Questões de Concursos Design Gráfico

Resolva questões de Design Gráfico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q944677 | Design Gráfico, Tipografia, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

Ao grupo formado por fontes tipográficas criadas em conjunto e desenhadas a partir dos mesmos parâmetros gráficos e conceitos estéticos denominamos família tipográfica, que pode ser classificada e agrupada com outras de semelhantes características e temática.
As famílias tipográficas “Times” e “Helvética”, por exemplo, apresentam-se formalmente distintas entre si, mas podem ser empregadas em diversas áreas projetuais do design gráfico: sistemas de identidade visual, embalagens, produtos editoriais impressos, sinalização gráfico-ambiental, interfaces digitais, entre outras.
No contexto das famílias tipográficas, avalie as afirmações a seguir.
I. As fontes sem serifa são mais adequadas para a configuração de grandes massas de texto, por facilitar o fluxo de leitura de textos longos impressos.
II. As fontes manuscritas foram desenvolvidas com o objetivo de provocar certa particularização, visto que são embasadas na escrita e na caligrafia do cotidiano.
III. O designer deve observar, nas tipografias institucionais, se as famílias tipográficas escolhidas possuem variações adequadas às diversas aplicações possíveis em um sistema de identidade visual.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q944683 | Design Gráfico, Linguagem, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

A psicologia da forma, conhecida como Gestalt, provoca grande atração em profissionais de design, principalmente naqueles que atuam na área de design gráfico, os quais utilizam a forma e a cor como meio de expressão e representação visual, e centralizam seus esforços no conhecimento da funcionalidade de elementos estruturais.
WACHOWICZ, L. A.; ARBIGAUS, M. L. G. Aprendizagem por meio da Gestalt na formação de competências do profissional de Desenho Industrial. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.9, p. 91-104, maio/ago. 2003 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As teorias elaboradas pela Gestalt introduziram conceitos que criaram condições favoráveis para a racionalização na construção de projetos.
PORQUE
II. As teorias da Gestalt reforçam a ideia de que o todo é maior que a soma das partes que compõem um projeto gráfico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q944679 | Design Gráfico, Mensagem Visual, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

Considere que uma agência de design digital tenha sido contratada para desenvolver um aplicativo para uma empresa presente há anos no mercado, mas que agora esteja buscando por novas plataformas para atender seus clientes.
Em relação ao desenvolvimento do aplicativo e aos pontos de atenção por parte do designer gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. A escolha da tipografia no desenvolvimento do aplicativo deve considerar aspectos relativos à legibilidade em mídias digitais. II. As figuras da lupa e do carrinho de compras são exemplos de modelos convencionados de ícones para interfaces digitais. III. As soluções gráficas desenvolvidas devem estabelecer relações com a identidade visual da empresa.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q944675 | Design Gráfico, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

Definido no sentido mais global como concepção e planejamento de todos os produtos feitos pelo homem, em princípio o design pode ser visto como um instrumento para melhorar nossa qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o interesse dos negócios em criar produtos competitivos o conduziu à evolução e à diversidade.
LANDIM, P. C. Design, empresa, sociedade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A pluralidade do design se fortalece com as alterações dos padrões socioculturais de consumo, com sua posição dentro da história das transformações tecnológicas e também com o que ele influencia e pelo que ele é influenciado.
PORQUE
II. As novas tecnologias e os novos processos industriais têm afetado os estudos, as pesquisas e a aplicação do design, tornando-nos mais interconectados e criando uma exigência adicional sobre o profissional designer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q944681 | Design Gráfico, Linguagem, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

A atitude empreendedora de um designer é uma das principais características para sua entrada no mercado de trabalho. Há algum tempo, já são utilizadas ferramentas para apresentação profissional ou comercial, sendo o portfólio uma das mais reconhecidas. O portfólio é como um palco. O momento que antecede sua avaliação é parecido com o que antecede a abertura das cortinas: o público não sabe o que esperar. Ter um portfólio tradicional, não digital, é um pouco como ter o palco localizado em uma pequena cidade do interior. Ter um portfólio digital é mais parecido com ter um palco na Times Square.
CLAZIE, I. Portfólio digital de design: um guia prático para apresentar seus trabalhos on-line. São Paulo: Blucher, 2011 (adaptado).
De acordo com o atual cenário de desenvolvimento de portfólios digitais, avalie as afirmações a seguir.
I. Na construção de um portfólio, é fundamental inserir, em uma estrutura cronológica de informações, todos os trabalhos já realizados e criar um layout com tipografia clara, que evite conflito de figuras e letras.
II. Os conhecimentos sobre ramos de negócios e potenciais empregadores e clientes são importantes para começar uma pesquisa de desenvolvimento de portfólios, pois possibilitam descobrir o público-alvo e os tipos de trabalhos mais demandados.

