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Questões de Concursos Designer Gráfico

Resolva questões de Designer Gráfico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


83Q900895 | Designer Gráfico, Web Design, Analista Técnico II – Design, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Uma pequena empresa de e-commerce contratou um designer para a criação e o desenvolvimento do seu website. Um dos requisitos do projeto apresentado pela empresa referia-se ao equilíbrio visual simétrico desejado para o website.


O tipo de equilíbrio referido na situação hipotética precedente
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84Q910251 | Designer Gráfico, Web Design, Web Design, TCEPA, FGV, 2024

O WebP é uma tecnologia criada pelo Google que proporciona compactação de imagens com o objetivo de fazer com que os sites da Internet carreguem mais rápido, uma vez que as imagens correspondem de 60% a 65% dos bytes na maioria das páginas.
A respeito do WebP, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Com perdas, sem perda e transparência, há suporte para imagens WebP animadas, que podem fornecer tamanhos reduzidos em comparação com GIF e APNG.
( ) Permite metadados do tipo EXIF, mas não suporta o padrão XMP (usados por câmeras, por exemplo).
( ) Uma das maneiras de detectar a compatibilidade de um navegador com o WebP é por meio da biblioteca JavaScript Modernizr.

As afirmativas são, respectivamente,
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85Q900872 | Designer Gráfico, Softwares, Analista Técnico II – Design de Experiência do Usuário, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Considerando os conceitos de design sprint, é correto afirmar que
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86Q900894 | Designer Gráfico, Web Design, Analista Técnico II – Design, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

O design de um website pode ser considerado bom ou ruim sob dois pontos de vista: prático, cujo foco está na funcionalidade e na eficiência; e estético, cujo foco está no valor artístico e no apelo visual do design. De acordo com os princípios estéticos para o bom design de um website, assinale a opção correta.
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87Q911753 | Designer Gráfico, Softwares, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

As tecnologias CAD/CAM/CAE são de extrema importância para o fluxo de projetos de design. Por meio delas, é possível elaborar representações, testes e orientações para o fluxo produtivo. Com base nisso, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A tecnologia CAD permite a elaboração de desenhos por meio de softwares com ferramentas que possibilitam a representação de projetos em 2D e 3D.
PORQUE
II. A tecnologia CAM permite que, a partir do desenho, sejam realizadas as simulações de funcionamento de projetos com um sistema complexo.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
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88Q900885 | Designer Gráfico, Web Design, Analista Técnico II – Design, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Em projeto de desenvolvimento de interfaces, o design responsivo é realizado com o objetivo de adaptar a interface para
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89Q881495 | Designer Gráfico, Web Design, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Web Design, UFRPE, FADURPE, 2024

Qual é a prática recomendada para o design da funcionalidade de busca em websites, de acordo com os princípios usados em diversos sites e constatados por importantes nomes da usabilidade como Nielsen e Baymard?
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90Q900896 | Designer Gráfico, Tipografia, Analista Técnico II – Design, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Sabendo que a leitura a partir da tela de um computador difere da leitura de textos em mídia impressa, assinale a opção correta com relação à tipografia e ao design geral do texto na Web.
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91Q880828 | Designer Gráfico, Diagramação e Editoração, Assistente de Comunicação, Câmara Municipal de Caratinga MG, Consulplan, 2024

Na diagramação de um layout, o posicionamento dos elementos é crucial para criar uma composição visualmente equilibrada e atrativa. O entendimento dos conceitos de centro óptico e centro geométrico é fundamental para garantir uma distribuição harmoniosa dos elementos na página. Considerando a importância do centro óptico na diagramação de um layout, qual das seguintes afirmações é mais precisa sobre sua relação com o centro geométrico?
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92Q891838 | Designer Gráfico, Mensagem Visual, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024

A expografia é o design e a disposição de exposições em espaços físicos. Um dos pontos de atenção no projeto é a criação de um fluxo planejado.
Assinale a opção que indica o significado de fluxo planejado.
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93Q891846 | Designer Gráfico, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024

Os pontos de venda (PDV) desempenham um papel crucial na construção e reforço da identidade de marca. Uma abordagem estratégica ao relacionar pontos de venda e branding pode fortalecer a presença da marca no mercado.
Aqui estão algumas peças gráficas utilizadas nos PDVs.
Relacione-as às suas explicações.

