Início

Questões de Concursos Designer Gráfico

Resolva questões de Designer Gráfico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q262282 | Designer Gráfico, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Devido à diversidade de navegadores que podem acessar uma página na web, o desenvolvimento de aplicações deve considerar a compatibilidade com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q264084 | Designer Gráfico, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Em um campo telefone de um formulário HTML5, criado pela tag input>, um web designer deseja especificar uma expressão regular para checar se a entrada do telefone está no formato desejado e especificar uma pequena dica que descreve o formato do telefone esperado no campo antes do usuário digitar um valor. Para isso, deve utilizar, respectivamente, na tag input> os atributos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q264660 | Designer Gráfico, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Um sítio na web pertencente a uma empresa foi reformulado e o endereço URL redefinido. Como o antigo sítio foi retirado do ar, a empresa precisa que os internautas que acessarem o antigo URL sejam encaminhados para o novo endereço e as novas páginas do sítio. Esse recurso de encaminhamento é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q159374 | Designer Gráfico, Assistente Judiciário Web Designer, TJ AM, FGV

O World Wide Web Consortium - W3C criou um formato livre de imagem vetorial, definido sob o XML. Esse formato tende a ser o padrão de imagem vetorial na Web e pode ser animado por regras descritas em tags de ação em seu corpo XML ou em scripts internos ou externos. Esse formato é conhecido pela sigla:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q175818 | Designer Gráfico, Designer Gráfico, MPE SC, ACAFE

"Atualmente grande parte dos materiais impres-sos em grande quantidade utilizam uma impressão "colorida", principalmente quando ilustrações ou fotos. Em geral nos referimos a um processo que se utilizou de tintas de pelo menos quatro cores básicas para a formação de todas as demais. É, portanto policromia. As policromias, então, podem ser forma-das por tintas de quatro ou mais cores diferentes."

Sobre esse tema é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q263672 | Designer Gráfico, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Em uma empresa, pessoas estão vasculhando e analisando os sítios na web e inserindo os dados de indexação para busca em paralelo com um software robô, o qual está fazendo a mesma atividade. Esse tipo de mecanismo para buscas na web é chamado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q911756 | Designer Gráfico, Processo de Impressão, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Sobre prototipagem rápida, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. As máquinas de prototipagem rápida permitem obter modelos físicos a partir de arquivos digitais, porém, devido à baixa velocidade de produção, oneram os custos e todo o processo de desenvolvimento de produtos.
PORQUE
II. A prototipagem rápida auxilia o processo de design de produto, permitindo o desenvolvimento de modelos físicos que permitem a realização de testes que aceleram a introdução do produto no mercado.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q900897 | Designer Gráfico, Cor em Design Gráfico, Analista Técnico II – Design, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

A cor é um dos aspectos mais desafiadores dos projetos de design, sendo uma área de estudos para cientistas, artistas e designers. A respeito das propriedades que impactam o aspecto das cores e que definem sua aparência final, julgue os itens seguintes.

I A saturação, também denominada croma, representa a pureza ou intensidade de uma cor particular: cores pastel são de croma baixa, enquanto tons intensos são de croma alta.
II Matiz é o que define as tonalidades das cores; todas as cores são matizes, sejam elas primárias, secundárias ou terciárias.
III Brilho é a quantidade de energia luminosa absorvida pela cor, de modo que os tons pertencem a uma escala acromática entre o branco (luminosidade máxima) e o preto (luminosidade mínima).


Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q883082 | Designer Gráfico, Rio Grande do Sul, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Uma empresa de consultoria foi contratada para ajudar uma grande rede de hospitais a melhorar a experiência dos pacientes. A empresa está considerando duas abordagens: Design Thinking, para abordar problemas complexos de forma geral e inovadora, e Design de Serviço, para focar especificamente na criação e na otimização das interações e dos processos de serviço dentro dos hospitais. A equipe de consultores precisa entender as diferenças entre essas duas abordagens para escolher a mais adequada para o projeto.

