Início

Questões de Concursos Direito Eleitoral

Resolva questões de Direito Eleitoral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1901Q457115 | Direito Eleitoral, Partidos Políticos, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, Defensoria Pública da União, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue os seguintes itens, acerca das regras relativas ao processo eleitoral previstas na legislação competente. Para a realização da prestação de contas pelo sistema simplificado, a legislação considera o critério do montante de recursos financeiros utilizados na campanha e, no caso das eleições para prefeitos e vereadores, a quantidade de eleitores do município.
  1. ✂️
  2. ✂️

1902Q456873 | Direito Eleitoral, Recursos Eleitorais, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

Dos atos, resoluções e decisões dos Juízes ou Juntas Eleitorais, caberá recurso para o Tribunal Regional Eleitoral. A respeito dos recursos considere:

I. Sempre que a lei não fixar prazo especial, o recurso deverá ser interposto em três dias da publicação do ato, resolução ou decisão.

II. Os recursos eleitorais terão efeito suspensivo, suspendendo-se a eficácia de ato, resolução ou decisão.

III. Feita a distribuição do recurso a Secretaria do Tribunal abrirá vista dos autos à Procuradoria Regional, que deverá emitir parecer no prazo de quinze dias.

IV. Em regra, no julgamento de um mesmo pleito eleitoral, as decisões anteriores sobre questões de Direito constituem prejulgados para os demais casos.

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba é correto o que consta APENAS em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1903Q455877 | Direito Eleitoral, Propaganda eleitoral em geral, Analista Judiciário, TRE SE, FCC

A responsabilidade pelo pagamento das multas decorrentes da propaganda eleitoral é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1904Q456141 | Direito Eleitoral, Elegibilidade e Inelegibilidade, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

João, servidor público da Fundação Hospitalar de Belo Horizonte – MG, virá a ser escolhido por convenção do Partido Azul (PA) como candidato a deputado estadual, sendo-lhe atribuído o número 12.321. Nesse pleito, também concorrerá, para o mesmo cargo, um candidato com número 14.312. Considerando que o art. 15, inciso III, da Lei n.o 9.504, de 1997, determina que os candidatos às Assembléias Legislativas concorrerão com o número do partido ao qual estiverem filiados, acrescido de três algarismos à direita, julgue os itens que seguem.

Supondo que João completasse 28 anos uma semana após a data em que ele deveria tomar posse como deputado, o pedido de registro de sua candidatura deveria ter sido indeferido pela justiça eleitoral.

  1. ✂️
  2. ✂️

1905Q456662 | Direito Eleitoral, Sistema eletrônico de votação e da totalização dos votos, Técnico Judiciário, TRE RN, FCC

O processo eleitoral é uma das formas de concretização do princípio democrático, razão pela qual é merecedor de diversas garantias previstas, expressamente, na legislação. Entre tais garantias, destaca-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1906Q456439 | Direito Eleitoral, Liberdade da propaganda lícita, Analista Judiciário, TRE PE, FCC

O uso silencioso de camiseta, boné e botton de Partido Político no dia da eleição

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1907Q254249 | Direito Eleitoral, Técnico Judiciário Programação, TRE MG, CONSULPLAN

A  Justiça  Eleitoral  é  composta  por  distintos  órgãos,  os  quais  possuem  composição  e  atribuições  específicas.  As  atribuições do Corregedor Geral da Justiça Eleitoral são fixadas pelo 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1908Q255019 | Direito Eleitoral, Propaganda política, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE RS, FCC

É vedado aos partidos políticos, na propaganda partidária gratuita, gravada ou ao vivo, efetuada mediante transmissão por rádio e televisão,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1909Q146733 | Direito Eleitoral, Das juntas eleitorais, Analista Judiciário Enfermagem, TRE PR, FCC

Presentes os demais requisitos legais, podem ser nomeados membros das Juntas Eleitorais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1910Q455726 | Direito Eleitoral, Mesas receptoras, Promotor de Justiça Substituto, MPE GO, MPE GO

Marque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1911Q455983 | Direito Eleitoral, Liberdade de propaganda, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Suponha que um candidato ao cargo de deputado estadual que está com o registro sub judice continue praticando atos de campanha e grave um programa eleitoral a ser veiculado no horário eleitoral gratuito. Outros candidatos do seu partido e da coligação temem que a veiculação desse programa venha a ser considerada um desafio à medida judicial que deixou o registro do candidato sub judice. A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que seguem.