III. O desenvolvimento de uma estratégia para a construção de portfólio digital é um passo importante quando se quer tirar o máximo proveito do resultado final, pois permite criar uma aproximação com o público-alvo a partir da formatação da identidade visual e da atualização constante de conteúdos.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q918459 | Design Gráfico, Softwares, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

As ferramentas de texto do Adobe Illustrator 2024 no sistema operacional Windows 10 ajudam a adicionar e editar texto (tipo) no trabalho artístico. Além do texto simples, é possível adicionar texto em um caminho ou em uma área e aplicar os efeitos de texto desejados.
Disponível em: https://helpx.adobe.com/br/illustrator/using/tools-in-illustrator.html. Acesso em: 04 dez. 2024. Adaptado.

A ferramenta que permite mover, dimensionar e girar caracteres individuais de uma palavra é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q944674 | Design Gráfico, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

Com a evolução do design e a ampliação de seu papel, seu caráter estratégico tem adquirido crescente força. Além do papel do design na manutenção da produção e da circulação de produtos e serviços — seu vetor econômico —, é relevante a sua contribuição na elevação da qualidade de vida individual e social — seu vetor social.
NIEMEYER, L. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2003 (adaptado).

O texto apresenta a posição do design proveniente da intersecção de dados socioculturais e tecnológicos com outras informações de natureza filosófica que afetaram a sua diversidade de manifestação, ampliando-o e elevando sua posição na sociedade. Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A inserção de novos conteúdos teóricos no âmbito do design responde às novas exigências da sociedade em aspectos comunicacionais.
II. O processo evolutivo de ampliação do design ocorre parcialmente em consequência de sua atuação tecnológica e do impacto que esta área causa à sociedade.
III. O design e os profissionais designers se abastecem de atributos socioculturais e tecnológicos para a obtenção de melhores resultados em questões estratégicas no processo de comunicação com a sociedade.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q944678 | Design Gráfico, Layout no Design Gráfico, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

Com a popularização dos dispositivos móveis — computadores portáteis, telefones celulares inteligentes (smartphones), leitores tipo tablets, entre outros —, os projetos gráficos editoriais estão “migrando” cada vez mais da página impressa para o ambiente digital, ora simulando as características tradicionais do objeto físico, como a ação de virar páginas, ora propondo novas funcionalidades já plenamente adaptadas às novas mídias digitais, como conteúdos dinâmicos e customizáveis de forma quase individualizada.
Nesse contexto, ao realizar um projeto gráfico editorial híbrido, isto é, que funcione tanto em mídia impressa como em mídias digitais, o designer deve priorizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q944673 | Design Gráfico, Identidade Visual em Design Gráfico, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

O processo metodológico de criação de identidade visual de uma empresa pode ser dividido, basicamente, em três fases de desenvolvimento: compreensão, proposição e finalização. Na fase de compreensão, são realizadas a pesquisa e a análise da história da empresa, a exploração do problema, a análise de semelhantes, a estimativa de mercado etc.; na fase de proposição, são efetuadas a estruturação de elementos conceituais, a geração de alternativas etc.; já na fase de finalização, são feitas a apresentação e a aplicação da marca a variados segmentos de divulgação.
Considerando o texto apresentado e as especificidades metodológicas descritas, avalie as afirmações a seguir, acerca da fase de proposição.
I. Na fase de proposição, também conhecida como conceituação, o designer cria esboços e modelos visando encontrar a alternativa mais promissora.
II. A fase de proposição é proveniente da compreensão, pois a busca por elementos conceituais eficazes depende do problema explorado.
III. A análise de informações relevantes de empresas similares, ou seja, a relação de pontos fracos e pontos fortes dos semelhantes, acontece dentro da fase de proposição.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q918458 | Design Gráfico, Processo de Impressão, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Existe um recurso que pode ser usado pela gráfica para melhorar a qualidade dos impressos e, ao mesmo tempo, para aumentar a resistência do suporte. Várias são as suas opções de aplicação que proporcionam a melhoria do aspecto visual do impresso. A mais comum é a aplicação em todo o material, com a secagem por meio de luz ultravioleta. Esse tipo de aplicação se faz com máquinas acopladas ao sistema offset ou outro que permita tal recurso.

COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2012. p.168. Adaptado.

