Início

Questões de Concursos Contabilidade Geral

Resolva questões de Contabilidade Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2161Q109611 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Analista de Controle Externo Ciências Contábeis, TCE AC, CESPE CEBRASPE

Na consolidação das demonstrações contábeis, a participação de acionistas minoritários deve ser destacada, razão pela qual a CVM determina que, no balanço patrimonial, essa participação seja classificada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2162Q246064 | Contabilidade Geral, Fusão, Técnico Científico Contabilidade, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, relativos às operações de
transformação, conforme a legislação societária.

Em caso de fusão de companhia emissora de debêntures em circulação, uma assembleia de debenturistas, convocada especialmente para esse fim, deverá aprovar previamente a transformação.

  1. ✂️
  2. ✂️

2163Q852282 | Contabilidade Geral, Demonstração do Resultado do Exercício, Prefeitura de Capanema PA Auxiliar de Contabilidade, CONSULPLAN, 2020

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contabilística dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido devendo ter alterações em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência. De acordo com a Lei nº 6.404/76 sobre o que deve estar discriminado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), analise as informações a seguir. I. O saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial. II. A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. III. As transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período. IV. As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais. Devem ser evidenciados na DRE os dados constantes em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2164Q852540 | Contabilidade Geral, Demonstrativos Fiscais, Câmara de Apucarana PR Contador, FAUEL, 2020

O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Sobre o Relatório de Gestão Fiscal, considere:
I - Conterá indicação das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites. II - Compara os limites de que trata a lei do montante da despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas. III - O relatório será publicado até noventa dias após o encerramento do período a que corresponder, com amplo acesso ao público, inclusive por meio eletrônico. IV - O relatório é emitido ao final de cada quadrimestre.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2165Q105821 | Contabilidade Geral, Demonstração das Variações Patrimoniais DVP, Analista Administrativo Ciências Contábeis, ANA, ESAF

Se na Demonstração das Variações Patrimoniais - DVP de uma Unidade Gestora da Administração Direta não arrecadadora de receitas se observa a ocorrência de superávit no exercício, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2166Q677983 | Contabilidade Geral, Auditor Fiscal da Receita Estadual Bloco I, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito de escrituração e do acesso aos livros e papéis utilizados nessa atividade, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2167Q111200 | Contabilidade Geral, Princípios Fundamentais de Contabilidade para Setor Público, Analista de Finanças e Controle Contábil Financeira, MF, ESAF

Em relação aos Princípios de Contabilidade aplicados ao setor público, é correto afirmar que o princípio da competência determina que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2168Q144225 | Contabilidade Geral, Situação patrimonial, Analista Judiciário Contabilidade, TRF 4a, FCC

Um gasto efetuado com a aquisição a prazo de matériaprima reduz o patrimônio líquido de uma empresa industrial na data em que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2169Q194148 | Contabilidade Geral, Composição do patrimônio público, Agente Técnico de Inteligência Área de Contabilidade, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue o item subsequente, que se refere aos conceitos de
contas no setor público.

Os passivos devem ser classificados como circulantes quando, correspondendo a valores de terceiros ou retenções em nome deles, a entidade do setor público for a fiel depositária, independentemente do prazo de exigibilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

2170Q354963 | Contabilidade Geral, Participações Societárias, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Para responder às questões de nºs 06 e 07 considere a situação descrita a seguir.

A Cia. Boreal, empresa agrícola atuante nesse mercado há 22 anos, no início de 1997 participa como acionista na constituição da Cia. Beneficiadora de Cereais, cujo capital social é totalmente integralizado e formado por 1.200.000 ações distribuídas, de acordo com os limites legais, em ações ordinárias e preferenciais com valores nominais de R$10,00 cada uma. No início de 2003 a diretoria da Cia. Boreal, obedecendo a seu planejamento estratégico para expansão, decide fazer uma proposta de aquisição para o controle acionário da Cia. Transportadora Carga Pesada que, no momento, passa por problemas de gestão, apesar de ter sido constituída em janeiro de 2002, dentro dos limites máximos de classes de ações permitidos pela legislação da época. Com capital social representado por 900.000 ações ordinárias e preferenciais com valor unitário de R$10,00/ação, seus acionistas estão dispostos a negociar a venda do controle acionário pelo valor nominal das ações desde que essa operação seja realizada a vista.

