Questões de Concursos Direito Internacional

Resolva questões de Direito Internacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1061Q729239 | Direito Internacional, Direito de Guerra, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca do direito de guerra e de neutralidade. Durante a guerra, a comunicação entre os beligerantes pode ocorrer por meio da intermediação de representantes do Poder Legislativo de um país neutro, denominados parlamentários, que são enviados para apresentar propostas ou comunicações aos comandantes das partes beligerantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

1062Q729451 | Direito Internacional, Direito Internacional e Organizações, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Segundo entendimento estratificado na Convenção 29 da OIT pertinente ao Trabalho Forçado ou Obrigatório, é incorreto afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1063Q729253 | Direito Internacional, Direito de Guerra, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, acerca do jus in bello, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Dois Estados praticaram hostilidades entre si. Essa situação, mesmo ante as hostilidades referidas, pode não ser qualificada como estado de guerra.

  1. ✂️
  2. ✂️

1064Q728998 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos a tratados internacionais.

De acordo com a Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados, de 1969, um Estado, ao assinar, ratificar, aceitar ou aprovar um tratado, ou a ele aderir, detém o direito de reserva, desde que a reserva não seja proibida pelo tratado ou que não seja incompatível com seu objeto e sua finalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1065Q729530 | Direito Internacional, Domínio Público Alto Mar, Advogado, IRB, ESAF

Quanto à nacionalidade dos navios, em tema de transporte marítimo, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar dispõe que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1066Q220723 | Direito Internacional, Responsabilidade, Procurador, PGR, PGR

SÃO FORMAS DE REPARAÇÃO DO DANO COMO DECORRÊNCIA DA RESPONSABILIADE INTERNACIONAL DO ESTADO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1067Q178820 | Direito Internacional, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Ainda no que concerne ao direito internacional, julgue o  item  subsequente.

Segundo a Convenção de Viena sobre Direitos dos Tratados, o Estado é obrigado a abster-se de atos que frustrem o objeto e finalidade do tratado, quando houver trocado instrumentos constitutivos do tratado, sob reserva de aceitação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1068Q105159 | Direito Internacional, Analista de Comércio Exterior, MDIC, ESAF

Sobre a participação dos Membros na Organização Mundial do Comércio, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1069Q729305 | Direito Internacional, Direito dos Refugiados, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do direito internacional dos refugiados. De acordo com a legislação brasileira, não pode ser considerado refugiado o indivíduo que, devido a fundados temores de perseguição por motivos de opiniões políticas, se encontre fora de seu país de nacionalidade e não queira acolher-se à proteção de tal país.
  1. ✂️
  2. ✂️

1070Q729136 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

À luz dos institutos de direito internacional privado, julgue os itens subseqüentes.

Considere a seguinte situação hipotética. L e H são domiciliados no Estado N, onde é defeso o divórcio. Sendo L casado e desejando contrair novas núpcias com H, ambos decidiram transferir o domicílio para o Estado P, onde o divórcio é permitido. Nessa situação, o ato de celebração do casamento entre L e H não poderá ser reconhecido no Estado N, por caracterizar uma hipótese de ofensa à ordem pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

1071Q729323 | Direito Internacional, Responsabilidade Internacional Elementos Essenciais, Procurador do Banco Central do Brasil, BACEN, CESPE CEBRASPE

É elemento do ato internacionalmente ilícito, segundo os artigos da Comissão de Direito Internacional sobre Responsabilidade Internacional dos Estados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1072Q729113 | Direito Internacional, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

Marque a afirmativa incorreta no que se refere ao sistema interamericano de defesa dos direitos humanos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1073Q729439 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Procurador, BACEN, CESPE CEBRASPE

No protocolo constitutivo do parlamento do MERCOSUL, está expressamente estabelecido o princípio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1074Q728952 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Juíz Federal, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

Acerca de nacionalidade e da condição jurídica do estrangeiro no Brasil, julgue os próximos itens.

Tem validade imediata no Brasil o divórcio realizado na Itália entre um italiano e uma brasileira, desde que o casamento também tenha ocorrido na Itália, tão logo ocorra o respectivo registro do evento no Consulado Brasileiro em Milão.

  1. ✂️
  2. ✂️

1075Q729481 | Direito Internacional, Estados soberanos e organizações internacionais, Analista de Finanças, CGU, ESAF

No âmbito do Direito Internacional Público, existe mais de uma interpretação acerca dos atores que se qualifi cam como sujeitos do Direito Internacional: alguns autores defendem que apenas os Estados nacionais e as Organizações Internacionais se apresentam como detentores de direitos e obrigações no contexto da ordem jurídica internacional enquanto outros incluem empresas e indivíduos nesse conjunto. Há consenso, contudo, quanto ao papel de destaque do Estado nacional, a respeito do qual se pode afirmar que,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1076Q729317 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com base nas convenções internacionais em que o Brasil é parte, acerca de desarmamento e não-proliferação de armas nucleares e de destruição em massa, julgue os itens seguintes.

O banimento das armas bacteriológicas (biológicas) ou à base de toxinas não inibe o desenvolvimento científico e tecnológico dos Estados-partes ou a cooperação internacional para fins de defesa contra agressões de Estados que não sejam membros da Convenção sobre Proibição de Armas Bacteriológicas (Biológicas) ou à base de Toxinas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1077Q175144 | Direito Internacional, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Embora o Estado nacional seja o sujeito de direito das gentes por excelência, há na ordem internacional um rol de outros atores aptos a adquirir direitos e contrair obrigações. Acerca desses sujeitos, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

Até o final do século XX, o Brasil e a Santa Sé não haviam firmado nenhuma concordata, embora mantivessem troca regular de embaixadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

1078Q192809 | Direito Internacional, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos à situação jurídica do estrangeiro no Brasil.

Conforme a legislação brasileira, deportação consiste na saída compulsória de estrangeiro do território nacional, não sendo necessário, para a caracterização da deportação, que o deportado seja reconduzido ao país de que seja nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

1079Q729398 | Direito Internacional, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

No livro indicado de Loïc Wacquant, Prisões da Miséria, o autor aborda a política de tolerância zero em Nova York. Na visão do autor, é CORRETO afirmar que a política de tolerância zero:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1080Q729176 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Advogado, Petrobras, CESPE CEBRASPE

O direito internacional privado vincula-se à cooperação interjurisdicional entre órgãos do Poder Judiciário de diferentes países. Além das cartas rogatórias e de extradição, essa cooperação almeja a homologação de sentenças estrangeiras. Por outro lado, o MERCOSUL prevê normas específicas para a solução de controvérsias por meio do Tratado de Assunção e das normas que definem a arbitragem no MERCOSUL. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

A CF prevê a competência originária e privativa do Superior Tribunal de Justiça para o processamento e o julgamento da homologação de sentença estrangeira e de carta rogatória.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.