Início

Questões de Concursos Desenho Industrial

Resolva questões de Desenho Industrial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q728215 | Desenho Industrial, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, NCE

- Paul Virilio define a era da informática como algo perigoso, já que nos leva à perda da noção da realidade, quebrando distâncias e territorialidades, além de proporcionar uma quantidade absurda de informações de ordem semântica e icônica. Segundo ele, no que diz respeito às imagens, elas se distinguem em três diferentes eras da lógica. Aquelas que se apresentam como visualidades relacionadas à fotografia e à cinematografia são designadas como sendo uma lógica do tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

863Q728303 | Desenho Industrial, Programador Visual, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca de pixel art e ilustração.

Pictogramas representam um objeto ou conceito por meio de ilustrações.

  1. ✂️
  2. ✂️

864Q727796 | Desenho Industrial, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Na produção de páginas, o designer deve considerar aspectos como: o tamanho dos arquivos e das imagens, a estrutura dos arquivos, o código a ser utilizado, a compatibilidade dos sistemas de computadores e a facilidade da manutenção do sítio. Acerca desses aspectos, julgue os itens de 69 a 74.

A estrutura dos diretórios e a convenção dos nomes dos arquivos que serão criados devem ser planejados para facilitar a atualização e a manutenção do sítio.

  1. ✂️
  2. ✂️

865Q728332 | Desenho Industrial, Programador Visual, IFB BA, FUNRIO

"_________________ é a resultante de todas as qualidades e atributos relacionados a uma marca. O poder que ela tem (isolada das características do produto ou serviço) para convencer um consumidor a escolhê-la em meio à concorrência, ou seja, tudo de tangível ou intangível que uma marca possui, que contribua para seu crescimento e lucratividade." Qual a palavra a ser usada para completar coerentemente a lacuna?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

866Q727883 | Desenho Industrial, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa CE, CESPE CEBRASPE

Acerca da utilização de cores em processos de impressão e seus recursos, julgue os itens subsequentes.

Surprint é a técnica utilizada para vazar uma cor sobre a outra de tonalidade diferente.

  1. ✂️
  2. ✂️

867Q727664 | Desenho Industrial, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a pesquisa consiste em um procedimento para compreender a forma como se processam os fenômenos observáveis, descrevendo sua estrutura e seu funcionamento, julgue os itens a seguir, relativos à pesquisa e suas técnicas.

A entrevista aberta é uma técnica que utiliza uma série de perguntas sem planejamento prévio rigoroso, podendo ser empregada para conhecer melhor o público-alvo de determinado produto.

  1. ✂️
  2. ✂️

868Q728436 | Desenho Industrial, Programador Visual, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação à infografia, julgue os itens que se seguem.

A infografia é um processo de visualização da informação, que compartilha de propriedades da imagem e da escrita.

  1. ✂️
  2. ✂️

869Q727675 | Desenho Industrial, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) trouxeram mudanças para a educação, principalmente com o uso das plataformas de gestão de ensino/aprendizagem LMS (learning management system). A respeito dessas tecnologias, julgue os itens a seguir.

A LMS não representa apenas um produto da evolução dos conceitos da área educacional, tratando-se de um produto que expressa o momento histórico e tecnológico determinado pela chamada sociedade da informação e do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

870Q727942 | Desenho Industrial, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que um técnico precise demonstrar ao seu gerente o novo produto que está sendo desenvolvido pela sua equipe de design e que, para tanto, ele tenha optado por realizar um desenho tridimensional, julgue os itens seguintes.

Na situação considerada, a melhor referência das características formais das três faces do objeto a ser representado será obtida caso o técnico opte pelo uso da perspectiva cônica para realizar o referido desenho.

  1. ✂️
  2. ✂️

871Q727713 | Desenho Industrial, Analista em CampT Júnior, MCT, CESPE CEBRASPE

Uma organização governamental ligada à área de pesquisa médica decidiu criar um programa editorial para publicar livros específicos para técnicas de cirurgia, contendo muitas imagens em cores. Com relação a essa situação hipotética e à gráfica que produzirá esses livros, julgue os itens a seguir.

No caso dessa publicação, devido ao grande número de imagens em cores, o processo recomendado é a rotogravura, por sua elevada qualidade de impressão para imagens desse tipo e custos relativamente baixos.

  1. ✂️
  2. ✂️

872Q727971 | Desenho Industrial, Programador Visual, FUB, CESPE CEBRASPE

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

A programação visual é uma atividade-meio, isto é, não tem um fim em si mesma.

  1. ✂️
  2. ✂️

873Q728235 | Desenho Industrial, Programador Visual, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação ao uso de elementos gráficos no design para a Web, julgue os próximos itens.

Em uma página da Web, durante a navegação, palavra sublinhada significa conexão (link).

  1. ✂️
  2. ✂️

874Q728026 | Desenho Industrial, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao processo de impressão serigráfico, julgue os itens subseqüentes.

A utilização de clichês de borracha torna o processo adequado para impressão em superfícies curvas.

  1. ✂️
  2. ✂️

876Q728308 | Desenho Industrial, Programador Visual, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na Web.

Existem diferenças na prática profissional da programação visual no que se refere às mídias eletrônica e impressa.

  1. ✂️
  2. ✂️

877Q728358 | Desenho Industrial, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Na produção de páginas, o designer deve considerar aspectos como: o tamanho dos arquivos e das imagens, a estrutura dos arquivos, o código a ser utilizado, a compatibilidade dos sistemas de computadores e a facilidade da manutenção do sítio. Acerca desses aspectos, julgue os itens de 69 a 74.

Thumbnails são versões reduzidas de imagens e têm, entre outras funções, a de ajudar a diminuir o tempo de download de uma página na Web.

  1. ✂️
  2. ✂️

878Q728393 | Desenho Industrial, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

As possibilidades tecnológicas de reprodução gráfica de imagens evoluíram muito na última década, em grande parte pela popularização de fluxos de trabalho informatizados. Acerca das tecnologias de fotorreprodução, julgue os itens seguintes.

O sistema CMYK atualmente é o que permite as melhores possibilidades de reprodução gráfica de imagens com grande fidelidade de cores e definição de detalhes.

  1. ✂️
  2. ✂️

879Q728147 | Desenho Industrial, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aplicativos que contêm ferramentas para o desenvolvimento de sítios para a Internet, como Dreamweaver e TopStyle, e das suas características, julgue os itens a seguir.

Com o Dreamweaver, não é preciso conhecer todos os atributos dos arquivos CSS, já que, por meio de listas desdobráveis, se podem escolher os atributos que se deseja para a classe ou identificadores CSS, ou as tags em HTML, por exemplo.

  1. ✂️
  2. ✂️

880Q727925 | Desenho Industrial, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Na Web, a cor é importante recurso que o designer pode utilizar para atrair o usuário a uma determinada área ou elemento, distinguir os elementos na tela, entre outras funções. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Uma cor saturada é composta por dois comprimentos de onda.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.