Início

Questões de Concursos Direito Ambiental

Resolva questões de Direito Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1681Q413772 | Direito Ambiental, Procurador, PGE AM, FCC

De acordo com a Lei Federal nº 11.445/2007, NÃO se compreende entre os serviços públicos de saneamento básico a atividade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1682Q924756 | Direito Ambiental, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2018

Configurada a violação aos dispositivos da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, especificamente
sobre a restauração e recuperação de ecossistema degradado, o Estado Z promove ação civil pública em face de
Josemar, causador do dano.
Em sua defesa judicial, Josemar não nega a degradação, mas alega o direito subjetivo de celebração de Termo de
Ajustamento de Conduta (TAC), com a possibilidade de transacionar sobre o conteúdo das normas sobre
restauração e recuperação.
Sobre a hipótese, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1683Q414336 | Direito Ambiental, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao conceito de solo criado e suas aplicações, julgue os itens abaixo.

Para a aplicação do instituto do solo criado, exige-se que seja realizado zoneamento, com todo o rigor requerido pelo interesse da ordenação urbana. A lei de zoneamento indicará zonas em que é permitido construir acima do coeficiente 1,0. O direito de nelas construir acima do coeficiente único estabelecido tem de ser adquirido. Conforme José Afonso da Silva, é precisamente essa possibilidade de se construir acima do coeficiente único que caracteriza, juridicamente, o solo criado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1684Q850565 | Direito Ambiental, Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Engenheiro Ambiental, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os incentivos à produção, à instalação de equipamentos e à criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental, são vedados pela Política Nacional do Meio Ambiente, devendo ser determinadas mediante decisão judicial.

II. A Licença Prévia funciona como um alicerce para a edificação de todo o empreendimento. Nesta etapa, são definidos todos os aspectos referentes ao controle ambiental da empresa. De início, o órgão licenciador determina se a área sugerida para a instalação da empresa é tecnicamente adequada. Esse estudo de viabilidade é baseado no Zoneamento Municipal.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1685Q414346 | Direito Ambiental, Químico, Companhia de Saneamento do Paraná SANEPAR PR, UFPR

A Resolução CONAMA no 001/86 apresenta definição de impacto ambiental, considerando qualquer alteração das propriedades do meio ambiente que afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias e a qualidade dos recursos ambientais. Assinale a alternativa que apresenta as propriedades do meio ambiente citadas na definição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1686Q414350 | Direito Ambiental, Procurador do Estado, PGE SP, FCC

De acordo com o Código Florestal e a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA no 369/2006, a intervenção ou a supressão de vegetação em área de preservação permanente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1687Q413867 | Direito Ambiental, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

A assembléia legislativa de um estado da Federação promulgou emenda à constituição estadual, determinando que os relatórios de impacto ambiental produzidos pelo IBAMA ou pelo órgão licenciador do estado, no âmbito de um processo de licenciamento ambiental de empreendimento a ser executado no estado, deveriam ser submetidos ao exame de comissão permanente e específica dessa assembléia como requisito para aprovação e concessão de licenciamento ambiental.

              Essa norma tem como finalidade proteger a integridade do meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Tendo por base essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A norma criada pela assembléia legislativa viola as regras de competência administrativa para a concessão de licenciamento ambiental de empreendimentos poluidores.

  1. ✂️
  2. ✂️

1688Q221622 | Direito Ambiental, Princípios do direito ambiental, Procurador do Estado, PGE PI, CESPE CEBRASPE

O artigo 36, caput e parágrafos, da Lei n.º 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, foi objeto de ação direta de inconstitucionalidade junto ao STF, julgada parcialmente procedente em acórdão ainda não transitado em julgado. O caput do referido dispositivo legal assim dispõe: “Art. 36. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo órgão ambiental competente, com fundamento em estudo de impacto ambiental e respectivo relatório — EIA/RIMA —, o empreendedor é obrigado a apoiar a implantação e manutenção de unidade de conservação do Grupo de Proteção Integral, de acordo com o disposto neste artigo e no regulamento desta Lei.” A partir desse dispositivo, assinale a opção correta relativa a dano ambiental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1689Q226762 | Direito Ambiental, Princípios do direito ambiental, Procurador do Estado, PGE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere ao princípio do usuário-pagador no âmbito do direito ambiental, entre outras normas ambientais, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o referido princípio, deve-se proceder à quantificação econômica dos recursos ambientais, de modo a garantir reparação por todo o dano ambiental causado.
  1. ✂️
  2. ✂️