Qual é a diferença principal entre Design Thinking e Design de Serviço?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q880830 | Designer Gráfico, Processo de Impressão, Assistente de Comunicação, Câmara Municipal de Caratinga MG, Consulplan, 2024

Na produção gráfica, a escolha da técnica de impressão adequada desempenha um papel fundamental na qualidade final do produto. Com o avanço da tecnologia, várias técnicas de impressão foram desenvolvidas para atender às necessidades específicas de diferentes projetos de design. Na produção gráfica, a técnica de impressão conhecida como flexografia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q911754 | Designer Gráfico, Web Design, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Como se sabe, no design de UI/UX, uma série de conhecimentos são necessários para o desenvolvimento de aplicativos, sites, interfaces e produtos. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os fundamentos da linguagem visual do design gráfico impresso estão ausentes, em sua totalidade, do design digital. ( ) É significativo para o designer desenvolver a prototipação dos apps, pois assim é possível verificar sua funcionalidade. ( ) Temas como diagramação de textos, hierarquia, contraste, tipografia e legibilidade estão associados ao desenvolvimento de sites e apps. ( ) A participação de um designer UI/UX é irrelevante no desenvolvimento de produtos como eletrodomésticos e automóveis.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q911763 | Designer Gráfico, Cor em Design Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

O lançamento de um produto será veiculado em diversos meios, como sites, aplicativos, revistas, outdoors, entre outros. Para isso, serão desenvolvidas fotografias desse produto, que serão tratadas por meio de softwares próprios para essa finalidade. Considerando que uma dessas imagens será impressa em uma revista de grande circulação, é necessário que essa imagem tenha alguns atributos. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os atributos da imagem em questão em relação ao modo de cor e à resolução.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q900889 | Designer Gráfico, Web Design, Analista Técnico II – Design, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

A teoria da Gestalt fornece suporte a diversas técnicas e procedimentos de layout em design gráfico. São elementos constitutivos importantes dessa teoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q905262 | Designer Gráfico, Tipografia, Produção Cultural e Design, SEEDPR, Consulplan, 2024

A tipografia é um dos elementos mais fundamentais e visíveis no design gráfico, desempenhando um papel crucial na comunicação visual. Mais do que apenas um meio de transmitir texto, a tipografia é um elemento estético que influencia a percepção e a experiência do usuário. No design tipográfico, entender como diferentes características das fontes afetam a legibilidade e a estética é fundamental. Um aspecto técnico importante é o “peso” da fonte, que pode influenciar a aparência geral do texto e sua capacidade de transmitir a mensagem de forma clara e eficaz. Sobre o “peso” das fontes tipográficas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q911747 | Designer Gráfico, Cor em Design Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Para o designer, é essencial compreender as diferenças entre os diversos tipos de cor, mas sobretudo da cor-pigmento e da cor-luz. Em relação a esses dois tipos de cores, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q911749 | Designer Gráfico, Cor em Design Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Cabe ao designer, quando do desenvolvimento de materiais impressos ou digitais, ter conhecimento de elementos essenciais ao projeto, tais como a devida compreensão da __________ que se deseja transmitir e a seleção adequada de imagens, símbolos e ___________ que serão empregados. Além disso, a __________ selecionada deve ser apropriada ao texto no que diz respeito à finalidade e ao suporte em que será visualizado.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q880829 | Designer Gráfico, Cor em Design Gráfico, Assistente de Comunicação, Câmara Municipal de Caratinga MG, Consulplan, 2024

A síntese de cores é um elemento crucial no design, pois influencia diretamente a percepção visual e a comunicação de uma mensagem. As cores podem ser sintetizadas de diferentes maneiras, seja através de processos aditivos ou subtrativos. Sobre a síntese de cores aditivas e subtrativas no design, assinale a alternativa que melhor descreve suas características e aplicações práticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.