Questões de Concursos Comunicação Social

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961Q144072 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Analise as frases abaixo.

I. A comissão percebida pelo corretor não é, necessariamente, a mesma concedida às agências que dão "delcredere" efetivo e fazem as cobranças das contas dos veículos aos anunciantes.

II. Com o objetivo de incentivar a produção de ideias novas de que tanto necessita a propaganda, presume- se sempre que a ideia pertence à Empresa criadora e não pode ser explorada sem que esta dela se beneficie.

III. O profissional de propaganda deve conhecer a legislação relativa a seu campo de atividade, e como tal é responsável pelas infrações que, por negligência ou omissão intencional, levar o cliente a cometer, na execução do plano de propaganda que sugeriu e recomendou.

O Código de Ética dos Profissionais da Propaganda, de Outubro de 1957, é formado por quatro conjuntos de pressupostos: princípios, definições, normas e recomendações. Analisando as frases acima, é correto afirmar que:
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962Q140815 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

No dia 18 de setembro de 1950 foi inaugurada a TV Tupi, em São Paulo. O primeiro programa a ir ao ar foi "TV TABA". Dele participaram Hebe Camargo e Ivon Cury. No dia 19 do mesmo mês foi ao ar o primeiro telejornal, "Imagens do Dia", com matérias feitas com câmeras de cinema. O responsável pela primeira emissora de televisão brasileira foi

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963Q197918 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as proposições abaixo sobre a definição de comunicação dirigida, na concepção de Cândido Teobaldo de Andrade e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Emissão controlada de informações.
II. Processo de transmissão de informações para que se estabeleça uma comunicação limitada, orientada e freqüente com determinado grupo homogêneo conhecido.
III. Mensagens que, propositadamente, são veiculadas nos meios de comunicação de massa.

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964Q119586 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

De acordo com Gerson Moreira (1985 ) a "releasemania" surgiu como consequencia do desenvolvimento do capitalismo monopolista e dos progressos tecnológicos dos últimos cinqüenta anos, que abriram caminho para a comunicação de massa. Com isso, despontou em grande escala o assessor de imprensa no papel de intermediário entre a empresa e os órgãos comunicacionais. O processo de busca da informação começou a inverter-se, ou seja, ao invés de o repórter ir diretamente à fonte, as fontes, representadas pelos inúmeros releases de assessorias, passaram a inundar as redações das instituições jornalísticas. Segundo o jornalista Luiz Geraldo Mazza (Jornal do Brasil, p. 8, 1983), diretor de jornalismo da TV paranaense, "os jornais, as rádios e as televisões ficaram de tal forma condicionados à indústria do press-release que, sem sua existência, dificilmente terão condições de fechar suas edições". Com base contexto, analise as afirmativas.

I.Pode-se afirmar que tal realidade aponta para o vício da imprensa atual, principalmente nos jornais de pequeno porte, que é o de absorver os releases como única fonte, não cumprindo, dessa forma, sua nova função, que é dar ao leitor um leque de opções e informações aprofundadas que já foram vistas de forma compacta pelo rádio, televisão e internet.

II. O release, que deveria ser considerado como mais uma fonte de informação para coleta de dados e como forma de pautar a mídia, vem sendo estampado nos jornais como matéria pronta. Esse fenômeno, chamado de releasemania, mostra um retrato atual de uma imprensa que se tornou extremamente dependente das fontes; em vez de questioná-las, prefere utilizá-las como única fonte confiável.

III. Segundo o jornalista Rangel Cavalcante (Jornal do Brasil, caderno B, p. 1, 1983), ao aparecer nos Estados Unidos, o release era um complemento de informações, uma espécie de roteiro, distribuído antes de entrevistas coletivas e atos formais, para facilitar o trabalho dos repórteres. Estimulado pelo uso permanente na empresa privada, o release chegou à imprensa brasileira, deformou-se, e hoje é um dos piores males enfrentados pelos meios de comunicação. Virou boletim de propaganda.

