Início

Questões de Concursos Direito Penal

Resolva questões de Direito Penal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q3999 | Direito Penal, Noções de Criminologia, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SP

Complete com a alternativa correta: Considerado o principal idealizador da Sociologia Criminal ............ tem como obra principal ............... .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q668901 | Direito Penal, Princípios Limitadores do Poder Punitivo Estatal, Guarda Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, SELECON, 2020

Eros requereu a absolvição de Hermes e Zeus, vez que os atos pelos quais foram acusados teriam aprovação da
comunidade e, dessa forma, aplicável seria o princípio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

683Q162600 | Direito Penal, Princípios, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Com relação aos princípios constitucionais de Direito Penal, examine as seguintes afirmativas:

I reza o princípio da reserva legal que não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal.

II de acordo com o princípio da irretroatividade, a lei penal não retroagirá, salvo disposição expressa em lei.

III segundo o princípio da pessoalidade, nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, independentemente do limite do valor do patrimônio transferido.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q62258 | Direito Penal, Livramento Condicional

Analise o caso a seguir.

“M.K.T.” encontrava-se em regime semiaberto quando foi deferido o livramento condicional. Encerrado o período de prova do livramento, os autos foram ao Ministério Público que requereu a juntada da Folha e da Certidão de Antecedentes Criminais. Deferido o pedido ministerial e juntados os documentos requeridos, com vista dos autos, o parquet verificou que “M.K.T.” havia sido preso – e logo solto em audiência de custódia – pela prática de crime ocorrido durante o período de prova do livramento condicional. O Ministério Público observou ainda que ele havia sido denunciado e condenado pelo fato, tendo a sentença penal permitido que “M.K.T.” recorresse em liberdade. Interposto recurso pela defesa, a sentença penal condenatória não havia transitado em julgado. Diante da informação acerca da condenação penal, o Ministério Público requereu a revogação do livramento condicional, a regressão cautelar de regime prisional e a designação de audiência de justificação.

Após a manifestação da defesa, deve o magistrado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

685Q49603 | Direito Penal, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2018

A respeito do crime de exploração de prestígio (art. 357 do CP), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q10298 | Direito Penal, Analista Judiciário, DPE DF, FGV

Ângela recebeu, inadvertidamente, algumas notas falsas de R$ 50,00 (cinquenta reais) e não se recorda mais de quem as obteve. As notas em questão foram recusadas em diversas oportunidades em estabelecimentos comerciais que dispunham de equipamento apropriado à verificação da autenticidade de papel-moeda. Mesmo assim, e sentindo-se injustiçada por ter recebido as notas falsas em questão de boa-fé, como se verdadeiras fossem, continuou a repassá-las em outros estabelecimentos.
Acerca de sua conduta, pode-se afirmar que Ângela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q1782 | Direito Penal, Policial Penal Agente Penitenciário, FCC

Se o agente, para a prática de estelionato, utiliza-se de documento falsificado de forma grosseira, inidôneo para iludir a vítima, caracteriza-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q62908 | Direito Penal, Crimes Contra a Família

O crime de registrar como seu o filho de outrem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q204417 | Direito Penal, Culpabilidade, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PR, COPS UEL, 2018

A respeito da culpabilidade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q197656 | Direito Penal, Analista Advocacia, DPE MT, FGV

João e José decidem praticar um crime de roubo, que ocorreria com a subtração do veículo automotor de Maria, vizinha de João. A grande dificuldade do plano criminoso estava no local em que seria escondido o veículo antes de ser desmontado para a venda das peças.

João e José procuraram Marcus, primo de José e proprietário de uma oficina mecânica, e perguntaram se ele teria interesse em guardar o carro no estabelecimento por uma semana. Marcus concordou, o acordo foi sacramentado e, então, o crime de roubo foi praticado.

