Início

Questões de Concursos Direito Civil

Resolva questões de Direito Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1681Q28222 | Direito Civil, Procurador do Município, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

A P.S. tinha cinco filhos, entres os quais F. S. a quem ele vendeu um lote situado na Vila Bandeirante. Dos outros quatro, apenas J. S. não aquiesceu na escritura.

Em virtude da divergência desse filho, a compra e venda é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1682Q419914 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2018

Túlio, cidadão idoso, natural de Aracaju ? SE e domiciliado em São Paulo ? SP, caminhava na calçada em frente a um edifício em sua cidade natal quando, da janela de um apartamento, caiu uma garrafa de refrigerante cheia, que lhe atingiu o ombro e provocou a fratura de sua clavícula e de seu braço. Em razão do incidente, Túlio permaneceu por dois meses com o membro imobilizado, o que impossibilitou seu retorno a São Paulo para trabalhar. Por essas razões, Túlio decidiu ajuizar ação de indenização por danos materiais. Apesar da tentativa, ele não descobriu de qual apartamento caiu ou foi lançada a garrafa.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Em caso de condenação do condomínio, o direito de regresso contra o morador do apartamento do qual caiu a garrafa, caso ele seja posteriormente identificado, depende da comprovação de dolo ou culpa do causador do dano.
  1. ✂️
  2. ✂️

1683Q10335 | Direito Civil, Estágio Jurídico, DPE BA

Segundo o Código Civil Brasileiro, é nulo o casamento contraído
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1684Q4975 | Direito Civil, Técnico Judiciário, TJ AM, FJPF

Enquanto a pessoa natural surge com um fato biológico, a pessoa jurídica começa a ter existência legal com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1685Q208765 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Especialista em Regulação Direito, ANP, CESGRANRIO

Quanto às cláusulas especiais à compra e venda, analise as afirmações a seguir.

I - O prazo para o exercício de cláusula de retrovenda tem caráter prescricional e deve ser exercido no tempo máximo de dois anos.
II - A venda feita a contento do comprador não se reputará perfeita, enquanto o adquirente não manifestar seu desagrado.
III - O prazo para exercer o direito de preferência não poderá exceder a cento e oitenta dias, se a coisa for móvel, ou a dois anos, se imóvel.
IV - A cláusula de reserva de domínio será estipulada por escrito e depende de registro no domicílio do comprador para valer contra terceiros.
V - Na venda sobre documentos, a entrega do seu título representativo e dos outros documentos exigidos pelo contrato não substitui a tradição da coisa.

Estão corretas APENAS as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1686Q117385 | Direito Civil, Legislação Especial, Analista de Promotoria I, MPE SP, VUNESP

Considere a hipótese de o Ministério Público ser comunicado por profissionais de saúde acerca de maus-tratos contra idosos, praticados por enfermeiros e auxiliares de enfermagem, funcionários de uma clínica particular em São Paulo. Nesse caso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1687Q422036 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Marta, adolescente de 14 anos, recebeu vultosa herança que seu tio, solteiro e sem filhos, destinou-lhe por testamento. A seus pais, pessoas de poucos recursos financeiros, coube o usufruto e a administração legais dos bens de sua filha. Certo dia, chateada com Carla, sua amiga de escola, Marta cria perfil falso em rede social e passa a atentar contra a imagem e honra de sua amiga, o que veio a ser descoberto pelos pais de Carla.

Inconformados, os pais de Carla, representando sua filha, ajuízam ação judicial com pedido de reparação de danos morais em face dos pais de Marta, o qual:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1688Q33464 | Direito Civil, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Acerca do inventário e partilha de bens, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1689Q173765 | Direito Civil, Direito das Coisas Direitos Reais, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

A tradição feita por quem não seja proprietário do bem móvel

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1690Q175304 | Direito Civil, Princípios Gerais de Direito Civil, Defensor Público, DPE PR, FCC

Acerca das diretrizes regentes e estruturantes do processo de codificação do Código Civil de 2002, fundadas no pensamento culturalista de Miguel Reale, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1691Q21707 | Direito Civil, Advogado, BDMG, FUMARC

