Questões de Concursos Comunicação Social

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941Q156317 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Para Gaudêncio Torquato, no seu livro Tratado de Comunicação Organizacional e Política, os problemas das fontes estão relacionados aos quatro níveis da Comunicação:

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942Q218531 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo como base a legislação sobre comunicação atualmente em
vigor no país, julgue os itens seguintes.

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros em vigor, não cabe ao jornalista que for vítima ou testemunha de assédio moral no trabalho fazer a denúncia. Tal atribuição é de responsabilidade da comissão de ética instalada no local onde o jornalista trabalhe ou no sindicato estadual da categoria.

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943Q692403 | Comunicação Social, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

Dentre as qualidades do bom texto jornalístico estão a coerência formal e as relações coesivas, ou coesão. No que consistem, respectivamente, essas qualidades? 
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944Q195516 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Roberto Porto Simões (1995), o problema da sobreposição de atividades no âmbito da Comunicação Social tem sua origem, dentre outros motivos, na indefinição do objeto das Relações Públicas. Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. As Relações Públicas são uma função organizacional e, portanto, estão inseridas em uma organização.
II. As Relações Públicas operam de modo integrado com uma organização e em benefício da mesma.
III. As Relações Públicas tratam objetivamente com a organização e seus públicos.

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945Q146117 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o relacionamento das organizações com os seus
públicos, julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos de
comunicação.

A comunicação mercadológica focaliza o posicionamento global da organização nos espaços midiáticos, buscando a legitimação social de seus produtos e serviços por meio de sua imagem.

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946Q689353 | Comunicação Social, Jornalista, UNICAMP, VUNESP, 2019

O editor do telejornal da Unicamp vetou quatro textos de abertura de matérias de uma edição. Elas continham erros gramaticais e de técnica de redação para telejornais. A única chamada aprovada pelo editor foi a seguinte:
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947Q267214 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Uma vez estabelecida uma relação de confiança, não há constrangimento em o assessor solicitar ao repórter o conhecimento prévio dos conteúdos a serem publicados, decorrentes do atendimento prestado ao jornalista.

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948Q218081 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que, no paradigma funcionalista da teoria da
comunicação, pode-se destacar a preocupação social com os meios
de comunicação de massa, em razão das funções que eles
desempenham na sociedade, julgue os itens que se subseguem.

A disfunção narcotizante explica a apatia da audiência dos meios de massa nas sociedades modernas.

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949Q684271 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Desde o advento da internet, as empresas de comunicação vêm investindo no desenvolvimento de suas relações com o novo meio. Assim, conseguiram aumentar o número de leitores, demonstrando que a informação é um valor em alta. Os jornalistas, por sua vez, tiveram suas rotinas profundamente alteradas pelo webjornalismo. De acordo com Rodrigues (2009), assinale a opção correta sobre o jornalismo na internet.
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950Q269297 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O editorial jornalístico constitui um discurso em forma
de texto argumentativo que expressa a opinião do órgão editor
acerca de questões relacionadas aos acontecimentos considerados
mais importantes. Diferentemente dos textos informativos, o
editorial constrói uma interpretação ou um julgamento, com o
objetivo de explicitar o sentido subjacente ao que é apenas
noticiado.

A. T. Barros. Do privado para o publicamente mediado: a crítica domesticada nos
editoriais sobre ecologia. Comunicação & Espaço Público, 2001, p. 67.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.

No âmbito do gênero opinativo, no qual se enquadra o editorial, também se destacam as charges, as caricaturas, as entrevistas, as colunas de opinião e os ensaios.

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951Q194573 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo a Resolução Normativa nº 43 de 24 de agosto de 2002, as Relações Públicas caracterizam–se pela aplicação de conceitos e técnicas de Comunicação:

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952Q217872 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, referentes a imagem institucional.

O controle da construção da imagem da instituição depende de cuidados com a produção dos discursos da organização sobre si mesma.

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953Q105495 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A pesquisa de opinião é uma técnica de mediação da opinião pública que permite investigar o problema de pesquisa no ambiente real. Sobre pesquisa de opinião, avalie os itens abaixo e identifique a opção errada.

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954Q217148 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A eficácia da comunicação nas organizações depende da definição
de objetivos e da capacidade dos gestores de perceber o ambiente
em que ela ocorre e os atores envolvidos no processo. Julgue os
itens de 91 a 95, acerca da comunicação como ferramenta
de gestão.

Entre os modelos de relações públicas e assessoramento de comunicação tem-se o de persuasão, também chamado de modelo de duas vias, que é considerado o mais efetivo e viável para o alcance das metas de relacionamento entre as assessorias e a mídia.

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955Q230229 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O texto produzido pelo assessor de imprensa para um pressrelease tem como público alvo o(s)

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956Q133976 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

Deontologia organizacional é o estudo do conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos formados ou assimilados pelos membros de determinada organização.

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957Q153195 | Comunicação Social, Analista Judiciário Rádio e TV, TRT 23a REGIÃO, FCC

São tipos de cabos e conectores utilizados na produção e pós-produção audiovisual:

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958Q267171 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

A ANATEL é uma autarquia especial com independência administrativa, autonomia financeira e que não se subordina hierarquicamente a nenhum órgão de governo. Entretanto, é possível questionar sua total autonomia em relação ao Poder Executivo, uma vez que o presidente-executivo da agência, que também preside o Conselho Diretor, é nomeado pelo presidente da República com aprovação do Senado Federal.

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959Q943798 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

Para divulgar a ação promocional de uma rede de supermercados, uma agência de publicidade criou a mensagem a seguir, para ser produzida como spot de rádio.
"A crise tá pegando, mas não desanima não. Pra fazer economia, comprar no Supermercado XYZ é a solução. Tem coisas que não podem faltar na mesa. É o caso do arroz, feijão e macarrão. Então, vem fazer economia com essa promoção. Durante todo o mês de novembro, você compra dez quilos de arroz e leva grátis dois quilos de feijão. Ou se preferir, leva grátis dois quilos de macarrão. É isso mesmo. Você compra dez quilos de arroz e leva dois quilos de feijão ou de macarrão sem pagar nada. Supermercado XYZ. Vem levar feijão ou macarrão de graça nessa super promoção. Saiba mais em nossas lojas."
Sobre o uso da palavra "grátis" na mensagem e com base no que estabelece o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A palavra "grátis" não foi empregada de forma ética.
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II. O consumidor poderá escolher, entre macarrão e feijão, o produto que deseja levar gratuitamente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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960Q267966 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

As ações de comunicação corporativa diferem das campanhas publicitárias por uma série de fatores. Entre eles estão:

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