Início

Questões de Concursos Direito Financeiro

Resolva questões de Direito Financeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1061Q954500 | Direito Financeiro, Atividade Financeira do Estado, Assistente Técnico de Tesouraria, CFESS, CONSULPAM, 2025

O impacto e o custo fiscal das operações realizadas pelo Banco Central do Brasil, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias da União, serão demonstrados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1062Q918749 | Direito Financeiro, As leis orçamentárias, Cadastrador do Programa Bolsa Família, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

Tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias. Busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual (LOA) com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual. Posto isto, podemos afirmar que o fragmento faz menção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1063Q1048591 | Direito Financeiro, A Receita Pública, Direito, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Considere a seguinte situação hipotética: foi solicitado a você, auditor do Município de Niterói, esclarecimentos sobre a classificação de receitas arrecadadas pelo Município decorrentes dos tributos, como os impostos, taxas e contribuições de melhoria.
Com base no Art. 9º da Lei nº 4.320/1964, assinale a opção que define, corretamente, a receita proveniente dos tributos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1064Q987698 | Direito Financeiro, Princípios orçamentários, Área de Direito, SESMG, IBADE, 2024

Os princípios orçamentários são diretrizes de Direito Financeiro que se aplicam direta e imediatamente à confecção do orçamento pelo Estado; são normas especificamente voltadas à elaboração do orçamento público. O princípio que estabelece a necessidade de todas as receitas e despesas estarem previstas na Lei Orçamentária Anual, segundo o qual devem estar contidos no orçamento os aspectos do programa orçamentário de cada órgão, o que inclui as previsões de receitas e despesas e, também, as explicações sobre os objetivos, metas e metodologia que o Governo pretende adotar na realização das despesas previstas é denominado princípio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1065Q964953 | Direito Financeiro, As leis orçamentárias, Perfil Interno, Banco do Brasil, FGV, 2023

A Lei Orçamentária Anual representa, na Administração Pública, documento de orçamento público propriamentedito,compreendendo os orçamentos fiscal, de seguridade social e de Investimento das estatais. Seu projeto é acompanhado por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1066Q1031317 | Direito Financeiro, Princípios Gerais de Direito Financeiro, Analista de Controle Interno, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em relação ao Balanço Financeiro, é correto afirmar que seu objetivo é evidenciar as movimentações de entradas e saídas que impactam, em um exercício financeiro,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1067Q874720 | Direito Financeiro, Origem e o controle, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Acerca da Lei nº 101/2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, o ____________________ verificará o cumprimento dos limites e condições relativos à realização de operações de crédito de cada ente da Federação, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1068Q918753 | Direito Financeiro, As leis orçamentárias, Cadastrador do Programa Bolsa Família, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

Sobre o Plano Plurianual é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1069Q1017627 | Direito Financeiro, O Orçamento Aspectos Gerais, Conhecimentos Gerais para Todos os Cargos, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do plano plurianual (PPA), da lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e da lei orçamentária anual (LOA), julgue os seguintes itens com base na Constituição Federal de 1988.

I O PPA é estabelecido por lei de iniciativa do Poder Executivo, que definirá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e para aquelas relativas aos programas de duração continuada.
II A LDO compreende as metas e prioridades da administração pública federal, sendo de competência exclusiva do Poder Legislativo sua elaboração, aprovação e execução.
III A LOA deve conter três orçamentos: o fiscal, o de investimento das empresas estatais e o da seguridade social.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1070Q989500 | Direito Financeiro, As leis orçamentárias, Analista Administrativo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Qual das alternativas a seguir melhor define a Lei Orçamentária Anual (LOA)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1071Q1042250 | Direito Financeiro, Lei de Responsabilidade Fiscal, Fiscal Municipal, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Entre os itens mencionados a seguir, assinale aquele que não deve ser considerado como despesa com pessoal, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1072Q975693 | Direito Financeiro, Procurador da República, MPF, MPF, 2025

O Estado Alfa, em um período de significativa recessão econômica, decide implementar um programa emergencial de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade. Para financiar essa despesa extraordinária, o governador propõe a utilização de recursos provenientes de um fundo estadual específico, cuja legislação de criação previa sua destinação exclusiva para investimentos em infraestrutura. Diante dessa situação, qual das seguintes afirmativas está correta à luz dos princípios e normas de direito financeiro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1073Q1012711 | Direito Financeiro, Lei de Responsabilidade Fiscal, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente ao SICAF e ao CADIN.