Assinale a alternativa correta.
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965Q198202 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a comunicação administrativa e a comunicação interna, segundo Margarida Kunsch (2003), é correto afirmar que a:

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966Q218201 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à publicação de textos publicitários em diferentes
meios, julgue os itens a seguir.

O rádio é um dos meios menos eficazes para promover a fixação de slogans entre os ouvintes, visto que a comunicação por meio desse veículo é dependente do código verbal.

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967Q195163 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Roberto Porto Simões (1995), a finalidade das Relações Públicas é:

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968Q142699 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Durante uma crise na qual está envolvida uma empresa ou uma instituição, sempre há a necessidade da existência de um porta- voz que responda por ela, explicando que ações estão sendo feitas na administração da crise, além de dirimir quaisquer dúvidas que por ventura possam existir. Para tanto, o assessor de comunicação deve orientar o porta-voz para

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969Q139915 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

De acordo com o Decreto no 70.274, de 09/03/1972, que aprovou as normas de cerimonial público e ordem geral de precedência, se em uma solenidade na Capital estiverem presentes o Prefeito, o Governador do Estado, o Vice-Governador, o Cardeal e o Presidente do Tribunal de Justiça, a ordem de precedência dessas autoridades será:

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970Q148375 | Comunicação Social, Analista Judiciário Publicidade e Propaganda, TRT 23a REGIÃO, FCC

O Câmera Raw serve para corrigir alguns erros porventura cometidos por fotógrafos e agilizar o processo de ajuste de cor. Ele pode igualar as imagens que tem as mesmas condições de matiz, saturação e luminosidade de maneira bem rápida. É um plugin do

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971Q229015 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O offset é um processo de impressão que garante boa qualidade para médias e grandes tiragens em praticamente qualquer tipo de papel. Ele é um processo indireto que utiliza um elemento intermediário entre a matriz e o papel, o qual garante a qualidade da impressão.


Esse elemento é chamado

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972Q267170 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da história da imprensa e suas análises
interpretativas, julgue os itens que se seguem.

Historicamente, o termo jornalismo cívico surgiu no Brasil durante o Estado Novo, com o objetivo de incutir na população o respeito aos símbolos nacionais e os valores patrióticos. Nessa época, o governo definiu como atribuição formal do jornalismo a difusão de informações de caráter nacionalista, com o objetivo de legitimar a política de substituição de importações.

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973Q189636 | Comunicação Social, Agente Administrativo, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, acerca de relações públicas.

Caso enfrente uma situação de silêncio constrangedor, no atendimento a um cliente ou usuário, o atendente deve conversar com ele sobre qualquer assunto, para preencher o silêncio.

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974Q217559 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, referentes a imagem institucional.

A imagem institucional, cuja construção resulta de um trabalho de longo prazo, é afetada pelo posicionamento momentâneo assumido pela instituição diante de determinados acontecimentos.

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975Q132579 | Comunicação Social, Analista do Seguro Social Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

A assessoria de empresa deve utilizar sinalização, ou seja, o informe de detalhes de interesse específico da imprensa relacionado ao evento a ser realizado, como inauguração, lançamento, coletiva.

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976Q141292 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

A respeito da evolução da comunicação nos contextos organizacionais brasileiros, assinale a opção correta.

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977Q267002 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O texto de um anúncio diz: ?nossa locadora de veículos é apenas a número 2 do mercado. Então, por que você deve nos escolher? Porque nós nos esforçamos mais?. Essa redação emprega a técnica de:

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978Q143411 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Assinale opção correta no que se refere à pauta.

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979Q692287 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito de técnicas de negociação e tomadas de decisão, julgue o item a seguir. 
O planejamento estratégico prévio permite ao negociador conduzir o processo com maior segurança e clareza de seus objetivos e dos meios para alcançá-los. 
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980Q230210 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A demanda por determinado produto agrícola, de oferta inelástica, aumenta substancialmente. Como conseqüência, normalmente ocorrerá um(a)

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