O recurso mencionado acima é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q918470 | Design Gráfico, Softwares, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

No menu do Adobe InDesign 2024 no sistema operacional Windows 10, o caminho para localizar e alterar texto (seja simples ou formatado) dentro de um documento é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q944680 | Design Gráfico, Linguagem, Tecnologia em Design Gráfico, MEC, INEP, 2022

As abordagens centradas no usuário estão sendo cada vez mais utilizadas em projetos de sistemas interativos, pois, dessa forma, os desenvolvedores podem obter melhor entendimento das necessidades e dos objetivos dos usuários, criando produtos mais adequados e de maior utilidade. Esse processo de design de interação envolve quatro etapas básicas: identificar necessidades e estabelecer requisitos; desenvolver designs alternativos que preencham esses requisitos; construir versões interativas dos designs, de maneira que possam ser comunicados e analisados; e avaliar o que está sendo construído durante o processo.
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Nas abordagens centradas no usuário, seu envolvimento é indispensável nas atividades de identificação de necessidades e estabelecimento de requisitos, mas não na avaliação do projeto, que deve ser realizada pela equipe técnica.
II. Uma das principais metas da abordagem centrada no usuário é conseguir entender como as pessoas realizam as tarefas, pois é fundamental considerar que os indivíduos têm necessidades diferentes, e os produtos interativos devem buscar atender a essas demandas específicas.
III. Uma vantagem do envolvimento de usuários é promover o sentimento de apropriação, pois, quando isso ocorre, eles se sentem parte da equipe e do processo.
IV. Durante a atividade de levantamento de dados, além das necessidades e características do usuário, é preciso ter uma visão sistêmica de todo o contexto envolvido: conhecer o ambiente no qual ele usará o produto e saber qual a tecnologia disponível.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q918465 | Design Gráfico, Cor em Design Gráfico, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Para compreender melhor o processo de impressão em quadricromia, é importante entender as diferenças entre a síntese aditiva e a síntese subtrativa.

As cores primárias na síntese aditiva são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q918466 | Design Gráfico, Processo de Impressão, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

No processo de impressão, é essencial selecionar o equipamento adequado para cada tipo de trabalho, evitando desperdícios econômicos, como utilizar uma impressora de grande porte para produzir uma pequena quantidade de blocos de anotação.
BANN, David. Novo Manual de Produção Gráfica. ed. rev. e atual. trad. Aline Grodt. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. 84. Adaptado.

O processo de impressão mais indicado para trabalhos de pequena tiragem em preto e branco é a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q951804 | Design Gráfico, Mensagem Visual, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, FCPC, 2025

No desenvolvimento de interfaces digitais, o design responsivo e o design adaptativo são abordagens utilizadas para garantir a boa experiência do usuário em diferentes dispositivos. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a principal diferença entre as duas abordagens?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q918463 | Design Gráfico, Tipografia, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Associe as fontes às suas respectivas classificações de estilo.

Estilos
1- Serif 2- Sans Serif 3- Script 4- Display
Fontes
( ) Lobster ( ) Helvetica ( ) Comic Sans MS ( ) Times New Roman
A sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q918462 | Design Gráfico, Softwares, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Com o painel Mesclagem de dados do aplicativo Adobe InDesign 2024 no sistema operacional Windows 10, pode-se facilmente criar múltiplas variações de um documento, mesclando um arquivo de origem de dados de outras extensões com um documento do InDesign. Essa funcionalidade pode ser usada como uma mala direta para gerar centenas de versões personalizadas de cartas, envelopes ou etiquetas de correspondência, com rapidez e precisão.

Disponível em: https://helpx.adobe.com/br/indesign/using/data-merge.htm Acesso em: 04 dez. 2024. Adaptado.

Sobre a Mesclagem de dados no Adobe InDesign, analise as afirmativas:

I- O painel Mesclagem de dados pode ser acessado através do menu superior por Janela > Interativo > Mesclagem de dados.

II- Um arquivo de origem de dados pode ser um arquivo delimitado por vírgula (.csv), ponto e vírgula ou tabulação (.txt), no qual os dados são separados por uma vírgula ou uma tabulação respectivamente.

III- A inserção de quebra de linha em um campo do arquivo de origem de dados não pode ser feita.

VI- A adição de campos de imagem ao arquivo de origem de dados, permite que cada registro mesclado tenha uma imagem diferente.

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q918461 | Design Gráfico, Softwares, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Considerando o pacote Adobe Creative Cloud 2024 no sistema operacional Windows 10, relacione os aplicativos às suas respectivas ferramentas.

Aplicativo
1. Adobe Photoshop 2. Adobe Illustrator 3. Adobe Indesign
Ferramenta
( ) Corte Demarcado: para aparar imagens. ( ) Página: para criar vários tamanhos de página em um documento. ( ) Vincar: para adicionar estruturas vincadas no contorno de um objeto. ( ) Malha: para mesclar cores e criar contornos na superfície de objetos. ( ) Borrar: para espalhar os dados de cores em uma imagem.
A associação correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q918468 | Design Gráfico, Softwares, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

No Adobe InDesign 2024 utilizando o sistema operacional Windows 10, ao trabalhar com textos que excedem o espaço de um único quadro (como em livros, revistas ou documentos longos), o recurso que cria um fluxo contínuo, vinculando os textos automaticamente entre diferentes quadros é a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.