Início

Questões de Concursos Direito Civil

Resolva questões de Direito Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4461Q180545 | Direito Civil, Direito de Família, Defensor Público, DPE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto ao direito de família, julgue os itens seguintes.

É possível que homem e mulher que resolvam manter união estável estabeleçam entre si regime de bens por meio de um contrato de convivência, negócio jurídico que poderá, inclusive, ser formalizado por meio de instrumento particular e cuja falta acarretará a aplicação das regras atinentes ao regime da comunhão parcial.

  1. ✂️
  2. ✂️

4462Q419936 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ MG, CONSULPLAN, 2017

João Lima recebeu uma promissória do emitente e devedor Pedro Silva, que não foi paga, mas não a executou e nem a protestou. Passados 6 anos da data do vencimento do título, o credor entrou com uma ação monitória de cobrança, visando receber seu crédito. Pedro Silva, em embargos, alegou somente a tese de prescrição, sem maior detalhe ou especificação. João Lima, em resposta aos embargos, disse que não ocorreu prescrição, já que o prazo de cobrança somente teria iniciado após os 3 anos para a ação de execução, que se somariam aos anos subsequentes, ou seja, a prescrição seria em 8 anos, ou então em 10 anos, já que se trata de direito pessoal, sem prazo específico na lei para fins de prescrição. É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4463Q418928 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Defensor Público, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais MG

Sobre a revogação da doação por ingratidão, é CORRETO afirmar que ela pode ocorrer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4464Q416625 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Técnico Judiciário, TJ MG, FUNDEP UFMG

Marialva, com 22 anos, e Antônio, com 26 anos, casaram-se sob o regime consensual de separação de bens e tiveram um filho.

Quando este estava com dois meses de vida, Ma-rialva engravidou novamente.

Estando ela com seis meses de gravidez, seu marido veio a falecer em acidente de trânsito. Ao receber a notícia, Marialva, passou mal e o filho nas-ceu, deu um suspiro e morreu.

Considerando-se o que determina o Código Civil vigente, é CORRETO afirmar que, em relação ao único imóvel adquirido pelo marido na constância do casamento, Marialva

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4465Q206970 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Primeira Fase OAB, OAB, VUNESP

Sobre a possibilidade de realização de inventário, partilha, separação consensual e divórcio consensual, por via administrativa, assinale a alternativa errada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4466Q418426 | Direito Civil, Institutos Complementares, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que concerne aos requisitos, impedimentos, direitos e deveres do empresário, aos atos de comércio e aos contratos de empresas, julgue os itens subsecutivos. Situação hipotética: João, empresário e proprietário de uma loja de roupas, sofreu um acidente vascular cerebral, razão por que foi decretada a sua incapacidade civil. Assertiva: Nessa situação, João poderá continuar na empresa, assistido ou representado pelos seus pais, mediante autorização judicial.
  1. ✂️
  2. ✂️

4467Q421502 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Analista de Gestão, CEGAS CE, IESES, 2017

Dos defeitos do negócio jurídico, temos o erro ou a ignorância. Segundo o artigo 139 da Lei 10.406/2002 o erro pode ser substancial quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4468Q422784 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Defensor Público Substituto, DPE SC, FCC, 2017

Sobre o direito das obrigações,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4469Q52097 | Direito Civil, Procurador do Estado, PGE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca da responsabilidade civil, julgue os itens subsequentes, à luz da jurisprudência dominante do STJ.

O espólio tem legitimidade para postular indenização pelos danos materiais e morais supostamente experimentados pelos herdeiros.
  1. ✂️
  2. ✂️

4470Q187778 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Advogado, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à responsabilidade civil, julgue os itens subseqüentes.

Na responsabilidade subsidiária, há duas ou mais pessoas responsáveis pela obrigação, uma delas tem o débito originário e a outra, apenas a responsabilidade por esse débito. Assim, o empregador, o pai ou o responsável legal que pagar o prejuízo causado por um empregado ou por um filho menor ou por um incapaz poderá ajuizar demanda regressiva contra a pessoa por quem se responsabilizou.

