Início

Questões de Concursos Direito Ambiental

Resolva questões de Direito Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2061Q414083 | Direito Ambiental, Técnico de Recursos Hídricos, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

A qualidade da água deve ser monitorada com severa responsabilidade, já que todas as formas de vida existentes na Terra dependem desse material. Mais de 97 % da água do nosso planeta é marinha e três quartos da água doce estão presas em geleiras e calotas polares. Lagos e rios são as principais fontes de água potável, o que corresponde a menos de 0,01 % do suprimento total de água. Uma gestão integrada das águas deve planejar, regular e controlar o seu uso, preservar e recuperar recursos hídricos e ecossistemas aquáticos. Julgue os itens seguintes quanto ao monitoramento da qualidade da água e às suas características físico-químicas.

O monitoramento dos cátions Ca 2+ e Mg 2+ não é necessário para a qualidade da água, sobretudo da água de distribuição urbana, embora sejam considerados tóxicos ao meio ambiente e ao ser humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

2062Q413638 | Direito Ambiental, Advogado, Petrobras, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e com base na legislação vigente, julgue os itens seguintes.

Entre as espécies de unidades de conservação e de proteção integral existentes, a estação ecológica tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

2063Q413917 | Direito Ambiental, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Com relação à responsabilidade civil, julgue os itens a seguir.

O Código Civil prevê hipótese em que os pais respondam solidariamente pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia.

  1. ✂️
  2. ✂️

2064Q413946 | Direito Ambiental, Advogado, Petrobras, CESPE CEBRASPE

A CF, de forma inovadora, previu um capítulo específico para o meio ambiente, além de ter tratado dele em diferentes dispositivos ao longo do texto constitucional. A respeito desse assunto, da política nacional do meio ambiente estabelecida na legislação infraconstitucional e das competências em matéria ambiental, julgue os itens a seguir.

A CF previu que lei complementar disciplinasse a política nacional do meio ambiente, razão pela qual foi recepcionada a Lei n.º 6.938/1981.

  1. ✂️
  2. ✂️

2065Q414463 | Direito Ambiental, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

O IBAMA, com recursos de multa paga por empresa responsável por derramamento de petróleo, adquiriu quatro lanchas para fiscalização no litoral. O funcionário destacado para participar da elaboração dos termos da licitação para aquisição dos barcos esqueceu-se de incluir os equipamentos de navegação e salvamento, o que impediu que os barcos começassem a operar, fato que foi constatado no ano seguinte, após a entrega das embarcações às unidades situadas na zona costeira.

Com relação a essa situação hipotética e à luz da legislação brasileira, julgue os itens a seguir.

O IBAMA, a partir da Lei n.º 9.605/1998, passou a dispor de mais recursos financeiros, uma vez que pode utilizar a totalidade dos recursos arrecadados com a aplicação de multas para equipar a própria instituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

2066Q926248 | Direito Ambiental, Proteção Ambiental e Responsabilidade, 2024

Qual é a importância do Estudo de Impacto Ambiental (EIA)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2067Q413998 | Direito Ambiental, Especialista em Regulação, ANEEL, ESAF

Com relação às licenças ambientais requeridas na viabilização de um empreendimento hidrelétrico, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2068Q413746 | Direito Ambiental, Perito Criminal, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Considerando a divisão hidrográfica nacional, estabelecida na Resolução n.º 32/2003 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, julgue os itens a seguir.

Uma região hidrográfica não engloba mais que uma bacia hidrográfica.

  1. ✂️
  2. ✂️

2069Q414263 | Direito Ambiental, Auditor Governamental, CGE PI, CESPE CEBRASPE

A respeito de impactos ambientais e medidas mitigadoras desses fenômenos, julgue os próximos itens. Se um impacto ambiental significativo resultar em melhoria de um fator ou de um parâmetro ambiental, ele pode ser classificado como positivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

2070Q413753 | Direito Ambiental, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relacionados a direito ambiental.

A coleta de material biológico para pesquisa científica em unidade de conservação, sem a devida autorização prévia quando esta for exigível, sujeita o executor a multa de até R$ 20.000,00.

