Início

Questões de Concursos Direito Internacional

Resolva questões de Direito Internacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q728966 | Direito Internacional, Tratado Internacional Classificação, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

Pode-se fazer um paralelo entre a União Europeia e o MERCOSUL. Ambas as comunidades originam-se de processos de integração e buscam normatizar as suas relações por meio de um direito de integração. Entretanto, há enormes diferenças entre o direito regional do MERCOSUL e o direito comunitário europeu.

Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes, relativos ao direito de integração e ao MERCOSUL.

O MERCOSUL garante, de forma semelhante à União Europeia, uma união econômica, monetária e política entre países.

  1. ✂️
  2. ✂️

923Q226979 | Direito Internacional, DIREITO PENAL INTERNACIONAL, Procurador, PGR, PGR

O ATAQUE CONTRA UMA POPULAÇÃO CIVIL, COMO ELEMENTO DOS CRIMES CONTRA A HUMANIDADE OU DE LESA HUMANIDADE,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

924Q729538 | Direito Internacional, Estado, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, Defensoria Pública da União, CESPE CEBRASPE

A respeito das imunidades de jurisdição e de execução, julgue os itens que se seguem. A execução forçada de eventual sentença condenatória trabalhista contra Estado estrangeiro somente será possível se existirem, no território brasileiro, bens do executado estranhos à representação diplomática ou consular.
  1. ✂️
  2. ✂️

925Q729396 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Procurador Federal da Segunda Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

  É o direito internacional público uma espécie de direito? Essa natureza do direito internacional público tem sido desafiada por dois argumentos. O primeiro afirma que não há um poder central mundial com atividades típicas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O segundo destaca a inexistência de uma sociedade internacional que compartilhe efetivamente valores de forma ampla e consensual. Apesar desses argumentos, verifica-se que os Estados nacionais não vivem de forma isolada, eles interagem com a comunidade internacional por meio de tratados, da globalização das atividades laborais e econômicas, bem como criam entes de direito supranacional, que buscam, como no MERCOSUL, a integração e a proteção de determinados valores compartilhados mundialmente.

Considerando o texto acima como referência inicial, cada um dos itens subseqüentes apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada de acordo com a doutrina e a legislação pertinente.

Flávio, muçulmano nacional do Iraque, bígamo, que trabalha em construtora brasileira na Arábia Saudita, trouxe toda a sua família para o Brasil e, aqui chegando, desejou cadastrar, no INSS, suas esposas como suas dependentes na qualidade de cônjuges. Nessa situação, segundo o direito brasileiro, a pretensão de Flávio poderia ser satisfeita com a homologação judicial dos dois casamentos realizados no Iraque, pelo STF.

  1. ✂️
  2. ✂️

926Q729146 | Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, relativos a atos internacionais, personalidade internacional, cortes internacionais e domínio público internacional. Os atos internacionais específicos que complementam a Convenção de Palermo incluem o Protocolo Adicional, relativo à prevenção, repressão e punição ao tráfico de pessoas, já incorporado ao direito brasileiro com eficácia de lei complementar, por tratar de direitos fundamentais.
  1. ✂️
  2. ✂️

927Q226366 | Direito Internacional, Sujeitos de Direito Internacional Público, Procurador Federal, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O Estado B deslocou tropas e anunciou que invadiria, com
o uso da força, o Estado C em um mês. Findo o período, o Estado
B concretizou seu anúncio e anexou o território do Estado C ao seu.
O Conselho de Segurança da ONU, em reunião extraordinária,
impôs, então, embargo econômico ao Estado B. O Estado D, por
considerar as medidas contra o Estado B ilícitas, declarou-se neutro
no conflito e decidiu romper o embargo e praticar normalmente seu
comércio exterior com B.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
O deslocamento de tropas e o anúncio da futura invasão do Estado C já constituem, por si, violação à Carta da ONU.
  1. ✂️
  2. ✂️

928Q729419 | Direito Internacional, Estado Proteção Internacional dos Direitos Humanos, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

No âmbito do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos, a Corte Interamericana de Direitos Humanos

paralisa o procedimento, quanto ao mérito, uma vez apresentadas exceções preliminares por parte do Estado demandado.

