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Questões de Concursos Conhecimentos Bancários

Resolva questões de Conhecimentos Bancários comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2002Q726391 | Conhecimentos Bancários, Produtos e serviços financeiros, Escriturário, Banco de Brasília DF, CESPE CEBRASPE

       Determinada instituição bancária propôs a realização de pesquisa dos perfis de seus clientes com o propósito de subsidiar o seu marketing de relacionamento. A partir dos resultados dessa pesquisa, a instituição traçou estratégias para uma eficaz utilização desse marketing.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando que em um planejamento de marketing a identificação do público-alvo é ponto crítico, julgue os itens que se seguem.

Ao aplicar o marketing de relacionamento por meio da segmentação de mercado, a instituição estará utilizando um mecanismo de natureza homogênea.

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2003Q861625 | Conhecimentos Bancários, Mercado Financeiro, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2023

No Brasil, uma característica do modelo de negócios dos bancos na era digital é a

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2004Q205295 | Conhecimentos Bancários, CMN, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Conselho Monetário Nacional (CMN), instituído pela Lei nº
4.595/1964, é um órgão normativo, responsável pelas políticas e
diretrizes monetárias para a economia do país. No que concerne
ao CMN, julgue os itens seguintes.

O CMN é o órgão formulador da política da moeda e do crédito, devendo atuar até mesmo no sentido de promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos.

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2005Q726772 | Conhecimentos Bancários, Estrutura do Sistema Financeiro Nacional, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Cada instituição do Sistema Financeiro Nacional desempenha funções de fundamental importância para o equilíbrio e o bom funcionamento do sistema como um todo.

A função de assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de Bolsa e de Balcão é da

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2006Q726635 | Conhecimentos Bancários, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

O cartão de crédito é um serviço de intermediação que permite ao consumidor adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais previamente credenciados mediante a comprovação de sua condição de usuário. Essa comprovação é geralmente realizada no ato da aquisição, mediante apresentação do cartão ao estabelecimento comercial. O cartão é emitido pelo prestador do serviço de intermediação, chamado genericamente de administradora de cartão de crédito, que pode ser um banco. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Quando o usuário do cartão de crédito opta por não pagar total ou parcialmente a fatura mensal, as instituições financeiras são as únicas que podem conceder financiamento para a quitação desse débito junto à empresa administradora.

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2007Q158857 | Conhecimentos Bancários, Previdência, Assistente Administrativo, BNB, ACEP

Consoante a Constituição Federal, a Previdência Social no Brasil é organizada sobretudo sob a forma do Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que lhe preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. Sobre as principais características desse tema, marque a alternativa CORRETA:

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2008Q203162 | Conhecimentos Bancários, Ações, Escriturário, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos ao mercado de ações.

Um dos objetivos do desdobramento (split) é reduzir a liquidez de determinada ação no mercado.

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2009Q200672 | Conhecimentos Bancários, Cooperativas de crédito, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O segmento de crédito cooperativo brasileiro conta com mais de
três milhões de associados em todo o Brasil, número que se
encontra em significativa expansão. O segmento tem-se
caracterizado, nos últimos anos, por uma trajetória de
crescimento e constante mudança em relação ao perfil das
cooperativas. A participação das cooperativas de crédito nos
agregados financeiros do segmento bancário é crescente. As
cooperativas de crédito observam, além da legislação e das
normas do SFN, a Lei n.o 5.764/1971, que define a política
nacional de cooperativismo e institui o regime jurídico das
sociedades cooperativas. Com relação às cooperativas de crédito,
julgue os próximos itens.

As cooperativas de crédito podem conceder crédito somente a brasileiros maiores de 21 anos de idade, por meio de desconto de títulos, empréstimos e financiamentos, e realizar aplicação de recursos no mercado financeiro.

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2010Q725512 | Conhecimentos Bancários, Produtos e serviços financeiros, Técnico Bancário, Banco de Sergipe SE, CESPE CEBRASPE

Com relação às operações bancárias e suas contabilizações, julgue os itens que se seguem.

Quando um banco não consegue suprir seu caixa pelas vias normais de captação de recursos, poderá dar cobertura à sua insuficiência de caixa por um empréstimo de liquidez, junto aos demais bancos.

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2011Q203034 | Conhecimentos Bancários, Bolsas de Valores, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O SFN é estruturado pelo subsistema normativo e pelo subsistema operativo. Vários órgãos possuem atribuições exclusivas e importantes para a tarefa básica de prover um ambiente adequado para a intermediação financeira. Acerca do SFN e do papel de cada um desses órgãos no desenvolvimento dessa tarefa, julgue os próximos itens.

Os bancos de investimento têm a prerrogativa de operar em bolsas de mercadorias e de futuros, bem como em mercados de balcão, organizados por conta própria ou por terceiros.

