Início

Questões de Concursos Direito Internacional

Resolva questões de Direito Internacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q729078 | Direito Internacional, Controvérsia, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Sobre o período compreendido entre o Século XVIII e meados do Século XX, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

822Q729415 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Advogado de Empresa, BNDES, VUNESP

Na arbitragem internacional,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

823Q176227 | Direito Internacional, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os princípios, direitos e garantias fundamentais previstos na CF e a responsabilidade civil do Estado, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

A teoria da responsabilidade civil objetiva aplica-se às pessoas jurídicas de direito público, mas não às de direito privado, que, prestadoras, ou não, de serviços públicos, estão sujeitas à responsabilidade comum do direito civil.

  1. ✂️
  2. ✂️

824Q223130 | Direito Internacional, Procurador, PGFN, ESAF

Assinale a opção correta, tendo em vista o Direito Econômico Internacional e, em particular, as disciplinas jurídico-internacionais relativas a investimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

825Q728987 | Direito Internacional, Conflitos Internacionais Meios Jurisdicionais, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Acerca dos tribunais internacionais e dos mecanismos de solução de controvérsias, julgue (C ou E) os itens a seguir. As decisões do Tribunal de Justiça da União Europeia, em sede de reenvio prejudicial, ao contrário dos pareceres consultivos da Corte Internacional de Justiça, têm efeito vinculante.
  1. ✂️
  2. ✂️

826Q729304 | Direito Internacional, Estado Proteção Internacional dos Direitos Humanos, Policial Militar PM Cabo, Polícia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Quanto ao direito internacional, ao direito internacional dos direitos humanos e ao direito internacional humanitário, julgue os itens a seguir.

O direito internacional e, em especial, o direito internacional dos direitos humanos são concretizados, em sua maior parte, em tratados internacionais, que são instrumentos com força de lei que criam direitos e obrigações para todos os países e todas as nações do mundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

827Q729330 | Direito Internacional, Direito de Guerra, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

No que se refere à segurança coletiva e à manutenção da paz internacionais, julgue os seguintes itens. Com o propósito de manter a paz e a segurança internacionais, a Carta da ONU considera o recurso ao uso da força não mais como um direito do Estado, mas como um ilícito internacional, impedindo o seu uso ainda que em legítima defesa.
  1. ✂️
  2. ✂️

828Q729593 | Direito Internacional, Conflitos Internacionais Meios Jurisdicionais, Juiz Federal Substituto, TRF 4a

Relativamente ao Mercosul, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

830Q729397 | Direito Internacional, Estado Soberania, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao princípio da não-intervenção.

Uma organização internacional, do mesmo modo que um Estado soberano, não pode intervir nos assuntos internos ou nos negócios externos de um outro Estado soberano.

  1. ✂️
  2. ✂️

831Q729476 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Juiz Federal Substituto da 3a Região, Tribunal Regional Federal 3a Região, TRF 3a, 2018

Sobre o MERCOSUL e sua disciplina jurídica, reflita sobre as seguintes assertivas:

I – Derrogando o Protocolo de Brasília, o Protocolo de Olivos, assinado aos 18.02.2002, aprovado pelo Decreto Legislativo 712, de 2003, e promulgado no Brasil pelo Dec. 4.982/2004, estabelece mecanismos para solução de controvérsias entre os Estados Partes; e o procedimento arbitral ”ad hoc” será utilizado, caso o conflito não tenha sido solucionado por negociação direta, nem por intervenção do Grupo Mercado Comum.

II – São órgãos componentes da estrutura institucional do Mercosul: (i) Conselho do Mercado Comum (CMC); (ii) Grupo Mercado Comum (GMC); (iii) Comissão de Comércio do Mercosul (CMC); (iv) Comissão Parlamentar Conjunta (CPC); (v) Foro Consultivo Econômico-Social (FCES); (vi) Secretaria Administrativa do Mercosul (SAM); (vii) Conselho de Segurança (CS).

III – São fontes jurídicas do MERCOSUL: (i) o Tratado de Assunção, seus protocolos e os instrumentos adicionais ou complementares; (ii) os acordos celebrados no âmbito do Tratado de Assunção e seus protocolos; (iii) as decisões do Conselho Mercado Comum, as Resoluções do Grupo Mercado Comum e as Diretrizes da Comissão de Comércio do Mercosul, adotadas desde a entrada em vigor do Tratado de Assunção.