1. Faixas de gôndolas 2. Stopper 3. Móbile Promocional 4. Tótem 5. Backdrop

( ) Peça suspensa por fios de nylon, de alto impacto e destaque, uma vez que, por estarem pendurados, possuem grande visibilidade.
( ) Peças normalmente pequenas, retas ou dobradas em “L” colocadas junto ao produto nas prateleiras.
( ) Painéis fixos ou modulares. Usados para servir de fundo em fotos para dar visibilidade às identidades visuais. É uma peça de proporções maiores.
( ) Têm diversas formas e tamanho e são instalados sempre na altura dos olhos do consumidor. É uma peça que deve ser aplicada de forma perpendicular às prateleiras ou às gôndolas e uma parte fica pendente e projetada para fora.
( ) Há diferentes tipos: promocional, dobrável, pessoa e muitas vezes são usados como item de sinalização. São autoportantes.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
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94Q900860 | Designer Gráfico, Softwares, Analista Técnico II – Design de Experiência do Usuário, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Mockups, também conhecidos como wireframes ou protótipos, podem ser desenvolvidos de diversas formas, desde rascunhos elaborados com papel e caneta até modelos criados em ambientes de desenvolvimento de software, que são muito próximos aos resultados esperados pelo usuário. Nesse contexto, entre as ferramentas utilizadas para a construção de protótipos de interfaces digitais, o Figma
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95Q900867 | Designer Gráfico, Layout no Design Gráfico, Analista Técnico II – Design de Experiência do Usuário, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

De acordo com o Guia de Boas Práticas para Acessibilidade Digital, recomenda-se, para efetivar a acessibilidade em interfaces, que
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96Q900886 | Designer Gráfico, Tipografia, Analista Técnico II – Design, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

As variantes tipográficas que auxiliam a compor hierarquias de informação são
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97Q911748 | Designer Gráfico, Softwares, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

As tecnologias computacionais são fundamentais para o design de produtos, permitindo visualizações detalhadas, simulações e prototipagem rápida. Elas facilitam a comunicação de ideias, reduzem custos de desenvolvimento e melhoram a precisão do projeto em relação ao produto final. Considerando os recursos que podem ser empregados no desenvolvimento de projeto de produtos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as extensões de arquivos nativos aos seus respectivos softwares.
Coluna 1
1. .dwg 2. .sldprt 3. .ma
Coluna 2
( ) Solidworks. ( ) Maya. ( ) Autocad.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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98Q911762 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Acerca do exercício do Design UI/UX, assinale a alternativa que indica a importância dos Mapas de Calor (Heatmaps).
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99Q891855 | Designer Gráfico, Identidade Visual em Design Gráfico, Técnico em Design Gráfico, ALTO, FGV, 2024

Ao desenvolver uma identidade visual é necessário prever variações da logomarca. Normalmente temos as versões primaria, secundária, colorida e monocromática de cada logo criada.
Leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Logos precisam ser adaptáveis a diferentes contextos e meios de comunicação para preservar e fortalecer a imagem.
( ) É fundamental deixar que as pessoas interajam e modifiquem a logomarca da forma que acharem melhor, para criar empatia.
( ) Uma versão simplificada ou uma variação em preto e branco pode ser necessária para que a logomarca tenha mais contraste e, portanto, se destaque em diversos fundos.

As afirmativas são, respectivamente,
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100Q900866 | Designer Gráfico, Layout no Design Gráfico, Analista Técnico II – Design de Experiência do Usuário, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito das recomendações de acessibilidade em interfaces digitais previstas no Guia de Boas Práticas para Acessibilidade Digital, julgue os itens a seguir.

I As imagens decorativas, como bordas ou planos de fundo, não necessitam de texto alternativo; nesses casos, é recomendado levar a imagem decorativa para o CSS.
II Os botões de tamanho de fonte não são especificamente uma obrigatoriedade para a acessibilidade, já que as pessoas podem utilizar o recurso de zoom do navegador.
III É essencial evitar efeitos visuais baseados em mouseover e garantir que todas as interações importantes possam ser acessadas por meio de métodos que sejam compatíveis com tecnologias assistivas.


Assinale a opção correta.
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