Considerando apenas os fatos descritos, Marcus responderá criminalmente pelo crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q62689 | Direito Penal, Constrangimento Ilegal

Analise as proposições abaixo e após marque a alternativa correta:

I. Qualquer pessoa pode ser sujeito ativo do crime de constrangimento ilegal; quanto ao sujeito passivo, é indispensável que possua capacidade de autodeterminação.
II. O constrangimento ilegal comporta condutas dolosas e culposas.
III. Nas hipóteses de constrangimento ilegal, ficando evidenciado o objetivo econômico, haverá concurso de crimes com o de extorsão.
IV. A ameaça se diferencia do constrangimento ilegal porque neste último o agente busca uma conduta positiva ou negativa da vítima e, na ameaça, o sujeito ativo pretende tão somente atemorizar o sujeito passivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q61868 | Direito Penal, Crimes Comuns

A respeito de autoria e participação no âmbito penal, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q61671 | Direito Penal, Legítima Defesa

O Código Penal, no art. 23, elenca as causas gerais ou genéricas de exclusão da ilicitude. Sobre tais excludentes, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q41700 | Direito Penal, Agente de Polícia, Polícia Civil TO, AROEIRA

Para salvar sua vida, M. C. mata um cão feroz que, por instinto, o atacava. Neste caso, M. C. agiu acobertado pela seguinte excludente da ilicitude:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

695Q460436 | Direito Penal, Crimes Contra a Liberdade Pessoal, Analista Jurídico do Ministério Público, Ministério Público Estadual SP, VUNESP, 2018

Mévio, professor de uma renomada escola, é muito ativo no intercâmbio internacional de jovens, de 16 a 21 anos, sendo proprietário de empresa específica para prestar serviços de assessoria para emissão de passaporte, obtenção de vistos, matrículas nos cursos estrangeiros e intermediação de locais para abrigo dos jovens. A empresa de Mévio atua tanto levando jovens brasileiros para o exterior quanto trazendo jovens estrangeiros para o país. Para a surpresa de todos, Mévio foi acusado de crime de tráfico de pessoas (art. 149-A, do CP), bem como de integrar organização criminosa. Segundo a denúncia do órgão de acusação, os jovens brasileiros por ele recrutados, no exterior, eram submetidos à exploração sexual e à servidão. Igualmente, os jovens estrangeiros, no Brasil, eram submetidos a trabalho escravo e exploração sexual. Tendo em vista o artigo 149-A, do Código Penal e a Lei no 13.344/16 – Tratamento jurídico do tráfico de pessoas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q8795 | Direito Penal, Juiz substituto, TJ RJ, VUNESP

Determinado sujeito, que acabara de se desiludir amorosamente, decide matar sua até então namorada. Toma emprestado o automóvel de seu vizinho e, durante o trajeto, por descuido, abalroa gravemente um outro veículo, causando sério prejuízo material. Mas, faltando-lhe coragem para consumar o homicídio, estaciona próximo a um bar, às portas da casa de sua ex-namorada e intencionalmente se embriaga, a fim de ganhar valentia para executar seu plano. Abandona o veículo, vai a pé até a casa da ex-namorada e, mediante asfixia, tira-lhe a vida. À luz do Direito Penal, o sujeito cometeu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

697Q464004 | Direito Penal, Crimes Contra a Paz Pública, Investigador de Polícia, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Aquele que faz, publicamente, apologia de fato criminoso pratica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q357893 | Direito Penal, Crimes Contra a Dignidade Sexual

Filolau, querendo estuprar Filomena, deu início à execução do crime de estupro, empregando grave ameaça à vítima. Ocorre que ao se preparar para o coito vagínico, que era sua única intenção, não conseguiu manter seu pênis ereto em virtude de falha fisiológica alheia à sua vontade. Por conta disso, desistiu de prosseguir na execução do crime e abandonou o local. Nesse caso, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

700Q200469 | Direito Penal, Fato tipico, Escrivão da Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto a tipicidade, ilicitude, culpabilidade e punibilidade,
julgue os itens a seguir.

São elementos do fato típico: conduta, resultado, nexo de causalidade, tipicidade e culpabilidade, de forma que, ausente qualquer dos elementos, a conduta será atípica para o direito penal, mas poderá ser valorada pelos outros ramos do direito, podendo configurar, por exemplo, ilícito administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.