Início

Questões de Concursos Direito Penal

Resolva questões de Direito Penal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1241Q61757 | Direito Penal, Concurso de Pessoas, CESPE CEBRASPE

João e Pedro, maiores e capazes, livres e conscientemente, aceitaram convite de Ana, também maior e capaz, para juntos assaltarem loja do comércio local. Em data e hora combinadas, no período noturno e após o fechamento, João e Pedro arrombaram a porta dos fundos de uma loja de decoração, na qual entraram e ficaram vigiando enquanto Ana subtraía objetos valiosos, que seriam divididos igualmente entre os três. Alertada pela vizinhança, a polícia chegou ao local durante o assalto, prendeu os três e os encaminhou para a delegacia de polícia local.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.

Como as ações paralelas de João, Pedro e Ana — agentes diversos — lesionaram o mesmo bem jurídico, constata-se a ocorrência da autoria colateral, haja vista que o resultado foi previamente planejado em conjunto.
  1. ✂️
  2. ✂️

1242Q44559 | Direito Penal, Técnico Judiciário Edificações, TRF 3a, FCC, 2017

NÃO pode ser objeto de furto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1243Q1356 | Direito Penal, Investigador Policial, Polícia Civil RJ, CESGRANRIO

Pratica o crime de prevaricação, previsto no art. 319 do Código Penal, o agente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1244Q925593 | Direito Penal, Tipicidade, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Bráulio, rapaz de 18 anos, conhece Paula em um show de rock, em uma casa noturna. Os dois, após conversarem um pouco, resolvem dirigir-se a um motel e ali, de forma consentida, o jovem mantém relações sexuais com Paula. Após, Bráulio descobre que a moça, na verdade, tinha apenas 13 anos e que somente conseguira entrar no show mediante apresentação de carteira de identidade falsa. A partir da situação narrada, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1245Q390689 | Direito Penal, Criminologia, Técnico em Perícias, IGP RS, FUNDATEC, 2017

Em relação à reação de Quimioluminescência (luminol), em que se busca revelar a presença de sangue oculto, são fatores que interferem diretamente na revelação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1246Q358402 | Direito Penal, Crimes Contra a Liberdade Pessoal, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RR, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra a pessoa, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Jorge constrangeu um cego deficiente físico de se deslocar até uma agência bancária para receber um benefício, privando-o de seu guia e destruindo as suas muletas.

Nessa situação, Jorge praticou o crime de constrangimento ilegal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1247Q177999 | Direito Penal, Crimes contra o patrimônio, Delegado de Polícia, Polícia Civil DF, NCE UFRJ

Em uma loja de roupas femininas, Fulana pede para experimentar uma blusa e, enquanto distrai a vendedora, desviando a sua atenção para outra cliente, guarda a peça em sua bolsa, fugindo em seguida. Trata-se da hipótese de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1248Q62838 | Direito Penal, Crimes contra a Organização do Trabalho, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra a organização do trabalho e da tutela penal laboral, julgue o item a seguir.

No crime de atentado contra a liberdade de trabalho, os meios executivos são a violência e a grave ameaça, e o preceito secundário do tipo prevê que o agente responderá pelo crime de atentado e pela figura típica correspondente à violência empregada pelo agente, caracterizando-se, assim, o concurso material de crimes.
  1. ✂️
  2. ✂️

1249Q61887 | Direito Penal, Sanções Penais

São espécies de penas restritivas de direitos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1250Q61720 | Direito Penal, Inimputabilidade por Doença Mental

Considere que determinado sujeito, portador de desenvolvimento mental incompleto, ao tempo da ação tinha plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato, mas era inteiramente incapaz de determinar-se de acordo com esse entendimento – o que fora clinicamente atestado nos autos em perícia oficial. Em consonância com o texto legal do art. 26 do CP, ao proferir sentença deve o juiz reconhecer sua
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1251Q25476 | Direito Penal, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

José e Maria estavam enamorados, mas posteriormente vieram a descobrir que eram irmãos consanguíneos, separados na maternidade. Extremamente infelizes com a notícia recebida, que impedia por completo qualquer possibilidade de relacionamento, resolveram dar cabo à própria vida. Para tanto, combinaram e executaram o seguinte: no apartamento de Maria, com todas as portas e janelas trancadas, José abriu o registro do gás de cozinha. Ambos inspiraram o ar envenenado e desmaiaram, sendo certo que somente não vieram a falecer porque os vizinhos, assustados com o cheiro forte que vinha do apartamento de Maria, decidiram arrombar a porta e resgatá-los. Ocorre que, não obstante o socorro ter chegado a tempo, José e Maria sofreram lesões corporais de natureza grave.

