Questões de Concursos Direito Financeiro

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821Q849331 | Direito Financeiro, A Receita Pública, Procurador, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. À luz da Lei Complementar nº 101, de 2000, o conceito de dívida pública mobiliária refere-se à dívida pública representada por títulos emitidos pela União, inclusive os do Banco Central do Brasil, estados e municípios.

II. Para efeito da Lei Complementar nº 101, de 2000, entendese por transferência voluntária a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.

III. A Lei Complementar nº 101, de 2000, define o refinanciamento da dívida mobiliária como a não emissão de títulos para pagamento do principal, acrescido da atualização monetária.


Marque a alternativa CORRETA:
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822Q267967 | Direito Financeiro, Receita Pública, Analista Direito, MPE SC, FEPESE

Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei nº 4320, de 1964.
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823Q728802 | Direito Financeiro, Classificação das receitas, Advogado, BRB, CESPE CEBRASPE

Quanto ao direito financeiro, julgue os itens seguintes.

A receita proveniente da arrecadação do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana constitui hipótese de receita pública corrente.

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824Q728575 | Direito Financeiro, Receita creditícia Empréstimo Público, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito financeiro, julgue os itens que se seguem.

É considerada hipótese de repúdio da dívida pública o fato de o Estado alterar as condições anteriormente pactuadas em empréstimo público, sem o consentimento do mutuante, impondo condições mais favoráveis, mesmo que se refira apenas aos juros devidos.

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826Q728647 | Direito Financeiro, Classificação das receitas

A respeito de receita pública é correto afirmar que as receitas

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827Q848511 | Direito Financeiro, Lei de Responsabilidade Fiscal LC n 101 de 2000, Auditor, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. De acordo com a Lei Complementar nº 101, de 2000, o conceito de dívida pública consolidada refere-se ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da federação, assumidas em virtude de leis, de contratos, de convênios ou de tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses. II. Conforme disposto na Lei Complementar nº 101, de 2000, o conceito de concessão de garantia refere-se ao compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da federação ou entidade a ele vinculada. III. Para os efeitos da Lei Complementar nº 101, de 2000, considera-se dívida pública mobiliária a dívida pública representada por títulos emitidos pela União, inclusive os do Banco Central do Brasil, por estados, por municípios e por entidades públicas e privadas.
Marque a alternativa CORRETA:
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828Q728747 | Direito Financeiro, Despesas públicas, Contador, TCE RO, CESGRANRIO

Sob o enfoque jurídico, as despesas públicas se dividem em fixas e variáveis.

Classificam-se como despesas fixas as(os):

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829Q728754 | Direito Financeiro, Receita creditícia Dívida Pública e Operações de Crédito, Analista em Gestão Pública, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação às características dos créditos adicionais, que são as autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na lei de orçamento, julgue os itens a seguir.

Os créditos especiais devem ser abertos por decreto do Poder Executivo, que deles deve dar imediato conhecimento ao Poder Legislativo.

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830Q728610 | Direito Financeiro, Técnico da Receita Federal TRF Prova 2, RFB, ESAF

São autarquias vinculadas ao Ministério da Fazenda:

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831Q728616 | Direito Financeiro, Auditor do Tesouro Municipal Prova 2, Prefeitura de Recife PE, ESAF

Constituem receitas públicas derivadas:

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832Q728547 | Direito Financeiro, Despesas públicas à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal, Procurador, TCE AP, FCC

Os restos a pagar

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833Q161017 | Direito Financeiro, A Despesa Pública, Auditor, TCE AL, FCC

Por determinação constitucional, a Lei complementar nº 101/2000 dispõe que a despesa total com o pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder aos percentuais da receita corrente líquida, a seguir descriminados:
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834Q160607 | Direito Financeiro, Sequestro de verbas públicas, Auditor, TCE RO, FCC

Sobre o regime constitucional dos precatórios, é correto afirmar que
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835Q226154 | Direito Financeiro, O Orçamento Aspectos Gerais, Procurador do Estado, PGE AM, FCC

A Constituição Federal veda a
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836Q728695 | Direito Financeiro, Classificação das receitas

Na apuração da receita corrente líquida dos Estados devese deduzir da receita corrente

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837Q657323 | Direito Financeiro, A Receita Pública, Promotor de Justiça de Entrância Inicial, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Para os efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, considera-se renúncia tributária a concessão de
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838Q228165 | Direito Financeiro, Receita Pública, Procurador, TCE SP, FCC

A Lei de Responsabilidade Fiscal afirma que as normas sobre renúncia de receitas NÃO são aplicáveis às alterações das alíquotas dos impostos sobre
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839Q728711 | Direito Financeiro, Procurador, TCE SP, FCC

Princípios constitucionais orçamentários.

I. A lei orçamentária anual compreende o orçamento fiscal, o orçamento de investimento de empresa em que a União detenha a maioria do capital social com direito a voto e o orçamento da seguridade social, observando, assim, o princípio da unidade.

II. Segundo o princípio da não-afetação é vedada a vinculação de receitas de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas as exceções constitucionais.

III. O princípio da exclusividade determina que “a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão e a fixação de despesa, incluindo-se na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares”.

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840Q728761 | Direito Financeiro, Receita creditícia Dívida Pública e Operações de Crédito, Auditor, TCdosM CE, FCC

A expressão "crédito público" NÃO significa

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