  1. ✂️
  2. ✂️

929Q729237 | Direito Internacional, Princípios Gerais Direito Internacional, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

As relações comerciais internacionais encontram no princípio da precaução um novo e inquietante ingrediente. Após a definição de parâmetros fitossanitários no âmbito da OMC, o enquadramento de barreiras técnicas e a sensível diminuição das tarifas alfandegárias, começam a surgir claros indícios de novas formas de restrições dos fluxos comerciais por meio da adoção do princípio da precaução. A opinião pública, sobretudo na Europa ocidental, já fez que a União Européia e seus Estados-membros lançassem mão do princípio da precaução, ao vislumbrar um risco potencial para a saúde pública ou ao meio ambiente.

Em relação ao tema tratado no texto acima, julgue os seguintes itens.

O princípio da precaução não tem, recentemente, desempenhado a função de eixo justificador dos movimentos internacionais de oposição ao processo de globalização.

  1. ✂️
  2. ✂️

930Q926367 | Direito Internacional, Tratados e Convenções Internacionais, 2024

Qual é o efeito de um tratado internacional em relação às normas internas do Estado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

931Q175279 | Direito Internacional, Mercosul, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito do direito de integração e do ordenamento jurídico
internacional, julgue os itens que se seguem.

O Tratado de Assunção, o Protocolo de Brasília sobre Solução de Controvérsias e o Protocolo de Ouro Preto são normas de direito do MERCOSUL.
  1. ✂️
  2. ✂️

932Q729142 | Direito Internacional, Estados soberanos e organizações internacionais, Procurador Federal, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que seguem de acordo com a sistemática jurídica dos conflitos internacionais.

O Órgão de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio não admite a participação de indivíduos como amici curiae nos procedimentos do contencioso internacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

933Q729165 | Direito Internacional, Estado Soberania, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao princípio da não-intervenção.

A imposição da vontade exclusiva do Estado que a pratica, a existência de dois ou mais Estados soberanos e a atuação abusiva são elementos característicos da intervenção, tal como foi desenvolvida pela política norte-americana, fundamentada no Roosevelt corollary to the Monroe doctrine.

  1. ✂️
  2. ✂️

934Q729457 | Direito Internacional, Negociação coletiva roteiro e circunstâncias, Advogado, Petrobras, CESGRANRIO

Na compra e venda internacional de mercadorias, é comum fazer referência aos Incoterms – Termos Comerciais Internacionais para determinar componentes de preço e responsabilidades dos contratantes. Os Incoterms

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

935Q729216 | Direito Internacional, Espaço, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Quanto ao regime jurídico e à disciplina do domínio público internacional, julgue os seguintes itens.

O Tratado da Lua proíbe qualquer modo de utilização militar da órbita da Terra ou de seu satélite.

  1. ✂️
  2. ✂️

936Q729030 | Direito Internacional, Conflito entre tratados, Procurador, BACEN, CESPE CEBRASPE

No que se refere à arbitragem no direito internacional, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

937Q228330 | Direito Internacional, Procurador, PGFN, ESAF

No Brasil, os instrumentos de cooperação jurídica internacional

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

938Q729596 | Direito Internacional, Pressupostos Constitucionais do Consentimento, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito internacional público (DIP), julgue os itens a seguir.

Está consolidado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) o entendimento de que, no ordenamento jurídico brasileiro, as convenções internacionais ocupam o mesmo patamar hierárquico das leis ordinárias, com exceção dos tratados que definem direitos humanos, aos quais se reconhece estatura constitucional.

  1. ✂️
  2. ✂️

939Q222717 | Direito Internacional, Carta das Nações Unidas Dos Membros, Procurador, PGR, PGR

O DIREITO À LEGÍTIMA DEFESA, DE ACORDO COM O ART. 51 DA CARTA DA ONU,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

940Q729364 | Direito Internacional, Conflitos Internacionais Meios Políticos, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, DPU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às vítimas do abuso de poder e da criminalidade e ao uso da força e de armas de fogo pelos Estados, julgue os itens que se seguem.

Segundo determinação das Nações Unidas acerca do uso da força, os governos devem garantir que a utilização arbitrária ou abusiva da força ou de armas de fogo pelos policiais seja punida como infração penal, nos termos da legislação nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.