Com base na situação descrita, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1252Q2796 | Direito Penal, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

O crime de abandono de função, figura típica do art. 323 do Código Penal, torna-se qualificado - e consequentemente tem penas mais elevadas - se

I. do fato resulta prejuízo público;

II. o fato ocorre em lugar compreendido na faixa de fronteira;

III. o agente realiza a conduta de forma premeditada.

Está correto o contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1253Q201787 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Quando um sujeito dispara um projétil de arma de fogo contra um indivíduo, mas acaba ferindo mortalmente apenas o sujeito que se encontrava ao lado, ele responderá por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1254Q200933 | Direito Penal, Condescendência criminosa, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

O funcionário público que tem conhecimento de infração cometida no exercício do cargo por subordinado e que, por indulgência, não promove sua responsabilização e também não comunica o fato ao superior competente para tanto pratica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1255Q63359 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, CESPE CEBRASPE

Para a configuração do crime de oferecimento de droga para consumo conjunto, tipificado no art. 33, § 3º, da Lei n. 11.343/2006, é necessária a prática da conduta mediante o dolo “específico”.
  1. ✂️
  2. ✂️

1256Q63302 | Direito Penal, Exercício Arbitrário das Próprias Razões

Sobre o crime de exercício arbitrário das próprias razões, previsto no Art. 345 do Código Penal, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1257Q62643 | Direito Penal, Calúnia e Difamação

Leia as assertivas e, ao final, marque a opção correta:

I - Não constituem calúnia ou difamação punível a ofensa irrogada em juízo, na discussão da causa, pela parte ou por seu procurador;
II - No crime de calúnia, o querelado não pode ingressar com a exceção da verdade quando o fato imputado à vítima constitua crime de ação privada e não houver condenação definitiva sobre o assunto;
III Os crimes de calúnia e difamação exigem afirmativa específica acerca de fato determinado. Já na injúria as assertivas não consideram fatos específicos, e se referem a afirmações vagas e gerais feitas à pessoa do ofendido.
IV - É isento de pena o querelado que. antes da sentença, se retrata cabalmente da injúria ou da difamação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1258Q62592 | Direito Penal, Lesão Corporal Leve e Culposa

Instrução: Para responder a questão, considere as situações respectivamente descritas.

Sujeito X conduzia seu veiculo automotor na via pública em velocidade compatível e na mão correta de direção. Ao mesmo tempo, teclava mensagens em seu telefone celular. Assim, acabou atropelando um jovem de 23 anos. Em face da hemorragia craniana sofrida, o jovem chegou a ficar em coma, ou seja, sofreu risco de morte durante cinco dias, tendo sobrevivido com algumas sequelas.

Diante do exposto, por qual delito o sujeito X deverá responder?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1259Q62516 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, CESPE CEBRASPE

O crime de disparo de arma de fogo (art. 15 da Lei n. 10.826/2003) se configura na modalidade preterdolosa se for praticado como meio para a execução de um homicídio (tipificado no art. 121, “caput”, do CP).
  1. ✂️
  2. ✂️

1260Q41108 | Direito Penal, Delegado de Polícia, Polícia Civil MS, FAPEC

Carlos pretende matar seu desafeto João. Para tanto, passa a percorrer as fases do crime, inicialmente cogitando essa idéia. Avançando nas fases, passa a se preparar, adquirindo uma arma de fogo sem documentação para esse fim. Passa também a seguir João dissimuladamente por vários dias, para conhecer seu caminho, para verificar o melhor local para executar seu nefasto plano. Escolhe o melhor local, uma estrada vicinal escura por onde Carlos caminha todas as noites de retorno para casa. Na data em que resolve matar o inimigo, pega a arma, vai até o local ermo e fica escondido atrás de uma árvore. Vê quando Carlos surge na esquina, caminhando tranqüilamente. Ocorre que antes de sacar a arma, Carlos é abordado por um policial que por ali passava e estranha sua atitude, e a arma é encontrada. A conduta de Carlos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.