Questões de Concursos Designer Gráfico

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22Q900892 | Designer Gráfico, Comunicação e Programação Visual, Analista Técnico II – Design, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Os sistemas de comunicação digital e suas tecnologias se diferenciam dos sistemas analógicos principalmente
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23Q900894 | Designer Gráfico, Web Design, Analista Técnico II – Design, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

O design de um website pode ser considerado bom ou ruim sob dois pontos de vista: prático, cujo foco está na funcionalidade e na eficiência; e estético, cujo foco está no valor artístico e no apelo visual do design. De acordo com os princípios estéticos para o bom design de um website, assinale a opção correta.
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24Q900895 | Designer Gráfico, Web Design, Analista Técnico II – Design, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Uma pequena empresa de e-commerce contratou um designer para a criação e o desenvolvimento do seu website. Um dos requisitos do projeto apresentado pela empresa referia-se ao equilíbrio visual simétrico desejado para o website.


O tipo de equilíbrio referido na situação hipotética precedente
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25Q900896 | Designer Gráfico, Tipografia, Analista Técnico II – Design, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Sabendo que a leitura a partir da tela de um computador difere da leitura de textos em mídia impressa, assinale a opção correta com relação à tipografia e ao design geral do texto na Web.
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26Q900897 | Designer Gráfico, Cor em Design Gráfico, Analista Técnico II – Design, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

A cor é um dos aspectos mais desafiadores dos projetos de design, sendo uma área de estudos para cientistas, artistas e designers. A respeito das propriedades que impactam o aspecto das cores e que definem sua aparência final, julgue os itens seguintes.

I A saturação, também denominada croma, representa a pureza ou intensidade de uma cor particular: cores pastel são de croma baixa, enquanto tons intensos são de croma alta.
II Matiz é o que define as tonalidades das cores; todas as cores são matizes, sejam elas primárias, secundárias ou terciárias.
III Brilho é a quantidade de energia luminosa absorvida pela cor, de modo que os tons pertencem a uma escala acromática entre o branco (luminosidade máxima) e o preto (luminosidade mínima).


Assinale a opção correta.
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27Q900898 | Designer Gráfico, História, Analista Técnico II – Design, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

A partir do início do século XX, surgiram propostas de classificação sistemática de tipos, mediante o esforço de estudiosos e praticantes da tipografia. A classificação em famílias de tipos baseia-se em características similares apresentadas pelas letras, pelos números e pelos acentos das fontes, o que facilita a sua organização e a sua identificação em projetos tipográficos. A respeito desse tema, assinale a opção correta, de acordo com as classes tipográficas propostas por Maximilien Vox e adotadas pela Associação Tipográfica Internacional.
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28Q905262 | Designer Gráfico, Tipografia, Produção Cultural e Design, SEEDPR, Consulplan, 2024

A tipografia é um dos elementos mais fundamentais e visíveis no design gráfico, desempenhando um papel crucial na comunicação visual. Mais do que apenas um meio de transmitir texto, a tipografia é um elemento estético que influencia a percepção e a experiência do usuário. No design tipográfico, entender como diferentes características das fontes afetam a legibilidade e a estética é fundamental. Um aspecto técnico importante é o “peso” da fonte, que pode influenciar a aparência geral do texto e sua capacidade de transmitir a mensagem de forma clara e eficaz. Sobre o “peso” das fontes tipográficas, é correto afirmar que:
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29Q905263 | Designer Gráfico, Produção Cultural e Design, SEEDPR, Consulplan, 2024

O design é uma disciplina fundamental que abrange a criação e a organização de elementos visuais para atender a diversos objetivos e necessidades. Em suas várias formas, o design pode se manifestar em produtos, gráficos, interfaces, espaços e muito mais. Uma das chaves para um design eficaz é a integração harmoniosa entre forma e função. Um bom design não apenas atrai visualmente, mas também resolve problemas de forma prática e eficiente. A discussão sobre como equilibrar esses dois aspectos é central em muitos estudos sobre design gráfico e comunicação visual. Sobre a relação ideal entre forma e função no design, assinale a afirmativa correta.
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30Q881494 | Designer Gráfico, Linguagem, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Web Design, UFRPE, FADURPE, 2024

Qual das afirmações a seguir descreve corretamente o propósito e o uso de wireframes no processo de design?
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31Q881495 | Designer Gráfico, Web Design, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Web Design, UFRPE, FADURPE, 2024