Texto associado.
Para responder as questões de 36 a 40 tenha como base o Código Civil Brasileiro.
Marque a alternativa FALSA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1692Q926180 | Direito Civil, Primeira Fase OAB, OAB

Matheus, sem filhos, casado com Jane, no regime de comunhão parcial de bens, falece após enfarto fulminante. De seu parentesco em linha reta são ainda vivos Carlos, seu pai, e Irene, sua avó materna.
A partir da situação acima, assinale a opção que indica a sucessão de Matheus.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1693Q419567 | Direito Civil, Institutos Complementares, Analista Técnico Administrativo II, JUCESC SC, FEPESE, 2017

Assinale a alternativa que indica corretamente os princípios sob os quais, o nome empresarial deverá se pautar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1694Q37877 | Direito Civil, Juiz do Trabalho Substituto, TRT SP

Quanto à responsabilidade civil assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1695Q22537 | Direito Civil, Advogado, CASAN SC, AOCP

Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção. Subsiste esta garantia ainda que a aquisição se tenha realizado em hasta pública.
II. Podem as partes, por cláusula expressa, reforçar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evicção.
III. Não obstante a cláusula que exclui a garantia contra a evicção, se esta se der, tem direito o evicto a receber o preço que pagou pela coisa evicta, se não soube do risco da evicção, ou, dele informado, não o assumiu.
IV. Salvo estipulação em contrário, tem direito o evicto, além da restituição integral do preço ou das quantias que pagou, à indenização dos frutos que tiver sido obrigado a restituir; à indenização pelas despesas dos contratos e pelos prejuízos que diretamente resultarem da evicção; às custas judiciais e aos honorários do advogado por ele constituído.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1696Q61969 | Direito Civil, Analista Judiciário, TJ MS, PUC PR, 2017

Sobre os institutos da prescrição e da decadência previstos no Código Civil, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1697Q370706 | Direito Civil, Direito das Sucessões, FGV, 2017

Lúcia, sem ascendentes e sem descendentes, faleceu solteira e não deixou testamento. O pai de Lúcia tinha dois irmãos, que tiveram, cada qual, dois filhos, sendo, portanto, primos dela. Quando do falecimento de Lúcia, seus tios já haviam morrido. Ela deixou ainda um sobrinho, filho de seu único irmão, que também falecera antes dela.


Sobre a sucessão de Lúcia, de acordo com os fatos narrados, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1698Q61970 | Direito Civil, Analista Judiciário, TJ MS, PUC PR, 2017

Considerando as disposições sobre o instituto da Ausência previstas no Código Civil Brasileiro, leia as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA.

I. Pode ser declarada a ausência, e se nomear curador, quando o sujeito deixar mandatário que não queira ou não possa exercer ou continuar o mandato, ou se os seus poderes forem insuficientes.
II. O cônjuge do ausente, mesmo que esteja separado de fato por mais de dois anos antes da declaração da ausência, será o seu legítimo curador.
III. Se durante a posse provisória se provar a época exata do falecimento do ausente, considerar-se-á, nessa data, aberta a sucessão em favor dos herdeiros, que o eram àquele tempo.
IV. Os imóveis do ausente só se poderão alienar, não sendo por desapropriação, ou hipotecar, quando o ordene o juiz, para lhes evitar a ruína.
V. Qualquer herdeiro poder ser imitido desde logo na posse dos bens do ausente, independentemente do oferecimento de garantias de restituição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1699Q925461 | Direito Civil, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Os tutores de José consideram que o rapaz, aos 16 anos, tem maturidade e discernimento necessários para praticar os atos da vida civil. Por isso, decidem conferir ao rapaz a sua emancipação. 
Consultam, para tanto, um advogado, que lhes aconselha corretamente no seguinte sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1700Q187689 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Advogado, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, que versam sobre contratos.

Nos contratos bilaterais, em que há prestações recíprocas, interdependentes e simultâneas, o inadimplemento de um dos contratantes permite à outra parte a opção de resolver o contrato ou opor a exceção do contrato não cumprido, deixando de efetuar a sua prestação enquanto a outra parte não efetuar a respectiva contraprestação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.