1690Q414155 | Direito Ambiental, Analista Ambiental, CPRH PE, IPAD

Leia as afirmativas que seguem:

1. Caracterizam-se como unidades de manejo sustentável: a reserva biológica, a estação ecológica, e o parque estadual;

2. Nas unidades de proteção integral haverá proteção total dos atributos naturais que tiverem justificado sua criação, efetuando-se a preservação dos ecossistemas em estado natural com um mínimo de alterações e admitindo apenas o uso indireto de seus recursos, excetuando os casos previstos pela legislação estadual competente.

3. Nas unidades de manejo sustentável haverá proteção parcial dos atributos naturais, admitida a exploração de partes dos recursos disponíveis em regime de manejo sustentado, sujeita às limitações legais.

Está (ão) incorreta (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1691Q699600 | Direito Ambiental, Procurador jurídico, SANASA Campinas, FCC, 2019

Segundo a jurisprudência hoje dominante no Superior Tribunal de Justiça, em tema de Direito Ambiental, a teoria do fato consumado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1692Q237784 | Direito Ambiental, Promotor de Justiça, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Com relação à Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1693Q413919 | Direito Ambiental, Técnico, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Qual dos itens abaixo não representa um tema central da Agenda 21 Nacional?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1694Q702709 | Direito Ambiental, Analista Ambiental, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Conforme a Lei n.º 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, entende?se por coleta seletiva o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1695Q113436 | Direito Ambiental, Diretrizes Gerais da Política Urbana, Analista de Informática, SDS SC, CONSULPLAN

Em relação à proteção e melhoria da qualidade ambiental, analise as afirmativas abaixo:
I. Os Municípios, no tocante à preservação da qualidade ambiental, atuarão dentro dos limites de sua competência, e de forma subsidiária em relação ao Estado, conforme definido na legislação federal.

II. As diretrizes para a proteção e melhoria da qualidade ambiental serão formuladas em normas e planos administrativos, destinados a orientar a ação dos governos do Estado e dos Municípios.

III. Recursos naturais são: a atmosfera, às águas interiores superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, a fauna e a flora.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1696Q413725 | Direito Ambiental, Especialista em Regulação de Petróleo, ANP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes no que se refere a dano ambiental, a sua reparação e responsabilidade.

O dano ambiental se constitui de forma ambivalente, pois abarca tanto as alterações nocivas ao meio ambiente quanto os efeitos provocados por essas modificações em relação à saúde das pessoas envolvidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1697Q413752 | Direito Ambiental, Técnico de Recursos Hídricos, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

A qualidade da água deve ser monitorada com severa responsabilidade, já que todas as formas de vida existentes na Terra dependem desse material. Mais de 97 % da água do nosso planeta é marinha e três quartos da água doce estão presas em geleiras e calotas polares. Lagos e rios são as principais fontes de água potável, o que corresponde a menos de 0,01 % do suprimento total de água. Uma gestão integrada das águas deve planejar, regular e controlar o seu uso, preservar e recuperar recursos hídricos e ecossistemas aquáticos. Julgue os itens seguintes quanto ao monitoramento da qualidade da água e às suas características físico-químicas.

A demanda química de oxigênio (DQO) é uma medida da quantidade total de oxigênio requerida para a completa oxidação de compostos orgânicos dissolvidos. Dessa forma, esse parâmetro permite avaliar a concentração de poluentes orgânicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1698Q414012 | Direito Ambiental, Defensor Público, DPE PA, FCC

A usucapião constitucional rural

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1699Q236093 | Direito Ambiental, Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais, Promotor de Justiça, MPE PR, MPE PR

O parcelamento do solo para fins urbanos é regulamentado pela Lei nº 6.766/79. Em relação ao mencionado diploma legal, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1700Q184644 | Direito Ambiental, Engenheiro, BNDES, CESGRANRIO

A Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, com fundamento nos incisos VI e VII do art. 23, bem como no art. 235 da Constituição Federal, estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental. De acordo com o estabelecido nessa Lei e suas alterações, o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.