Qual é a prática recomendada para o design da funcionalidade de busca em websites, de acordo com os princípios usados em diversos sites e constatados por importantes nomes da usabilidade como Nielsen e Baymard?
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32Q911746 | Designer Gráfico, Normas Técnicas e Código de Ética, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Os formatos de folhas de papel, como os da série A do padrão ISO 216, são essenciais no design, influenciando a estética e a funcionalidade dos projetos. Escolher o formato correto para folhetos, pôsteres, desenho técnico, entre outros, melhora a percepção visual e a experiência do usuário e do fluxo de projeto. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as medidas em milímetros dos formatos A5 e A2.
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33Q911747 | Designer Gráfico, Cor em Design Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Para o designer, é essencial compreender as diferenças entre os diversos tipos de cor, mas sobretudo da cor-pigmento e da cor-luz. Em relação a esses dois tipos de cores, é correto afirmar que:
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34Q911748 | Designer Gráfico, Softwares, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

As tecnologias computacionais são fundamentais para o design de produtos, permitindo visualizações detalhadas, simulações e prototipagem rápida. Elas facilitam a comunicação de ideias, reduzem custos de desenvolvimento e melhoram a precisão do projeto em relação ao produto final. Considerando os recursos que podem ser empregados no desenvolvimento de projeto de produtos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as extensões de arquivos nativos aos seus respectivos softwares.
Coluna 1
1. .dwg 2. .sldprt 3. .ma
Coluna 2
( ) Solidworks. ( ) Maya. ( ) Autocad.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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35Q911749 | Designer Gráfico, Cor em Design Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Cabe ao designer, quando do desenvolvimento de materiais impressos ou digitais, ter conhecimento de elementos essenciais ao projeto, tais como a devida compreensão da __________ que se deseja transmitir e a seleção adequada de imagens, símbolos e ___________ que serão empregados. Além disso, a __________ selecionada deve ser apropriada ao texto no que diz respeito à finalidade e ao suporte em que será visualizado.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
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36Q911750 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

No desenvolvimento de projetos de produtos, é importante compreender as funções dos artefatos em relação aos seus respectivos públicos ou usuários. Essas funções combinam-se para criar produtos que não apenas atendem necessidades funcionais, mas também evocam emoções e transmitem significados (LÖBACH, Bernd. Design industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 2001). Assinale a alternativa que indica as três funções abordadas no trecho apresentado.
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37Q911751 | Designer Gráfico, Desenho em Design Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

O registro de desenho industrial protege os aspectos formais de um objeto passível de reprodução industrial, abrangendo tanto sua forma tridimensional quanto os aspectos bidimensionais, como estampas e padrões aplicados. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o órgão governamental responsável por esse tipo de processo.
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38Q911752 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

A Revolução Industrial transformou muitos setores, incluindo o Design. Novas tecnologias e métodos de produção mudaram essa área, moldando sua prática moderna. Sobre o impacto da Revolução Industrial no Design, analise as afirmações abaixo:

1. A Revolução Industrial limitou a criatividade no Design, restringindo designers a métodos tradicionais de produção manual, como o artesanato. 2. A introdução de máquinas e processos industriais permitiu padronização e eficiência na produção de produtos, ampliando seu alcance e acesso. 3. A Revolução Industrial pouco impactou o Design, pois as práticas e técnicas de design permaneceram inalteradas até a era digital contemporânea. 4. Durante a Revolução Industrial, o Design foi substituído pelo artesanato e práticas manuais, valorizando o trabalho do artesão. 5. A Revolução Industrial possibilitou a divisão das etapas produtivas e o desenvolvimento de métodos de projeto mais eficientes.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
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39Q911753 | Designer Gráfico, Softwares, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

As tecnologias CAD/CAM/CAE são de extrema importância para o fluxo de projetos de design. Por meio delas, é possível elaborar representações, testes e orientações para o fluxo produtivo. Com base nisso, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A tecnologia CAD permite a elaboração de desenhos por meio de softwares com ferramentas que possibilitam a representação de projetos em 2D e 3D.
PORQUE
II. A tecnologia CAM permite que, a partir do desenho, sejam realizadas as simulações de funcionamento de projetos com um sistema complexo.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
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40Q883082 | Designer Gráfico, Rio Grande do Sul, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Uma empresa de consultoria foi contratada para ajudar uma grande rede de hospitais a melhorar a experiência dos pacientes. A empresa está considerando duas abordagens: Design Thinking, para abordar problemas complexos de forma geral e inovadora, e Design de Serviço, para focar especificamente na criação e na otimização das interações e dos processos de serviço dentro dos hospitais. A equipe de consultores precisa entender as diferenças entre essas duas abordagens para escolher a mais adequada para o projeto.

Qual é a diferença principal entre Design Thinking e Design de Serviço?
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