Início

Questões de Concursos Direito Empresarial e Comercial

Resolva questões de Direito Empresarial e Comercial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1621Q234960 | Direito Empresarial e Comercial, Falência, Promotor de Justiça, MPE MT, FMP RS

Aponte, dentre as alternativas apresentadas, aquela considerada correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1622Q372971 | Direito Empresarial e Comercial, Falência e Recuperação de Empresas, OAB SP

Segundo a nova lei de recuperação judicial, o crédito derivado da legislação do trabalho é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1623Q925949 | Direito Empresarial e Comercial, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Texto associado.
O empresário individual Ives Diniz, em conluio com seus dois primos, realizou empréstimos simulados a fim de obter crédito para si; por esse e outros motivos, foi decretada sua falência. No curso do processo falimentar, o administrador judicial verificou a prática de outros atos praticados pelo devedor e seus primos, antes da falência; entre eles, a transferência de bens do estabelecimento a terceiros lastreados em pagamentos de dívidas fictícias, com nítido prejuízo à massa.              
De acordo com o enunciado e as disposições da Lei de Falência e Recuperação de Empresas, o advogado contratado pelo administrador judicial para defender os direitos e interesses da massa deverá 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1624Q173592 | Direito Empresarial e Comercial, Títulos de crédito, Defensor Público, DPE DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relacionados aos títulos de crédito em espécie.

Perde o atributo da abstração a nota promissória em cujo corpo haja referência ao contrato que a tenha ensejado, de modo que defesas decorrentes da falta ou falha de execução contratual poderão ser opostas, pelo sacador, a terceiro de boa fé a quem tenha sido a nota endossada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1625Q458282 | Direito Empresarial e Comercial, Regime Jurídico da Sociedade Empresária

Considere as seguintes proposições acerca do preposto:

I. Considera-se gerente o preposto permanente no exercício da empresa, na sede desta, ou em sucursal, filial ou agência.

II. Mesmo quando a lei exigir poderes especiais, considera-se o gerente autorizado, independentemente de autorização específica, a praticar todos os atos relacionados, direta ou indiretamente, ao exercício da sua função.

III. Os preponentes são responsáveis pelos atos de quaisquer prepostos, praticados nos seus estabelecimentos e relativos à atividade da empresa, ainda que não autorizados por escrito.

IV. No exercício de suas funções, os prepostos são pessoalmente responsáveis perante terceiros e solidariamente com o preponente, pelos atos dolosos e culposos.

V. O preposto, independentemente de autorização, pode negociar por conta própria ou de terceiro, ou participar, desde que indiretamente, de operação do mesmo gênero da que lhe foi cometida.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1626Q135801 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade em Conta de Participação, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 6ª Região, FCC

De acordo com o Código Civil Brasileiro e com relação à Sociedade em Conta de Participação, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1627Q699799 | Direito Empresarial e Comercial, Contador, Câmara de Jaru RO, IBADE, 2019

Sobre a natureza da companhia ou sociedade anônima, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1628Q457138 | Direito Empresarial e Comercial, Escrituração, Defensor Público Substituto, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos ao direito empresarial. Cabe à junta comercial, de ofício ou por provocação da sua procuradoria ou de entidade de classe, reunir e assentar em livro próprio os usos e práticas mercantis correntes em sua jurisdição.
  1. ✂️
  2. ✂️

1629Q190133 | Direito Empresarial e Comercial, Lei n11101, Advogado, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação às garantias e aos privilégios do crédito tributário,
julgue os itens a seguir.

Em uma massa falida, os créditos tributários relativos ao período anterior à decretação da falência são encargos da massa e, portanto, é exigível o seu pagamento anteriormente ao das dívidas da massa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1630Q220603 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade anônima, Procurador, PGE SE, FCC

Alberto, Bernardo e Carlos são sócios da ABC Ltda., sociedade empresária regularmente constituída na vigência do novo Código Civil (Lei nº 10.406/02). Cada sócio detém 1/3 (um terço) do capital social e a administração social compete exclusivamente a Carlos. Alberto e Bernardo descobriram que Carlos desviou vultosa quantia do patrimônio social, em proveito próprio, e desejam responsabilizá-lo civilmente pelo ocorrido. O contrato social prevê a aplicação subsidiária das normas relativas às sociedades anônimas e é omisso quanto à forma de deliberação dos sócios e quanto à responsabilização dos administradores. Nesse caso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1631Q457166 | Direito Empresarial e Comercial, Juíz Federal, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca da disciplina do direito empresarial.

