Início

Questões de Concursos Direito Eleitoral

Resolva questões de Direito Eleitoral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1921Q253815 | Direito Eleitoral, Órgãos da Justiça Eleitoral, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE AC, FCC

Podem ser nomeados membros das Juntas Eleitorais, dentre outros,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1922Q456315 | Direito Eleitoral, Recursos Eleitorais

Caberá recurso contra expedição de diploma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1923Q456078 | Direito Eleitoral, Justiça Eleitoral, Analista Judiciário, TRE PI, FCC

A expedição de diplomas para os cargos municipais compete

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1924Q457104 | Direito Eleitoral, Elegibilidade e Inelegibilidade, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Texto CE – questões 76 e 77

Gabriel, oficial da Marinha brasileira com seis anos de serviço, decidiu candidatar-se a deputado federal pelo Rio Grande do Norte – RN, nas eleições de 2002, pelo Partido Azul (PA). Embora, durante os últimos 3 anos, Gabriel tenha residido no RN e esteja inscrito em uma Seção Eleitoral de Natal – RN, por força de sucessivas remoções ex officio, ele não residiu por mais de seis meses seguidos na mesma cidade durante esse período, sendo que sua última remoção ocorreu em 10/1/2002, quando se mudou para Mossoró – RN.

Para evitar transtornos, Gabriel consultou a assessoria jurídica do Ministério da Marinha acerca de como ele deveria proceder para afastar-se de sua atividade. Em resposta, obteve a informação de que precisaria afastar-se definitivamente da atividade militar para concorrer a cargo público eletivo, pois somente os militares com mais de dez anos de serviço poderiam afastar-se temporariamente do cargo até a eleição. Afirmou também a referida assessoria que, de toda forma, não havia mais tempo hábil para que Gabriel se desligasse das Forças Armadas e fosse candidato nas eleições de 2002, pois ele não mais poderia cumprir a exigência da legislação eleitoral no sentido de que somente podem concorrer a cargo eletivo eleitores filiados ao respectivo partido político pelo menos um ano antes da data do pleito. Considerando a situação hipotética descrita no texto CE, julgue os itens a seguir.

Se Gabriel não fosse oficial e estivesse prestando serviço militar obrigatório durante os seis meses que antecedessem à eleição, então ele não seria alistável no período em que os partidos devem registrar seus candidatos e seria inelegível para o cargo a que pretendia candidatar-se.

  1. ✂️
  2. ✂️

1925Q253859 | Direito Eleitoral, Tribunal Superior Eleitoral, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE AM, FCC

Compete ao Tribunal Superior Eleitoral processar e julgar originariamente o registro e a cassação de registro de candidatos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1926Q456385 | Direito Eleitoral, Justiça Eleitoral, Técnico Judiciário, TRE PA, CESPE CEBRASPE

Com relação às competências dos órgãos da justiça eleitoral, é correto afirmar que ao juiz eleitoral

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1927Q456130 | Direito Eleitoral, Analista Judiciário, TRE TO, FCC

Atenção: As questões de números 29 a 32 referem-se à Lei no 9.504/97 (Lei das Eleições). Se o registro do candidato estiver sub judice, ele
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1928Q259021 | Direito Eleitoral, Propaganda política, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE SP, FCC

Considere, dentre outras, as seguintes formas de propaganda eleitoral:

I. Caminhada.

II. Fixação de outdoors com fotos de candidatos.

III. Distribuição pelos candidatos de cestas básicas.

IV. Distribuição por comitê de material gráfico.

Até as vinte e duas horas do dia que antecede a eleição serão vedadas as formas de propaganda indicadas SOMENTE em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1930Q456661 | Direito Eleitoral, Partidos Políticos, Técnico Judiciário, TRE AP, FCC

A incorporação de um partido a outro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1931Q456415 | Direito Eleitoral, Atos Preparatórios à Votação, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

A respeito das representações da Lei nº 9.504, de 30/09/1997, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1932Q456676 | Direito Eleitoral, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios do direito eleitoral, julgue os itens a seguir. Entre os princípios norteadores do direito eleitoral brasileiro incluem-se o princípio da igualdade, o princípio do devido processo legal, o princípio da publicidade e o princípio da preclusão ou da eventualidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

1933Q456934 | Direito Eleitoral, Implicações da falta de ética na captação de sufrágio, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

Constitui captação ilícita de sufrágio o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal ou de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, no prazo desde o registro de candidatura até o dia da eleição, sujeitando-se o infrator a pena de multa e cassação do registro ou do diploma (artigo 41-A da Lei nº. 9504/97). Considerando a jurisprudência dominante do Tribunal Superior Eleitoral em relação a tal ilícito, pode-se dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1934Q456181 | Direito Eleitoral, Inelegilidade, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca das inelegibilidades, julgue o próximo item.

Considere que um indivíduo tenha sido condenado, em decisão transitada em julgado, à pena de três anos de reclusão e multa por adulteração de número de chassi de veículo automotor e que a tenha cumprido integralmente. Considere, ainda, que os efeitos da pena perduraram até 4/5/2009. Nessa situação, o indivíduo permanecerá inelegível até 4/5/2012.

  1. ✂️
  2. ✂️

1935Q455719 | Direito Eleitoral, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com relação às juntas eleitorais e ao alistamento eleitoral, julgue os itens a seguir.

Diferentemente das zonas eleitorais, as juntas são órgãos da justiça eleitoral e, portanto, fazem parte do poder judiciário federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1936Q455986 | Direito Eleitoral, Partidos Políticos, Técnico Judiciário, TRE MA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos às eleições e à celebração de coligações.

I É facultado aos partidos políticos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para eleição majoritária, proporcional, ou para ambas, podendo, neste último caso, formar-se mais de uma coligação para a eleição proporcional entre os partidos que integram a coligação para o pleito majoritário.

II Os partidos integrantes da coligação devem designar dois delegados para tratar dos interesses e representar a coligação, no que se refere ao processo eleitoral.

III As eleições para presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador de estado e do DF, prefeito e vice-prefeito, senador, deputado federal, deputado estadual, deputado distrital e vereador ocorrem, simultaneamente, em todo o país, no primeiro domingo de outubro do ano respectivo.

IV Na propaganda para eleições majoritária e proporcional, a coligação deve usar, obrigatoriamente, sob sua denominação, as legendas de todos os partidos que a integram.

V Uma coligação deve ter denominação própria, que pode ser a junção de todas as siglas dos partidos que a integram, sendo a ela atribuídas as prerrogativas e obrigações de partido político, no que se refere ao processo eleitoral, e devendo ela funcionar como um só partido no relacionamento com a justiça eleitoral e no trato dos interesses interpartidários.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1937Q456761 | Direito Eleitoral, Propaganda Política, Analista Judiciário, TRE PE, FCC

Na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, a Justiça Eleitoral poderá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1938Q233276 | Direito Eleitoral, Crimes Eleitorais, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Não constitui crime eleitoral:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1939Q456004 | Direito Eleitoral, Elegibilidade e Inelegibilidade, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativamente à situação apresentada no texto CE.

Não seria contrária à legislação eleitoral vigente disposição dos estatutos do PB que considerasse defeso o registro de candidatos com menos de três anos de filiação ao partido.

  1. ✂️
  2. ✂️

1940Q237646 | Direito Eleitoral, Promotor de Justiça, MPE PR, MPE PR

No que diz respeito aos dispositivos penais previstos na Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965, assinale a alternativa que contenha a afirmação correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.