São quatro os níveis de cadastro abrangidos pelo SICAF: credenciamento; habilitação jurídica; regularidade fiscal federal e trabalhista; e regularidade fiscal estadual, distrital e municipal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1074Q1063181 | Direito Financeiro, O Orçamento Aspectos Gerais, Área IV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

O orçamento é um instrumento político, essencial para a consecução dos objetivos prioritários da comunidade, que representa um contrato formulado anualmente entre governo e sociedade. É por meio dos instrumentos de planejamento orçamentário que se identificam as necessidades sociais e se constituem os compromissos de ação do poder público.
Em relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir.

I. Como uma passagem da orçamentação tradicional para o orçamento-programa, com vistas aos objetivos e propósitos, a prática consiste em priorizar as ações que atendam efetivamente as necessidades sociais, gerando valor público.
II. Quando se trata o orçamento como o resultado do processo de avaliação de demandas e de escolha entre alternativas, ressalta-se a sua natureza financeira; se destacadas as questões fiscais – receitas, despesas, déficits e dívidas –, é a natureza econômica do orçamento que aflora.
III. O Estado tem no Orçamento Público a forma da gestão dos seus recursos e a sociedade tem no processo orçamentário um mecanismo primeiro de controle social.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1075Q982836 | Direito Financeiro, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Advogado, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Considerando o disposto na Lei nº 101/ (Lei de Responsabilidade Fiscal), é correto afirmar que não compreende renúncia de receita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1076Q1043841 | Direito Financeiro, Fiscalização, Ciências Jurídicas, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

O interesse público envolvido nas atividades financeiras do Estado enseja a preocupação de todos na garantia da melhor aplicação dos seus recursos. Para tanto, o Direito Financeiro brasileiro possui um sistema regulamentando a fiscalização e o controle do cumprimento do orçamento.
Sobre o controle do orçamento público, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1077Q1031319 | Direito Financeiro, Lei de Responsabilidade Fiscal, Analista de Controle Interno, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Uma entidade do setor público não cumpriu o prazo de publicação do Relatório de Gestão Fiscal, especificado na Lei Complementar nº 101/2000.

Assinale a opção que indica a sanção a que a entidade está sujeita, até que a situação seja regularizada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1078Q960408 | Direito Financeiro, Classificação da despesa pública, Juiz Federal, TRF 2a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

As despesas que caracterizam inversão financeira incluem a dotação para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1079Q1060358 | Direito Financeiro, O Orçamento Aspectos Gerais, Direito, TCE PA, FGV, 2024

O papel do Poder Legislativo no ciclo orçamentário não se restringe à apreciação e à aprovação das leis orçamentárias. Nesse sentido, avalie se as responsabilidades orçamentárias do Poder Legislativo incluem:

I. a avaliação da execução orçamentária, para fiscalizar os órgãos e entidades públicas, bem como da administração direta e indireta, ocorrendo principalmente com relação à aplicação de recursos, recebimento de valores e uso do patrimônio público;
II. a fiscalização e julgamento das contas da Administração Pública Federal; e
III. em situações excepcionais imprevistas ou urgentes, incluir créditos extraordinários, consignados por meio de medida provisória.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1080Q1017628 | Direito Financeiro, O Orçamento Aspectos Gerais, Conhecimentos Gerais para Todos os Cargos, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

À luz da Lei de Responsabilidade Fiscal — LRF (Lei Complementar n.º 101/2000), julgue os itens a seguir.

I Considera-se empresa controlada, para os fins da LRF, aquela cuja maioria do capital social com direito a voto pertence diretamente à União, não se aplicando o conceito às sociedades em cujo capital social participem os demais entes federativos.
II A LOA é o instrumento legal que define os critérios e a forma de limitação de empenho a ser aplicada nas hipóteses de frustração de receita.
III O projeto de LDO deve conter, obrigatoriamente, o anexo de metas fiscais, que estabelece metas anuais relativas a receitas, despesas, resultados primário e nominal, e montante da dívida pública, para o então exercício e os dois seguintes.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.