O fato desse candidato estar com o registro sub judice não o impede de praticar atos relativos à campanha e utilizar-se do horário eleitoral gratuito.

  1. ✂️
  2. ✂️

1912Q230209 | Direito Eleitoral, Justiça Eleitoral, Programador de Computador, TRE MG, CESPE CEBRASPE

Acerca dos juízes e das juntas eleitorais, assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1913Q153677 | Direito Eleitoral, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes aos partidos políticos.

De acordo com a doutrina majoritária, os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito privado e, para sua criação, é necessário registrar seus estatutos junto ao competente cartório do registro civil das pessoas jurídicas do Distrito Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1914Q456783 | Direito Eleitoral, Registro dos partidos políticos, Juiz Substituto, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE, 2018

O registro de estatuto de partido político junto ao TSE será autorizado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1915Q254818 | Direito Eleitoral, Alistamento, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE CE, FCC

Do despacho proferido em processo de alistamento caberá recurso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1916Q457060 | Direito Eleitoral, Sistema eletrônico de votação e da totalização dos votos, Técnico Judiciário, TRE AM, FCC

A urna eletrônica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1917Q456296 | Direito Eleitoral, Sufrágio e voto, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

Seis candidatos disputaram as eleições para Prefeito de um município com mais de 200.000 eleitores. Após o primeiro turno, os dois mais votados vieram a falecer e o terceiro mais votado renunciou à sua candidatura. Nesse caso, o segundo turno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1918Q456304 | Direito Eleitoral, Juíz Estadual, TJ PR, PUC PR

Sobre a apuração de crimes eleitorais, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1919Q230515 | Direito Eleitoral, Recursos eleitorais, Promotor de Justiça, MPE PR, MPE PR

Quanto à matéria eleitoral, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1920Q457104 | Direito Eleitoral, Elegibilidade e Inelegibilidade, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Texto CE – questões 76 e 77

Gabriel, oficial da Marinha brasileira com seis anos de serviço, decidiu candidatar-se a deputado federal pelo Rio Grande do Norte – RN, nas eleições de 2002, pelo Partido Azul (PA). Embora, durante os últimos 3 anos, Gabriel tenha residido no RN e esteja inscrito em uma Seção Eleitoral de Natal – RN, por força de sucessivas remoções ex officio, ele não residiu por mais de seis meses seguidos na mesma cidade durante esse período, sendo que sua última remoção ocorreu em 10/1/2002, quando se mudou para Mossoró – RN.

Para evitar transtornos, Gabriel consultou a assessoria jurídica do Ministério da Marinha acerca de como ele deveria proceder para afastar-se de sua atividade. Em resposta, obteve a informação de que precisaria afastar-se definitivamente da atividade militar para concorrer a cargo público eletivo, pois somente os militares com mais de dez anos de serviço poderiam afastar-se temporariamente do cargo até a eleição. Afirmou também a referida assessoria que, de toda forma, não havia mais tempo hábil para que Gabriel se desligasse das Forças Armadas e fosse candidato nas eleições de 2002, pois ele não mais poderia cumprir a exigência da legislação eleitoral no sentido de que somente podem concorrer a cargo eletivo eleitores filiados ao respectivo partido político pelo menos um ano antes da data do pleito. Considerando a situação hipotética descrita no texto CE, julgue os itens a seguir.

Se Gabriel não fosse oficial e estivesse prestando serviço militar obrigatório durante os seis meses que antecedessem à eleição, então ele não seria alistável no período em que os partidos devem registrar seus candidatos e seria inelegível para o cargo a que pretendia candidatar-se.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.