Questões de Concurso Conhecimentos Gerais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q678538 | Conhecimentos Gerais, Política Nacional, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO, 2019

Em 1º de março de 2018, o STF tomou uma decisão relativa a pessoas transgênero (o que inclui travestis, transexuais e uma parcela dos intersexuais). Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=371085

Assinale a opção correta:

22 Q944169 | Conhecimentos Gerais, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

Com a globalização da economia, as relações de produção e consumo têm se contraposto, cada vez mais, à dinâmica da natureza e provocado degradação. Isso tem ocorrido nas mais diversas escalas espaciais e temporais, mesmo existindo um conjunto de normas e leis que regulamentam o uso dos ambientes naturais em vários países, além dos acordos e tratados internacionais que versam sobre a conservação da natureza.

Considerando essa realidade, assinale a opção que corresponde a práticas ambientalmente sustentáveis.

23 Q943962 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

Os quilombolas permanecem na terra de seus antepassados e, por isso, o tempo não apagou sua memória histórica. Lá encontramos as formas tradicionais do uso da terra, seus costumes, manifestações culturais e religiosas. Acontece que em algumas regiões continua a haver ameaças de invasão, por fazendeiros, que se dizem “donos das terras”, mesmo após a garantia de posse aos quilombolas dada pela Constituição Brasileira de 1988.

BRASIL/SEDH. Direitos humanos para os quilombolas

consciência e atitude. Brasília: Ibrap, [s.d.] (adaptado).

Os fazendeiros que atuam da maneira descrita no texto prejudicam a manutenção da identidade e memória histórica dos quilombolas, porque

24 Q679255 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Plano Real


Duas características básicas podem ser identificadas no Plano Real dentro da sequência de tentativas de estabilização da economia brasileira, depois da crise da dívida externa do início da década de 1980. Uma característica foi a intenção deliberada de fugir aos movimentos bruscos e do elemento surpresa que fizeram a glória e o fracasso de seus antecessores, e que atingiram o paroxismo no Plano Collor. A segunda característica foi a insistência da equipe no governo em anunciar o plano como uma estratégia multifásica de estabilização, da qual a reforma monetária seria apenas um momento, e não necessariamente o mais importante. Essas duas características tinham o objetivo de desarmar os espíritos dos agentes econômicos, que tinham se habituado a associar programas de estabilização a perdas súbitas de direitos.


Fonte: CARNEIRO, Dionísio Dias. Plano Real. Disponível em: <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/plano-real>. Acesso em: 24 ago. 2019.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o plano Real:

25 Q679351 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

O desenvolvimento dos direitos do homem passou por três fases: 1) os direitos de liberdade, isto é, direitos que tendem a limitar o poder do Estado e a reservar para o indivíduo uma esfera de liberdade em relação ao Estado; 2) os direitos políticos, que tiveram como consequência a participação cada vez mais ampla, generalizada e frequente no poder político; 3) os direitos sociais, com novas exigências e novos valores, como os do bem-estar e da igualdade não apenas formal.

BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 (adaptado).

O processo de evolução dos direitos descritos caracteriza-se como:

26 Q939584 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Prova 1, EINSTEIN, VUNESP, 2019

Durante muito tempo, os doentes eram tratados, principalmente, com remédios populares. Nas terras não cristãs, os homens e as mulheres que aplicavam esses tratamentos eram considerados feiticeiros e feiticeiras. Nas terras cristãs, a feitiçaria era proibida, mas havia “curandeiros” cristãos a quem Deus havia dado um saber. As pessoas mais ricas (senhores e burgueses) eram quase sempre tratadas por médicos judeus, pois os judeus possuíam conhecimentos de medicina vindos da Antiguidade.

(Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007. Adaptado.)

Ao tratar das doenças e dos tratamentos médicos na Idade Média, o texto

27 Q678633 | Conhecimentos Gerais, Vestibular, IF Farroupilha RS, INEP, 2019

A Feira Nacional do Doce (FENADOCE) é um evento realizado para promover a cultura doceira da cidade de Pelotas-RS, ao contar o trajeto histórico dos doces que resultam da integração de etnias e misturam visões de mundo tanto ocidentais quanto orientais, para todo o Brasil e exterior.
As expressões de vida, as tradições e o conhecimento que grupos ou indivíduos compartilham e que são transmitidos através de gerações são chamados de

28 Q679182 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

O açúcar criou condições materiais de um modo de viver e de pensar. Um jeito de sermos brasileiros, divididos entre gente importante e gente insignificante, entre senhores e escravos. As amarguras do açúcar, e não suas doçuras, desenharam a cara do brasileiro e do Brasil.

MARTINS, J. S. Incertezas que jorram do mar.

O Estado de S. Paulo, 2 dez. 2012 (adaptado).

De acordo com o texto, que característica da colonização portuguesa continua influenciando a realidade brasileira atual?

29 Q939615 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Prova II, FAMEMA, VUNESP, 2019

Num mundo cada vez mais globalizado, o fato de as ciências naturais falarem uma única língua universal e operarem sob uma única metodologia ajudou paradoxalmente a concentrá-las nos poucos centros com recursos adequados para seu desenvolvimento, isto é, nuns poucos Estados ricos altamente desenvolvidos. Os cérebros do mundo, que na Era das Catástrofes (entre 1914 e 1945) fugiram da Europa por motivos políticos, desde 1945 foram drenados dos países pobres para os ricos por motivos sobretudo econômicos. Nas décadas de 1970 e 1980, os países capitalistas desenvolvidos gastaram quase três quartos de todos os orçamentos do mundo em pesquisa.

(Eric Hobsbawm. Era dos Extremos, 1995. Adaptado.)

De acordo com o excerto, a globalização

30 Q947846 | Conhecimentos Gerais, Prova Objetiva, FEEVALE, ASPEUR, 2018

“A partir do século XVI, a empresa colonial giraria em torno da cana: a formação de vilas e cidades, a defesa de territórios, a divisão de propriedades, as relações com os diferentes grupos sociais e até a escolha da capital. [...] No entanto, a despeito das tentativas da metrópole de controlar a colônia, a descentralização era evidente. O centro da vida, o local de mando e de hierarquia permanecia retido, real e simbolicamente, em torno da casa-grande e do engenho.”


(SCHWARCZ, Lília; STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015)



Sobre o Brasil no período colonial, assinale verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações que seguem.


( ) O Brasil já teve várias capitais, sendo a primeira, Salvador, na Bahia. Sua escolha se deveu ao fato de ser o Nordeste a principal região açucareira à época.

( ) Os engenhos eram as regiões para onde iam aqueles que fugiam da situação de escravização, organizando espaços de resistência.

( ) O modelo da chamada “civilização do açúcar” era baseado na monocultura, no latifúndio e na escravização.


Marque a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.