Início

Questões de Concursos Direito Empresarial e Comercial

Resolva questões de Direito Empresarial e Comercial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2101Q176374 | Direito Empresarial e Comercial, Teoria Geral do Direito Empresarial, Delegado de Polícia, PC SE, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Determinada sociedade empresária, enquadrada como empresa de pequeno porte e optante pelo Simples Nacional, instituiu representante legal para solicitar ao órgão competente o registro e o arquivamento da sua última alteração do contrato social consolidada. Na oportunidade, a sociedade não anexou à documentação a ser apresentada à junta comercial a certidão negativa de débitos (CND) relativa aos tributos federais e à dívida ativa da União, administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRF) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Com referência a essa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Embora a ausência da CND/SRF não impeça o registro da alteração do contrato social, essa certidão atribui efeito suspensivo ao pedido de arquivamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

2102Q457212 | Direito Empresarial e Comercial, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Acerca da atual legislação falimentar, julgue os itens seguintes.

Assim como sucedia na antiga legislação falimentar, que previa a concordata suspensiva, a atual legislação admite expressamente a recuperação suspensiva da falência.

  1. ✂️
  2. ✂️

2103Q457509 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade Limitada, Juiz Substituto, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2104Q457273 | Direito Empresarial e Comercial, Falências e Concordatas, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF Prova 1, RFB, ESAF

Assinale abaixo o crédito com maior prioridade na falência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2105Q458326 | Direito Empresarial e Comercial, Teoria Geral dos Títulos de Crédito

Com relação ao instituto do aval, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2106Q187317 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade anônima, Advogado, Petrobras, Petrobrás Advogado

Ao folhear uma revista jurídica, um advogado identificou uma INCORREÇÃO em uma matéria escrita que versava sobre sociedade anônima.

Qual das afirmações abaixo foi a identificada pelo advogado?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2107Q458689 | Direito Empresarial e Comercial, Direito de Propriedade Industrial, Juiz Substituto, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE, 2018

Marca notoriamente conhecida em seu ramo de atividade goza de proteção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2108Q458698 | Direito Empresarial e Comercial, Teoria Geral dos Títulos de Crédito, Defensor Público, DPE SP, FCC

Joaquim comparece à Defensoria Pública alegando que recebeu notificação do tabelião de protestos relativa a cheque ao portador por ele emitido e não pago por falta de fundos. No entanto, alega que o notificante, Antônio da Silva, é terceiro por ele desconhecido e que já realizou acordo com Luiz de Souza, pessoa com quem realizou a transação comercial que motivou a emissão do cheque. O acordo consistiu em uma compensação de dívidas, visto que Joaquim possuía um crédito junto à empresa de Luiz, uma sociedade empresária limitada.

Ante o exposto, analise as assertivas a seguir.

I. Dentre os princípios que regem os títulos de crédito deve-se ressaltar o da autonomia ou independência, que prevê que o cheque, após expedido, desliga-se da obrigação que lhe deu origem, tornando-se autônomo e exigível por terceiro detentor do título, em razão de sua circulação.

II. O cheque ao portador permite sua circulação, sendo o titular do crédito quem porta o título, não havendo limites à sua emissão. Já o cheque nominativo a ordem faz expressa menção do titular do crédito, o que impede sua circulação, só sendo transmissível através da cessão civil de créditos.

III. Tendo em vista a existência de recusa de pagamento comprovada pelo protesto, é possível ao portador do cheque cobrar o valor nele encartado do emitente e de todos os endossantes, de forma solidária, mesmo que algum deles alegue que a falta de fundos se deu por fato não imputável a si.

IV. No caso em tela não há que se falar em compensação de créditos. Joaquim emitiu o cheque em favor de Luiz, não podendo compensar créditos com a empresa deste, ante o requisito da reciprocidade exigido pelo instituto da compensação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2109Q370418 | Direito Empresarial e Comercial, Direito Societário, CESPE CEBRASPE

São consideradas mutualísticas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2110Q457975 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade Empresária, Advogado, Companhia Águas de Joinville, SOCIESC

No direito comercial brasileiro, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2111Q458487 | Direito Empresarial e Comercial, Direito de Propriedade Industrial, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, quanto ao direito empresarial brasileiro.

Considere que Antônio tenha inventado um programa de computador. Nessa situação, se a invenção atender aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial, Antônio poderá obter a patente dessa invenção, para garantir a sua propriedade e os direitos dela advindos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2112Q6922 | Direito Empresarial e Comercial, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Antônio e Joana casaram-se pelo regime da comunhão parcial de bens. Após o casamento, Antônio tornou-se sócio de sociedade simples com 1.000 quotas representativas de 20% do capital da sociedade. Passados alguns anos, o casal veio a se separar judicialmente.
Assinale a alternatva que indique o que Joana pode fazer em relação às quotas de seu ex-cônjuge.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2113Q458011 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade Empresária, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Em certa sociedade anônima, os acionistas com direito a voto reuniram-se, em sessão extraordinária para deliberar a alteração de algumas vantagens conferidas a determinada classe de ações preferenciais.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Será considerada nula a deliberação da assembléia, caso se comprove o objetivo de reduzir os dividendos dos acionistas preferenciais.

  1. ✂️
  2. ✂️

2114Q458523 | Direito Empresarial e Comercial, Teoria Geral dos Títulos de Crédito, Juiz Substituto, Tribunal de Justiça nbsp BA, CESPE CEBRASPE

Os títulos de crédito mais freqüentes nas operações comerciais são o cheque e a duplicada. Acerca desses títulos, julgue os itens que se seguem. O sacado de um cheque não possui qualquer obrigação cambial.
  1. ✂️
  2. ✂️

2115Q457785 | Direito Empresarial e Comercial, Regime Jurídico da Sociedade Empresária, Promotor de Justiça Substituto, MPE GO, MPE GO

Quanto à sociedade em comandita simples pode afirmar-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2116Q174912 | Direito Empresarial e Comercial, Falência e Recuperação de Empresas, Defensor Público, DPE DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere à falência, julgue os itens a seguir.

A sociedade seguradora não se submete ao regime falimentar da atual Lei de Falências, de modo que a decretação da sua falência é inadmitida pelo ordenamento jurídico em vigor.

  1. ✂️
  2. ✂️

2117Q457541 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade Limitada, Analista, BACEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos às sociedades empresárias.

É inadmissível a distribuição de dividendos aos acionistas de uma sociedade anônima, se do ato resultar prejuízo ao capital social.

  1. ✂️
  2. ✂️

2118Q180841 | Direito Empresarial e Comercial, Direito Societário, Delegado de Polícia, PC SE, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Determinada sociedade por quotas de responsabilidade limitada compra peças de uma sociedade em comum e as utiliza na montagem do produto que revende. 

Considerando essa situação, julgue o item a seguir, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e nas normas de direito civil e empresarial.

A sociedade que vende as peças funciona sem registro na junta comercial e, assim, seus sócios responderão ilimitadamente pelas obrigações sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

2120Q458365 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade Empresária, Notarial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Após ser requerido o registro de ato constitutivo de uma sociedade, o oficial de Registro Civil das Pessoas Jurídicas deve promover um acurado exame do cumprimento das exigências legais pertinentes à matéria. Nos itens que se seguem são apresentadas situações em que o oficial de Registro deve examinar e decidir quanto ao cumprimento das exigências legais. Julgue-as quanto ao acatamento do registro do contrato.

O contrato social destina-se à constituição de uma sociedade simples, do tipo limitada, e reza que 10% da parcela do capital social será integralizado em serviços. Nessa situação, o contrato deve ser acatado.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.