Se alguns acionistas de uma sociedade anônima ajuizarem mandado de segurança com vistas a obter provimento jurisdicional obstativo de arquivamento de ata de assembléia geral extraordinária perante a respectiva junta comercial, nessa situação, competirá à justiça comum estadual o julgamento do mencionado mandado de segurança.

  1. ✂️
  2. ✂️

1632Q457429 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade Empresária, Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ AC, CESPE CEBRASPE

Acerca das sociedades empresárias, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1633Q165591 | Direito Empresarial e Comercial, Direito Societário, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ SC, FCC, 2018

Texto associado.
Atenção: A questão refere-se a Direito Empresarial II .

No tocante às sociedades anônimas, considere:


I. O administrador não é responsável por atos ilícitos de outros administradores, salvo se com eles for conivente, se negligenciar em descobri-los ou se, deles tendo conhecimento, deixar de agir para impedir a sua prática. Exime-se de responsabilidade o administrador dissidente que faça consignar sua divergência em ata de reunião do órgão de administração ou, não sendo possível, dela dê ciência imediata e por escrito ao órgão da Administração, no Conselho Fiscal, se em funcionamento, ou à Assembleia geral.

II . Os administradores e o sócio majoritário são subsidiariamente responsáveis pelos prejuízos causados em virtude do não cumprimento dos deveres impostos por lei para assegurar o funcionamento normal da companhia, ainda que, pelo estatuto, tais deveres não caibam a todos eles.

III . Responderá solidariamente com o administrador quem, com o fim de obter vantagem para si ou para outrem, concorrer para a prática de ato com violação da lei ou do estatuto.

IV. Compete à companhia, mediante prévia deliberação da Assembleia geral, a ação de responsabilidade civil contra o administrador, pelos prejuízos causados ao seu patrimônio; a deliberação poderá ser tomada em Assembleia Geral Ordinária e, se prevista na ordem do dia, ou for consequência direta de assunto nela incluído, em Assembleia Geral Extraordinária.


Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1634Q190741 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade Empresária, Advogado da união, AGU, CESPE CEBRASPE

Acerca das sociedades empresárias, julgue os itens que se seguem.

É lícita a aplicação subsidiária da disciplina normativa da sociedade anônima à sociedade em conta de participação, cuja liquidação é regida pelas normas relacionadas à prestação de contas, de acordo com o que dispõe o Código de Processo Civil.

  1. ✂️
  2. ✂️

1635Q457761 | Direito Empresarial e Comercial, Falências e Concordatas, Agente Fiscal de Rendas Nível 1, SEFAZ SP, FCC

NÃO é ato que enseja a decretação de falência do devedor empresário:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1636Q458563 | Direito Empresarial e Comercial, Teoria Geral dos Títulos de Crédito, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ MG, CONSULPLAN

O protesto para fins falimentares, para que produza o efeito desejado em relação à ação falimentar, deve ter o seu valor, ou a soma dos valores, caso seja mais do que um título
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1637Q457807 | Direito Empresarial e Comercial, Direito Comercial, Juíz Federal, TRF 1a, CESPE CEBRASPE

Com relação aos instrumentos de defesa comercial, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1638Q193899 | Direito Empresarial e Comercial, Títulos de crédito, Advogado, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da disciplina jurídica dos títulos de crédito, julgue os itens
subsequentes.

É lícita a emissão de cédula de crédito bancário em favor de instituição domiciliada no exterior, desde que a obrigação esteja sujeita exclusivamente à lei e ao foro brasileiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

1639Q180338 | Direito Empresarial e Comercial, Empresário, Defensor Público, DPE TO, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca da caracterização, inscrição e capacidade do empresário e da sociedade empresária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1640Q241802 | Direito Empresarial e Comercial, Registro de Empresas Mercantis, Técnico, JUCEPE, UPENET

São atos pertinentes ao Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.