Início

Questões de Concursos Direito Penal

Resolva questões de Direito Penal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q61519 | Direito Penal, Conduta no Direito Penal

São elementos do fato típico, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q61567 | Direito Penal, Consumação e Tentativa de Crime

Em dificuldades financeiras, Ana ingressa, com autorização da proprietária do imóvel, na residência vizinha àquela em que trabalhava com o objetivo de subtrair uma quantia de dinheiro em espécie, simulando para tanto que precisava de uma quantidade de açúcar que estaria em falta. Após ingressar no imóvel e mexer na gaveta do quarto, vê pela janela aquela que é sua chefe e pensa na decepção que lhe causaria, razão pela qual decide deixar o local sem nada subtrair. Ocorre que as câmeras de segurança flagraram o comportamento de Ana, sendo as imagens encaminhadas para a Delegacia de Polícia.

Nesse caso, a conduta de Ana:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q461699 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Analista Previdenciário, Fundo de Previdência dos Servidores do Município de Aparecida de Goiânia GO, UEG, 2018

O estelionato previdenciário decorre de previsão do art. 171 do Código Penal, que se consumará quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

464Q228790 | Direito Penal, Crimes contra a dignidade sexual, Promotor de Justiça, MPE RJ, FUJB

Na lista negra do crime organizado do Rio de Janeiro, esperava-se que Caio fosse assassinado a qualquer momento. Por essa razão, recolhia-se cedo diariamente.

Felisbela, sua esposa, sofria intensamente com a possibilidade de Caio ser morto pelos criminosos. Tanto que fcou apavorada ao distinguir, naquela noite de 02 de agosto de 2011, um vulto que crescia, passo frme, em direção à sua casa. Nem refetiu a temerosa mulher, desesperadamente convencida de que aquele homem, chapéu sobre os olhos, uma capa preta, enorme, a cobrir-lhe o corpo e a carabina 44 nas mãos, seria o algoz de seu consorte. Correu ao seu encontro, e disse-lhe: “Meu marido, não! Deixe-o em paz! Prometa que não o matará! Faça de mim o que quiser!” – Dizia isto agarrando-se ao homem, num abraço convulso, abandonando-se a ele, que ali mesmo com ele praticou o coito anal, sem ritos, sem cerimônia. Após referido ato libidinoso, o estranho arranjou-se, fitou Felisbela bem nos olhos e, com acanhados agradecimentos, deixou-lhe a carabina, então desmuniciada, que Caio lhe havia emprestado para caçar.

O crime (se houve) praticado pelo homem da capa preta em face de Felisbela foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q33968 | Direito Penal, Defensor Público, DPE PB, FCC

Tratando-se de crime único, praticado sob conduta também única, e considerando o valor do salário mínimo de R$ 724,00, a pena de multa máxima que pode ser fixada com base nos critérios da parte geral do Código Penal é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q33400 | Direito Penal, Penas Privativas de Liberdade, Defensor Público, DPE CE, FCC

No caso de condenação igual ou inferior a quatro anos, admissível a adoção do regime
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q16707 | Direito Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar BA, FCC

No que concerne ao arrependimento eficaz e à desistência voluntária, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q63120 | Direito Penal, Corrupção Passiva

Antônio e Breno, bacharéis em direito, fazendo-se passar por oficiais de justiça, compareceram em determinada joalheria alegando que teriam de cumprir mandado judicial de busca e apreensão de parte da mercadoria, por suspeita de crime tributário. Para não cumprir os mandados, solicitaram a quantia de R$ 10.000, que foi paga pelo dono do estabelecimento.

Nessa situação, Antônio e Breno responderão pelo crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q61768 | Direito Penal, Concursos de Pessoas

Hamilton resolve chamar um táxi pelo aplicativo do celular a fim de conduzi-lo até determinado endereço. Após ingressar no veículo, Hamilton recebe uma ligação em seu telefone, ocasião em que diz a pessoa que está do outro lado da linha que está se dirigindo até o endereço do amante de sua esposa a fim de matá-lo. O motorista do táxi, mesmo após ouvir a conversa de seu passageiro, o conduz até seu destino. No dia seguinte, o motorista toma conhecimento pelo noticiário televisivo de que Hamilton realmente matou o amante de sua mulher. Diante do caso hipotético, o taxista
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q859573 | Direito Penal, Investigador de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que indica a presença de uma qualificadora do crime de homicídio. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q460755 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Teotônio é proprietário rural, atuando em área de pequeno porte onde habita com sua família e colhe para subsistência. E com pequeno excesso de produção, atua vendendo os produtos nas feiras próximas. Tendo em vista que não existem órgãos de segurança pública no distrito onde exerce a agricultura, requer autorização para portar arma. Nos termos do estatuto do desarmamento, aos residentes em áreas rurais, maiores de vinte e cinco anos, que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar será concedido pela Polícia Federal o porte de arma de fogo, comprovados os requisitos legais, na categoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

472Q61568 | Direito Penal, Consumação e Tentativa de Crime

Três indivíduos que são amigos reúnemse para fazer uso de narcóticos. Porém, em dado momento, os entorpecentes acabam e eles não têm mais dinheiro para reabastecer o vício. Um deles, chamado Ronaldo, propõe que se dirijam a um ponto de ônibus para roubar algum transeunte que lá esteja aguardando a chegada do veículo de lotação. Contudo, ao se aproximarem do referido ponto de ônibus, uma viatura policial passa por eles, inibindo-lhes a vontade de praticar o delito. Se o crime de roubo planejado pelo trio não chegou pelo menos a ser tentado, qual é a consequência penal para Ronaldo, aquele que havia sugerido a prática desse delito contra o patrimônio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q463229 | Direito Penal, Crimes Contra a Fé Pública, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Recentemente um novo delito que lesa a fé pública foi incluído no Código Penal. Assinale a alternativa que traz o nomen iuris desse crime.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q224791 | Direito Penal, Lei n7716, Procurador, MPT, MPT

NÃO constitui crime previsto na Lei nº 7.716/1989, que tipifica os ilícitos resultantes de preconceito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

475Q62197 | Direito Penal, Modalidades das Penas Restritivas de Direito

Em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito da substituição das penas privativas de liberdade por penas restritivas de direitos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

476Q6148 | Direito Penal, Noções de Criminologia, Auxiliar de Necropsia, Polícia Civil SP, VUNESP

A Criminologia Contemporânea
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q63278 | Direito Penal, Corrupção Ativa

A retratação do agente torna o fato impunível no crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q63456 | Direito Penal, Lei dos Crimes de Tortura

Lindomar é agente público e foi condenado à pena de reclusão de quatro anos pela prática de tortura. De acordo com a Lei federal nº 9.455/1997, que define os crimes de tortura e dá outras providências, a condenação de Lindomar acarretará a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q61846 | Direito Penal, Crime Continuado

João e Maria foram casados por cinco anos e, após o divórcio, continuaram a residir no mesmo lote, porém em casas diferentes. Certo dia, João, depois de ingerir bebidas alcoólicas, abordou Maria em um ponto de ônibus e, movido por ciúmes, iniciou uma discussão e a ameaçou de morte. Maria, ao retornar para casa à noite depois do trabalho, encontrou o ex-marido ainda embriagado; ele novamente a ameaçou de morte, acusando-a de traição. Ela foi à delegacia e registrou boletim de ocorrência acerca do acontecido, o que ensejou início de procedimento criminal contra João.

Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta à luz da jurisprudência dos tribunais superiores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q705285 | Direito Penal, Penas Privativas de Liberdade, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Marque a alternativa INCORRETA em relação às penas previstas no Código Penal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.