 IV – As normas produzidas pelo Conselho Mercado Comum, pelo Grupo Mercado Comum e pela Comissão de Comércio do Mercosul, além de possuírem caráter obrigatório, deverão, quando necessário, ser incorporadas aos ordenamentos jurídicos nacionais mediante os procedimentos previstos pela legislação de cada país.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

832Q729489 | Direito Internacional, Conflito entre tratado e norma de direito interno, Juíz Federal, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

Considerando a jurisprudência atual do STF, assinale a opção correta quanto à relação entre tratado e norma de direito interno.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

833Q729034 | Direito Internacional, Organizações Internacionais Teoria Geral, Analista de Comércio Exterior, MDIC, ESAF

O artigo 3 (2) do Entendimento Relativo às Normas e Procedimentos sobre solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC) dispõe que: "O sistema de solução de controvérsias da OMC é elemento essencial para trazer segurança e previsibilidade ao sistema multilateral de comércio. Os Membros reconhecem que esse sistema é útil para preservar direitos e obrigações dos Membros dentro dos parâmetros dos acordos abrangidos e para esclarecer as disposições vigentes dos referidos acordos em conformidade com as normas correntes de interpretação do direito internacional público. As recomendações e decisões do Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) não poderão promover o aumento ou a diminuição dos direitos e obrigações definidos nos acordos abrangidos" (ênfase acrescida). Isso posto, indique a opção certa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

834Q729386 | Direito Internacional, Sanções, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Em relação às sanções previstas no direito internacional público, julgue os itens subsequentes. Considerando que o governo de dado país passou a restringir a entrada de cidadãos de outro país em seus controles de imigração por meio de exigências documentais extensivas e, em resposta, o governo deste tornou mais rigoroso o controle de imigração para os cidadãos daquele, essa situação ilustra o meio coercitivo da retorsão.
  1. ✂️
  2. ✂️

835Q705647 | Direito Internacional, Agente Fiscal de Posturas, Prefeitura de São José do Rio Preto SP, FCC, 2019

De acordo com o Código Civil, a empresa individual de responsabilidade limitada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

836Q729469 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 6a, FCC

Em caso de conflito entre uma Convenção da OIT, devidamente ratificada pelo Brasil e promulgada por decreto publicado no Diário Oficial da União, e uma lei ordinária federal,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

837Q729514 | Direito Internacional, Tratado Internacional Tratado em vigor, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Considerando o ato jurídico internacional, julgue os itens abaixo.

Considere a seguinte situação hipotética.

O Estado A pactuou com o Estado B, em 1990, um tratado bilateral de comércio, estabelecendo favores mútuos, no sentido de gravar os produtos originários dos Estados-partes com alíquotas privilegiadas de imposto de importação. Estabeleceu-se, ainda, uma cláusula de nação mais favorecida. Em 1998, o Estado B celebrou acordo semelhante com o Estado C, sendo que o tratamento tarifário dispensado aos produtos originários do Estado C foi mais privilegiado que aquele conferido ao Estado A, no acordo firmado em 1990. Assim, nessa situação, mesmo que o Estado A não seja parte do tratado entre os Estados B e C, é correto afirmar que, na condição de nação mais favorecida, o Estado A sofre os efeitos jurídicos do acordo entre os Estados B e C.
  1. ✂️
  2. ✂️

838Q729081 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, relativos a atos internacionais, personalidade internacional, cortes internacionais e domínio público internacional. Por não admitir extradição de brasileiros para que sejam julgados em corte internacional que admita pena de caráter perpétuo, o Brasil não manifestou adesão ao Tratado de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

839Q729104 | Direito Internacional, Estado, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 1a, FCC

A respeito do agente diplomático, relativamente ao previsto na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

840Q178555 | Direito Internacional, Provas, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

A prova dos fatos ocorridos em país estrangeiro rege-se pela lei que nele vigorar, razão pela qual os tribunais brasileiros podem, excepcionalmente, admitir provas que a lei brasileira desconheça.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.