Questões de Concursos Comunicação Social

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981Q230210 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A demanda por determinado produto agrícola, de oferta inelástica, aumenta substancialmente. Como conseqüência, normalmente ocorrerá um(a)

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983Q268387 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Três revistas de grande circulação nacional e histórico de relacionamento positivo com a assessoria de imprensa solicitaram exclusividade na entrevista com o Ministro da Educação. O assessor de imprensa informou a todos que o Ministro, por um problema de agenda, disporia de apenas 30 minutos para atender às solicitações. O encontro deveria ocorrer, portanto, numa mesma data e local. Desse modo, para atender à solicitação das revistas e conciliar a atividade com a agenda, o mais recomendado é:

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984Q686693 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Está relacionado com o ambiente político-legal na análise dos diversos ambientes do mercado de uma empresa:
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985Q217964 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

No jornalismo veiculado pela Internet, os hiperlinks possibilitam o acesso a recursos multimídia como vídeos, áudios e infográficos que acompanham o texto da notícia.

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986Q685433 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

A entrevista em vídeo tem o poder de transmitir o que o jornalismo impresso e radiofônico nem sempre consegue: a exposição da intimidade do entrevistado. Assinale a opção correta de acordo com as orientações para a entrevista propostas por Barbeiro e Lima (2013).
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987Q105867 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito da teoria e técnica jornalística, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) Suelto é uma narrativa classificada como fait-divers do gênero diversional ou de entretenimento, típica de cadernos de Variedades ou Cultura.
( ) O conceito de Noticiabilidade trata da aptidão para um fato tornar-se notícia. Já valores-notícia são atributos que permitem a um fato ganhar o estatuto de Notícia.
( ) A organização do trabalho jornalístico está mais orientada para captar acontecimentos específicos, atípicos, de ruptura, do que os constantes, normais, rotineiros.

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988Q105948 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito da história da imprensa no Brasil, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) A reforma do Jornal do Brasil foi um dos fatos mais importantes do jornalismo nos anos 1950, mas ela continuou nos anos 1960, com a reestruturação da redação.

( ) Veja, lançada na década de 1960, iniciou e se manteve com grande tiragem, assumindo imediatamente o posto de revista semanal de notícias de interesse geral mais vendida no mercado - o qual mantém até hoje.
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( ) O jornalismo econômico ganhou importância nos jornais na década de 1960 com a industrialização e a limitação dos assuntos políticos. Ele somente assumiu papel secundário frente aos temas políticos a partir de meados dos anos 1970, com o iminente retorno à redemocratização.

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989Q687127 | Comunicação Social, Primeiro Tenente Comunicação Social, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Texto associado.

Com relação aos termos utilizados na internet, segundo Cipriani (2014), correlacione os conceitos às suas respectivas definições e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


CONCEITOS

I- Web 2.0

II- Folksonomia

III- Hits

IV- Mashup

V- Fórum


DEFINIÇÕES

( ) É a classificação dos dados na internet pela colaboração dos usuários.

( ) Qualquer ação ocorrida em uma página da internet quando um visitante a acessa.

( ) Na internet, significa combinar conteúdos diversos para gerar um novo conteúdo em forma de vídeo, fotos, texto ou qualquer outra forma de informação.

( ) Pode funcionar atrelado ao e-mail.

( ) Sua principal característica é ter uma comunidade por trás do serviço prestado.

( ) Ideia original ou marcante que se espalha quase automaticamente.

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990Q218158 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, referentes a software de leiaute, de
editoração eletrônica e de manipulação de imagens.

Os arquivos digitais dos software de leiaute podem conter páginas-mestre com diferentes leiautes para cada seção do documento.

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991Q692793 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação a atendimento ao público, julgue o item subsecutivo. 
No âmbito da comunicação virtual, o controle do fluxo das mensagens é transferido do emissor para o receptor, resultando na usabilidade, uma particularidade no processo de comunicação entre empresa e consumidor. 
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992Q156246 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

João Geraldo, editor de O Carreteiro, afirma que "existe um direcionamento (na edição da revista), cujo objetivo maior é deixar sempre a sensação de que nós estamos sempre do lado dele (do motorista de caminhão), dando uma mensagem, passando uma informação que ele precisa, seja sobre produto novo ou legislação que vive mudando. A revista está aqui para ajudar o motorista. Não estamos aqui para fazer caridade para o motorista, mas como se trata de um público, digamos, arisco e difícil de conquistar, então é bom dar essa conotação de que nós falamos com ele." Essa transcrição de entrevista contida na dissertação de Mara Ferreira Rovida justifica

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993Q674401 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

O sistema de rádio e televisão brasileiro obedece a uma lógica fundamentalmente
estatal e pública, uma vez que as empresas que exploram os serviços de radiodifusão
são autorizadas a funcionar por uma concessão do Estado,previsto na Constituição
Brasileira de 1988. Nesse sentido, as concessões de radiodifusão são autorizadas
pelo(a)
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994Q236900 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O conceito de gatekeeping surgiu de estudos sobre os quais notícias são publicadas. Esse conceito vem a ser explicado por meio da palavra

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995Q141953 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

O padrão de um jornal é compor o texto das matérias no corpo 11/12. Isso significa que o corpo

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996Q682135 | Comunicação Social, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Tendo como referência o conceito de cultura organizacional, julgue o item que se segue. 
A cultura organizacional, o relacionamento com stakeholders — clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, comunidade — e a responsabilidade socioambiental são atributos intangíveis associados ao valor de uma organização.
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997Q194969 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O entrosamento entre as áreas de Marketing e Relações Públicas tem gerado inúmeras controvérsias. Algumas delas se devem a questões de delimitação dos respectivos campos de atuação profissional. Analise as afirmações abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I–Quando o Marketing transpõe a atividade econômica e se projeta sobre o campo das idéias, ou seja, a área institucional, o seu universo operacional concentra–se quase que inteiramente na esfera da comunicação social. Nesse momento o profissional de Relações Públicas ganha posição privilegiada, podendo, conforme as circunstâncias específicas de cada caso, assumir o comando do processo mercadológico institucional.
II–As Relações Públicas são uma atividade das organizações que, por sua vez, são constituídas de pessoas. Jamais se faz Relações Públicas de produtos ou serviços, isso cabe ao Marketing.
III–O Marketing dirige–se ao mercado procurando respostas sobre as motivações de compra do consumidor. As Relações Públicas analisam a inviabilidade da compra, investigando se o cliente está insatisfeito com o produto ou o conceito da empresa, se houve mudança nos seus hábitos de consumo, se os períodos de aquisição estão diferentes ou se escolheu novas maneiras de resolver as necessidades presentes.
IV– A construção da imagem de uma organização, prerrogativa das Relações Públicas, tem como finalidade última o alcance de objetivos comerciais definidos pelo processo mercadológico.

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998Q144059 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Na maioria das vezes, o produtor de telejornal está subordinado às chefias de reportagens e edição, tendo um destacado papel na realização das matérias. Em sua rotina diária na realização de pautas sua função compreende a

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999Q230084 | Comunicação Social, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

As iniciativas da chamada web 2.0 deram destaque a uma característica que já estava presente na internet desde os seus primórdios.
Associada ao que pode ser descrito como ?coletivização da cultura informativa?, essa característica permitiu a explosão da interação entre usuários, com base na criação de

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1000Q144071 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

De acordo com o Regulamento da Lei no 5.377/67 (art. 1º), Relações Públicas é a atividade

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