Início

Questões de Concursos Direito Previdenciário

Resolva questões de Direito Previdenciário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1541Q226961 | Direito Previdenciário, Contribuições sociais, Procurador, PGFN, ESAF

Considerando que a seguridade social será financiada por toda a sociedade, bem como o caráter tributário da contribuição social prevista no art. 195 da Constituição Federal, analise as assertivas abaixo referentes a cobrança da COFINS, PIS e FINSOCIAL sobre operações relativas a energia elétrica, nos termos da jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal, assinalando a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1542Q465060 | Direito Previdenciário, Contribuição do segurado empregado, Analista Previdenciário, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos, julgue os seguintes itens.

Os recursos provenientes de contribuição previdenciária do pessoal ativo do estado pode ter outro destino que não a utilização para pagamento de benefício previdenciário.

  1. ✂️
  2. ✂️

1543Q668071 | Direito Previdenciário, Regimes Previdenciários, Analista de Controle Externo Especialidade Direito, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação aos regimes próprios de previdência social, julgue o item que se segue.

O segurado empregado vinculado ao regime geral de previdência social que recebe salário superior ao teto máximo de contribuição estabelecido para esse regime não está obrigado a se filiar a regime complementar de previdência privada nem a contribuir para este.

  1. ✂️
  2. ✂️

1545Q160955 | Direito Previdenciário, Auditor, TCE PA, AOCP

No que se refere aos benefícios de Auxílio-doença e Aposentadoria por invalidez, de acordo com as Regras do Regime Geral da Previdência Social, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1546Q161467 | Direito Previdenciário, Auditor de Controle Externo, TCE MS, PUC PR

Em relação aos critérios que devem ser observados pelos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1547Q186320 | Direito Previdenciário, Salário de contribuição, Advogado, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao salário de contribuição e ao custeio do regime geral
de previdência social, julgue os itens subsequentes.

As diárias pagas integram o salário de contribuição pelo seu valor total, quando excedentes a 50% da remuneração mensal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1548Q465442 | Direito Previdenciário, Beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, Procurador, IPC ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação previdenciária, julgue os itens a seguir.

Considerando que Célio tenha sido contratado como estagiário de uma empresa de exportação, contudo, por necessidade de serviço, passou a chefiar a unidade de vendas da empresa. Nessa situação, Célio é considerado empregado para o regime geral.

  1. ✂️
  2. ✂️

1549Q465188 | Direito Previdenciário, Contribuições, Assessor Jurídico, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Acerca das receitas da seguridade social, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1550Q227132 | Direito Previdenciário, Parcelas integrantes e não integrantes, Procurador Federal, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação ao custeio da seguridade social, julgue os itens a seguir.
O STF decidiu que a cobrança da contribuição ao Seguro Acidente de Trabalho (SAT) incidente sobre o total das remunerações pagas tanto aos empregados quanto aos trabalhadores avulsos é ilegítima.
  1. ✂️
  2. ✂️

1551Q228673 | Direito Previdenciário, Procurador do Estado, PGE RS, FUNDATEC

Analise, à luz do ordenamento constitucional brasileiro, as seguintes assertivas:

I. O servidor da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, que tenha ingressado no serviço público até a data de publicação da Emenda Constitucional nº 70/12 e que tenha se aposentado ou venha a se aposentar por invalidez permanente, com fundamento no inciso I do § 1º do art. 40 da Constituição Federal de 1988, tem direito a proventos de aposentadoria calculados com base na remuneração do cargo efetivo em que se der a aposentadoria, na forma da lei, mas não faz jus à paridade de seu benefício com a remuneração dos servidores em atividade.
II. A integralidade, garantia constitucional que assegura ao servidor inativo a revisão de seus proventos na mesma data e na mesma proporção em que houver modificação da remuneração dos servidores em atividade e também a extensão de quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, beneficia todos os servidores inativados após a vigência da Emenda Constitucional nº 41/03.
III. Lei disporá sobre a concessão do benefício de pensão por morte, no âmbito dos regimes próprios de previdência, que será igual ao valor da totalidade dos proventos do servidor falecido, até o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social, acrescentado de setenta por cento da parcela excedente a este limite, caso aposentado o servidor na data do óbito.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1552Q681797 | Direito Previdenciário, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de São José SC, IESES, 2019

De acordo com a legislação previdenciária vigente, são benefícios do Regime Geral de Previdência Social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1553Q167286 | Direito Previdenciário, Seguridade Social, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Na lição de Carlos Alberto Pereira de Castro e João Batista Lazzari (Manual de Direito Previdenciário, 12ª edição, Campinas: Editora Conceito Editorial, 2010, pp. 114-115) “O princípio (...), pressupõe que os benefícios são concedidos a quem deles efetivamente necessite, razão pela qual a Seguridade Social deve apontar os requisitos para a concessão de benefícios e serviços. Vale dizer, para um trabalhador que não possua dependentes, o benefício salário-família não será concedido; para aquele que se encontre incapaz temporariamente para o trabalho, por motivo de doença, não será concedida a aposentadoria por invalidez, mas o auxílio-doença. Não há um único benefício ou serviço, mas vários, que serão concedidos e mantidos de forma (...), conforme a necessidade da pessoa.” O excerto refere-se ao princípio constitucional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1554Q464796 | Direito Previdenciário, Histórico da Previdência Social, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Acerca da evolução histórica e dos conceitos da seguridade social no Brasil, julgue os itens subseqüentes. Inspirada no plano Beveridge da Inglaterra e na doutrina norte-americana do estado do bem-estar social, a Constituição de 1946 iniciou um processo de sistematização constitucional da matéria previdenciária, inserindo pela primeira vez a expressão seguridade social.
  1. ✂️
  2. ✂️

1555Q133314 | Direito Previdenciário, Aposentadoria por Invalidez, Analista do Ministério Público Especialidade Contabilidade, MPE SE, FCC

NÃO é devida a aposentadoria por Invalidez Permanente com salário integral, no sistema RPPS-SE, quando a invalidez decorrer

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1556Q167382 | Direito Previdenciário, Carência, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos benefícios concedidos pelo RGPS em função da ocorrência de acidente do trabalho, julgue os itens a seguir à luz das normas pertinentes.

Para a concessão dos benefícios de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença em decorrência de acidente do trabalho, a legislação de regência do RGPS dispensa o cumprimento do período de carência, dado que se trata de evento não programável.

  1. ✂️
  2. ✂️

1557Q698341 | Direito Previdenciário, Seguridade Social, Técnico Judiciário Administrativa, TRF 3a, FCC, 2019

A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. A organização da seguridade social obedecerá aos seguintes princípios e diretrizes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1558Q103401 | Direito Previdenciário, Aposentadoria especial, Analista Serviço Social, INSS, FUNRIO

Para concessão da aposentadoria especial a comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos, será feita mediante formulário denominado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1559Q465144 | Direito Previdenciário, Carência, Assessor Jurídico, TCE PR, UFPR

Qual o marco inicial da contagem do período de carência para o segurado ter direito aos benefícios da Previdência Social?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1560Q166930 | Direito Previdenciário, Processo Administrativo Previdenciário, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da justificação administrativa, julgue o item abaixo.

A justificação administrativa, utilizada para a comprovação de tempo de serviço, de dependência econômica, de identidade e de relação de parentesco, deve, para produzir efeito, estar baseada em prova material, não sendo admitida prova exclusivamente testemunhal.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.