de uma situação considerada de crise, como, por exemplo, a divulgação para a imprensa de informações que prejudiquem a imagem da empresa, o primeiro passo a ser dado deve ser

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937Q141963 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, com base na legislação referente a
comunicação social.

A Lei de Imprensa foi instituída no segundo governo de Getúlio Vargas e vigorou até 2010, quando foi revogada pelo Supremo Tribunal Federal.

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938Q229517 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A opinião dos monetaristas a respeito da inflação é de que esta decorre da emissão monetária excessiva por parte do governo, que é o responsável, em última instância, pela inflação. Os críticos dizem que a análise monetarista é incompleta, por várias razões. Marque, entre os itens abaixo, o que NÃO costuma ser citado como argumento pelos críticos.

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939Q230037 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Uma campanha com base no marketing viral depende de alguns fatores para ser bem-sucedida, EXCETO de

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940Q681882 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Sua perspectiva de análise não está centrada na possibilidade de manipulação das notícias por parte dos jornalistas, mas sim no poder que fontes privilegiadas têm na construção dessas mesmas notícias. De acordo com Pena (2013), essa é a teoria:
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