  1. ✂️
  2. ✂️

4471Q420228 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 1a, FCC

Pedro deseja vender um imóvel à vista e seu amigo João deseja comprá-lo, mas não possui o dinheiro. Sabendo ser portador de uma doença incurável, quer assegurar a João o direito de adquiri-lo, quando este tiver condições financeiras, mas sem prejudicar os herdeiros, que deverão receber o preço já ajustado com João. Neste caso, para satisfazer as intenções de Pedro e de João,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4472Q224399 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Procurador, PGE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos contratos regidos pelo Código Civil, julgue os
próximos itens.

Nos contratos em que as obrigações assumidas pelas partes são recíprocas e simultâneas, o inadimplemento de uma permite à outra parte opor a exceção do contrato não- cumprido, deixando de efetuar a sua prestação enquanto a outra parte não efetuar a respectiva contraprestação.

  1. ✂️
  2. ✂️

4473Q416918 | Direito Civil, Pessoas

Tiago, com 17 anos de idade e relativamente incapaz, sob autoridade de seus pais Mário e Fabiana, recebeu, por doação de seu tio, um imóvel localizado na rua Sete de Setembro, com dois pavimentos, contendo três lojas comerciais no primeiro piso e dois apartamentos no segundo piso. Tiago trabalha como cantor nos finais de semana, tendo uma renda mensal de R$ 3.000,00 (três mil reais). Face aos fatos narrados e considerando as regras de Direito Civil, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4474Q174486 | Direito Civil, Direito das Coisas, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

José e Maria transferiram o domínio de um terreno à Construtora X por meio de escritura pública, livre e desembaraçado de quaisquer ônus. A construtora, a fim de garantir o financiamento da construção do edifício projetado sobre o terreno, para fins não residenciais, deu o imóvel em garantia ao Banco Y, que liberaria o ônus, assim que quitado o empréstimo. Para o pagamento do terreno, José e Maria receberiam 4 unidades a serem construídas, sendo que ao final, receberam as unidades hipotecadas, em virtude de que a construtora não quitou o débito com o banco. Diante desse fato, indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4475Q414616 | Direito Civil, Liquidação da Herança, Oficial de Diligência, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 81 a 95, relacionados ao direito civil e ao direito processual civil.

O inventário de alguém que deixe herdeiros menores e seja proprietário de bens situados em vários estados, mas que não tenha domicílio certo, deverá ser aberto no local de seu falecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

4476Q421027 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 4a, FCC

Analise as proposições abaixo.

I. Para aferição da boa-fé objetiva, leva-se em conta a conduta da parte na execução do contrato.

II. Enquanto a pessoa for viva, sua herança só poderá ser negociada por seus herdeiros necessários.

III. Os efeitos da sentença que resolve contrato por onerosidade excessiva retroagem à data da citação.

IV. Proposta ação de rescisão de contrato por onerosidade excessiva, o juiz não admitirá que o réu ofereça qualquer vantagem para a manutenção do negócio.

V. A anulação do negócio jurídico por lesão depende, apenas, da desproporção entre as obrigações assumidas pelas partes, nos negócios bilaterais.

Estão corretas APENAS as proposições

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4477Q422067 | Direito Civil, Pessoas, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Considere as seguintes afirmativas a respeito do domicílio da pessoa natural:

I. Tem como regra geral o lugar onde a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo.

II. Considera-se também como domicílio da pessoa natural, quanto às rela-ções concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida.

III. Se houver exercício da profissão em lugares diversos, o local da contrata-ção constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.

IV. Muda-se o domicílio, transferindo a residência, com a intenção manifesta de o mudar. A prova da intenção resultará do que declarar a pessoa às municipalidades dos lugares, que deixa, e para onde vai, ou, se tais decla-rações não fizer, da própria mudança, com as circunstâncias que a acompanharem.

 Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4478Q176316 | Direito Civil, Responsabilidade civil, Defensor Público, DPE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Lucas, menor com dezessete anos de idade, pegou o
carro de seus pais, enquanto eles dormiam, e causou um acidente
ao colidir no veículo de Eduardo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens
com base na disciplina da responsabilidade civil.

Em razão de a emancipação cessar a menoridade, predomina o entendimento de que, caso os pais tivessem emancipado Lucas, ficaria afastada a responsabilidade deles pelos danos causados a Eduardo.

  1. ✂️
  2. ✂️

4479Q416706 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Advogado, Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina SC, FEPESE

Assinale a alternativa correta, de acordo com o Código Civil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4480Q229834 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Promotor de Justiça, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Em relação ao direito das obrigações, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.