  1. ✂️
  2. ✂️

2071Q414040 | Direito Ambiental, Analista de Gestão Corporativa, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, acerca do licenciamento ambiental.

A licença de operação é concedida após a realização de vistoria e da confirmação do funcionamento dos sistemas de controle ambiental, especificados nas fases anteriores do licenciamento ambiental. Essa licença autoriza o início da operação do empreendimento e é concedida com prazo de validade e condicionantes para a continuidade da operação.

  1. ✂️
  2. ✂️

2072Q370271 | Direito Ambiental, CESPE CEBRASPE

Com relação aos mecanismos de tutela administrativa do meio ambiente, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2073Q414088 | Direito Ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições constantes do Protocolo de Kyoto, julgue o próximo item.

Nesse protocolo, são estabelecidos metas e prazos relativos à redução ou limitação das emissões futuras de dióxido de carbono e de outros gases responsáveis pelo efeito estufa.

  1. ✂️
  2. ✂️

2074Q709536 | Direito Ambiental, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Teotônio Vilela AL, ADM TEC, 2019

Texto associado.

Leia as afirmativas a seguir:

I. Ter o agente cometido a infração no interior do espaço territorial especialmente protegido é uma circunstância que atenua a pena, quando não constitui ou qualifica o crime ambiental.

II. Disseminar doença, praga ou espécies que possam causar dano à agricultura, à pecuária, à fauna, à flora ou aos ecossistemas é crime, com pena de advertência administrativa.


Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2075Q414128 | Direito Ambiental, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Entre as novas atividades que estão sendo desenvolvidas na área rural está o pesque-pague. Com relação a essa atividade, julgue os itens seguintes.

Para funcionar legalmente, um pesque-pague precisará ter uma licença ambiental.

  1. ✂️
  2. ✂️

2076Q231095 | Direito Ambiental, Promotor de Justiça, MPE SC, MPE SC

Texto associado.

ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
CERTO - (C) OU ERRADO - (E)

A Lei 11.105/2005 proíbe clonagem humana, engenharia genética em célula germinal humana, zigoto humano e embrião humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

2077Q413880 | Direito Ambiental, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao direito agrário, julgue os próximos itens.

É cabível ação reivindicatória que verse sobre imóvel rural desapropriado para fins de reforma agrária e registrado em nome do expropriante.

  1. ✂️
  2. ✂️

2078Q414426 | Direito Ambiental, Analista Ambiental, CPRH PE, IPAD

Leia as afirmativas que seguem:

1. De acordo com a Lei Estadual 11.206/95, reserva legal é a área de, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) de cada propriedade rural, onde não é permitido o corte raso, devendo ser averbada à margem da inscrição de matrícula do imóvel no cartório de imóveis competente.

2. Conforme a legislação estadual, entende-se por manejo a técnica de utilização racional e controlada de recursos ambientais mediante a aplicação de conhecimentos científicos e técnicos, visando atingir os objetivos de conservação da natureza.

3. A proteção da flora e da fauna, dos processos ecológicos essenciais à promoção do manejo ecológico das espécies e ecossistemas é objetivo da Política Florestal do Estado de Pernambuco.

Está (ão) correta (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2079Q413669 | Direito Ambiental, Técnico de Recursos Hídricos, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Na distribuição de água potável em uma fazenda, usualmente bombeia-se a água de um poço artesiano até uma caixa d’água e essa água é distribuída, por efeito da gravidade, aos pontos de consumo. A respeito do escoamento da água, julgue os itens que se seguem.

Existe relação direta entre o fator de atrito dentro da tubulação e o número de Reynolds. Essa relação pode ser descrita por uma função contínua.

  1. ✂️
  2. ✂️

2080Q414486 | Direito Ambiental, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes acerca da política nacional do meio ambiente (PNMA).

O Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) é constituído por órgãos e entidades da União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, e sua composição conta com um órgão superior, que é o conselho de governo; um órgão consultivo e deliberativo, que é o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); bem como com um órgão central, um órgão executor, órgãos seccionais e locais.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.