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2012Q204594 | Conhecimentos Bancários, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Visando dar mais transparência às relações entre os bancos e seus clientes bem como proteger o cliente bancário, foi instituído o Código de Defesa do Consumidor Bancário. Até então, cada banco tinha a sua maneira de interpretar o Código de Defesa do Consumidor - o que era aceito por uns não era aceito por outros. Resultado de estudos do BACEN enriquecidos com sugestões provenientes de processo de audiência pública, esse código também busca resolver os conflitos de interesses entre bancos e clientes. Acerca desse código e de suas modificações posteriores, julgue os itens subseqüentes.

As instituições financeiras, nas operações de financiamento realizadas com seus clientes, devem assegurar o direito à liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros.

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2013Q243285 | Conhecimentos Bancários, SISTEMA DE PAGAMENTO BRASILEIRO, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Os princípios fundamentais que norteiam o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) incluem

I o reconhecimento da compensação multilateral no âmbito dos sistemas de compensação e de liquidação.

II a existência de dispositivos que garantam a exequibilidade dos ativos oferecidos em garantia, no caso de quebra de participante em sistema de compensação e de liquidação.

III a permissão para os participantes realizarem operações com saldo a descoberto nas contas de liquidação mantidas no BACEN.

IV a obrigatoriedade de que, em todo o sistema de liquidação considerado sistemicamente importante pelo BACEN, a entidade operadora atue como contraparte central.

V o estabelecimento para o funcionamento do SPB em conformidade com as recomendações feitas por organismos financeiros internacionais.

Estão certos apenas os itens

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2014Q205661 | Conhecimentos Bancários, BACEN, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

No Brasil, a condução e a operação diárias da política monetária, com o objetivo de estabilizar a economia, atingindo a meta de inflação e mantendo o sistema financeiro funcionando adequadamente, são uma responsabilidade do(a).
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2015Q242068 | Conhecimentos Bancários, Fraudes, Técnico Bancário, BANESE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As instituições financeiras bancárias estão adotando medidas
importantes para aumentar a segurança de seus bancos de dados
e aprimorar o marketing de relacionamento. Entre estas, exigemse
dos clientes documentos de identificação pessoal, senhas,
assinaturas eletrônicas e outros cuidados. Acerca desses
mecanismos e de sua segurança, julgue os itens subseqüentes.

As senhas e as assinaturas eletrônicas, na medida do possível, devem corresponder a dados pessoais referentes ao próprio cliente ou a seus familiares, como data de aniversário, número de telefone, parte do CPF, para não se correr risco de esquecimento.

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2016Q725662 | Conhecimentos Bancários, Bancos comerciais, Técnico Bancário, BANESE, CESPE CEBRASPE

Com a globalização e a evolução da tecnologia, aumentaram as tentativas de fraudes contra o sistema financeiro. Os bancos têm trabalhado incessantemente na tentativa de barrar os hackers e os estelionatários. Diante dessa realidade, julgue os itens seguintes.

Estelionato é o ato de se obter vantagem ilícita, desde que para si, em prejuízo alheio, induzindo-se ou mantendo-se alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.

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2018Q725448 | Conhecimentos Bancários, Produtos e serviços financeiros, Escriturário, Banco de Brasília DF, CESPE CEBRASPE

O contato mais usual de um cliente com um banco ocorre por meio da movimentação de uma conta bancária. Com referência à abertura e à movimentação de contas, julgue os itens seguintes.

Um indivíduo com mais de 16 anos e menos de 21 anos de idade poderá abrir uma conta bancária desde que tenha autorização do responsável, no caso, pai, mãe ou tutor.

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2019Q242154 | Conhecimentos Bancários, Previdência, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Clientes superavitários em termos financeiros são aqueles que
consomem menos que a renda e, em decorrência, realizam
aplicações nos bancos. Com relação a esse tema, julgue os itens
seguintes.

O plano de previdência privada aberta denominado plano gerador de benefício livre (PGBL) destina-se a captar recursos de curto prazo dos clientes, de preferência inferior a sessenta dias.

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2020Q725495 | Conhecimentos Bancários, Produtos e serviços financeiros, Escriturário, Banco de Brasília DF, CESPE CEBRASPE

       Determinada instituição bancária propôs a realização de pesquisa dos perfis de seus clientes com o propósito de subsidiar o seu marketing de relacionamento. A partir dos resultados dessa pesquisa, a instituição traçou estratégias para uma eficaz utilização desse marketing.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando que em um planejamento de marketing a identificação do público-alvo é ponto crítico, julgue os itens que se seguem.

A instituição deve utilizar-se do marketing de relacionamento para trabalhar com clientes de vida comercial curta, pois esse tipo de marketing é o adequado para esse tipo de cliente.

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