Para possuir a preponderância nas deliberações sociais de modo permanente e com segurança na Cia. Beneficiadora de Cereais, a Cia. Boreal deve possuir pelo menos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2171Q104918 | Contabilidade Geral, Atos e fatos contábeis conceito, Analista Contábil, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As debêntures e as partes beneficiárias são títulos alienados por empresas. A respeito desses títulos, julgue os próximos itens.

A contabilização da alienação de partes beneficiárias é a crédito em conta específica no grupo de reservas de lucros no patrimônio líquido, pois cabem ao detentor do título os direitos privativos de acionista.

  1. ✂️
  2. ✂️

2172Q12761 | Contabilidade Geral, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Considerando as disposições aplicáveis ao patrimônio líquido de companhias abertas, julgue o item subsequente.

A reserva legal objetiva assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou para aumentar o capital.
  1. ✂️
  2. ✂️

2173Q166106 | Contabilidade Geral, Contabilidade Noções Gerais, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

A firma Comercial de Produtos Frutíferos Ltda., que encerra seu exercício social no último dia do ano civil, contabilizou por duas vezes o mesmo fato contábil em 31/10/2008, caracterizando o erro de escrituração conhecido como duplicidade de lançamento. Esse erro só foi constatado no exercício seguinte.

Os lançamentos foram feitos a débito de conta do resultado e a crédito de conta do passivo circulante. Em face dessa ocorrência, pode-se dizer que, no balanço patrimonial de 31/12/2008:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2174Q112872 | Contabilidade Geral, Mensuração de ativos e passivos, Analista de Finanças e Controle Contábil Financeira, MF, ESAF

Um governo municipal obtém de uma entidade privada, a título gratuito, um imóvel a ser utilizado para o funcionamento de uma unidade de atenção básica à saúde. Neste caso, no governo municipal, o imóvel

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2175Q139763 | Contabilidade Geral, Contabilidade Noções Gerais, Analista Judiciário Contabilidade, TRE CE, FCC

O estoque de peças para reposição dos tratores utilizados por uma empresa de terraplanagem deve ser registrado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2176Q689405 | Contabilidade Geral, Primeiro Tenente Ciências Contábeis, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Entidades controladas em conjunto, também conhecidas como joint ventures, representam uma forma de reunir recursos detidos por investidores distintos, em prol da viabilização de um empreendimento comum.
Acerca da caracterização da figura do controle conjunto de uma entidade, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2177Q356100 | Contabilidade Geral, Contabilidade Aplicada à Administração Pública, Analista em Gestão Pública, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Na administração pública, a escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais deve ser efetuada pelo método das partidas dobradas. Acerca da escrituração das contas públicas, julgue os itens seguintes.

Enquanto não for implantado o conselho de gestão fiscal, a edição de normas gerais para consolidação das contas públicas cabe ao tribunal de contas.

  1. ✂️
  2. ✂️

2178Q162831 | Contabilidade Geral, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Auditor de Controle Interno, SEAP DF, FUNIVERSA

Com relação à dívida e ao endividamento, nos termos da Lei

de Responsabilidade Fiscal (LRF), é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2179Q354578 | Contabilidade Geral, Participações Societárias, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação e contabilização de investimentos societários no país, julgue os itens seguintes.

Quando uma empresa controlada reavaliar seus ativos, a investidora registrará essa variação, proporcionalmente, em reserva de reavaliação de ativos de controladas.

  1. ✂️
  2. ✂️

2180Q852500 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, CFC Bacharel em Ciências Contábeis, CONSULPLAN, 2020

A Companhia Gama S/A possui um capital social integralizado no valor de R$ 3.000.000,00; Reserva Legal de R$ 585.000,00; uma quantidade de ação do capital social de 3.000.000; e, 250.000 ações em tesouraria. No exercício social findo em 31 de dezembro de 2019, apurou-se um resultado líquido positivo de R$ 320.000,00. No estatuto da entidade, encontra-se definido um dividendo obrigatório de 25% do Lucro Líquido Ajustado. Em seguida, determinado analista apresentou as seguintes afirmações referentes ao exercício findo em x9; analise-as. I. Reserva legal constituída de R$ 16.000,00. II. Dividendos distribuídos no valor de R$ 76.000,00. III. Dividendo obrigatório por ação de R$ 0,0275.
Com base na legislação societária e as informações do contexto apresentado, podemos concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.