Seda, madeiras aromáticas e têxteis, obras de arte,
lã, cristais e muitas, muitas peças de porcelana chegaram
ao Brasil ao longo dos séculos XVII e XVIII. A opulência
proporcionada pelo ouro fez com que esses itens fossem
ainda mais presentes em cidades mineiras como Ouro Preto,
Mariana e Sabará. Esses objetos inspiraram a criação das
chinesices, termo que designa um tipo de arte que evoca
motivos chineses, presentes em várias igrejas barrocas de
Minas Gerais. No Brasil, é bem provável que a inspiração
para as pinturas nas igrejas barrocas com pássaros,
elefantes, tigres, mandarins e pagodes tenha sido tirada de
gravuras, tecidos, móveis e, principalmente, das porcelanas
chinesas que circulavam livremente em uma sociedade
enriquecida pelo comércio do ouro e pedras preciosas.
MARIUZZO, P. Estudos interdisciplinares ampliam conhecimento sobre
chinesice no barroco mineiro. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br.
Acesso em: 23 nov. 2021 (adaptado).
O desenvolvimento do processo artístico descrito no
texto foi possível pelo(a)
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️