Início

Questões de Concursos Direito Previdenciário

Resolva questões de Direito Previdenciário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1621Q141508 | Direito Previdenciário, Analista Judiciário Execução de Mandados, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética,
seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas disposições do
direito previdenciário.

Ana, que é servidora pública federal ocupante de cargo efetivo, no mês de dezembro de 2012, deu à luz gêmeos. Nessa situação, Ana terá direito ao benefício denominado auxílio-maternidade, correspondente ao menor vencimento do serviço público federal por nascituro.

  1. ✂️
  2. ✂️

1622Q223686 | Direito Previdenciário, Regime Próprio de Previdencia Social, Procurador, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

A respeito das contribuições dos servidores públicos e dos entes estatais para manutenção do seu regime próprio de previdência social, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1623Q464857 | Direito Previdenciário, Justificação administrativa, Analista Previdenciário, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Com relação aos critérios a serem considerados na concessão dos benefícios aos servidores públicos titulares de cargo efetivo, julgue os itens abaixo, tendo como base a legislação vigente.

Após a análise do requerimento de aposentadoria, deverá ser elaborado ato por órgão competente, que será publicado no Diário Oficial, com posterior encaminhamento à apreciação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Caso o tribunal não aprove a referida concessão, o pagamento do benefício deverá ser imediatamente suspenso, não sendo mais cabível recurso na esfera administrativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1624Q229608 | Direito Previdenciário, Planos de Benefício da Previdência Social Lei n8213 91, Promotor de Justiça, MPE ES, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta referente ao direito previdenciário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1625Q192744 | Direito Previdenciário, Benefícios, Advogado, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação
hipotética relativa ao direito previdenciário, seguida de uma
assertiva a ser julgada.

Fernando é empregado de pessoa jurídica e, em virtude de enfermidade, ficou incapacitado para o seu trabalho por mais de quinze dias, passando a perceber, a partir do décimo sexto dia, o benefício previdenciário denominado auxíliodoença. Após dois meses, a perícia do INSS constatou que Fernando já estava apto para retornar às suas atividades, e determinou a cessação de seu benefício. Um mês após a cessação do referido benefício, Fernando, acometido pela mesma doença, ficou novamente impossibilitado para o trabalho. Nessa circunstância, a pessoa jurídica fica desobrigada ao pagamento relativo aos quinze primeiros dias de afastamento, prorrogando-se o benefício anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️

1626Q464624 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Procurador, IPC ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere à concessão, manutenção e cancelamento de benefícios previdenciários, julgue os itens subseqüentes.

O auxílio-doença é devido ao segurado que se filiar ao regime geral de previdência, mesmo àqueles que anteriormente eram portadores de doença ou lesão considerada causa da incapacidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1628Q156743 | Direito Previdenciário, Regimes Basicos de Previdencia Social, Assessor Técnico Jurídico, TCE RN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes, relativos ao RPPS/RN - Lei
Complementar n.º 308/2005.
São beneficiários do RPPS/RN, na qualidade de dependentes do segurado, entre outros, o cônjuge, a companheira, o companheiro, inclusive do mesmo sexo, e o filho não emancipado, menor de vinte e um anos ou inválido de qualquer idade.
  1. ✂️
  2. ✂️

1629Q699570 | Direito Previdenciário, RGPS Beneficiários, Técnico Judiciário Administrativa, TRF 3a, FCC, 2019

Sobre as regras do Regime Geral de Previdência Social é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1630Q465087 | Direito Previdenciário, Contribuições, Técnico do Seguro Social, INSS, FCC

Em relação às contribuições previdenciárias, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1631Q465096 | Direito Previdenciário, Contribuições, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF Prova 2, RFB, ESAF

Maria Clara, empregada doméstica com deficiência física, e Antônio José, empresário dirigente de multinacional sediada no Brasil, desejam contribuir para o Regime Geral de Previdência Social e com isso gozar de todos os benefícios e serviços prestados pela Seguridade Social.

De acordo com a situação-problema apresentada acima, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1632Q464914 | Direito Previdenciário, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A vinculação ao regime previdenciário geral exclui o

segurado facultativo depois de decorridos seis meses sem o recolhimento das contribuições e o segurado acometido de doença que determine a segregação compulsória, a partir do décimo terceiro mês contado do fim da segregação, neste último caso, independentemente do recolhimento das contribuições.

  1. ✂️
  2. ✂️

1633Q214564 | Direito Previdenciário, Planos de Benefício da Previdência Social Lei n8213 91, Médico do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

De acordo com a Lei nº 8.213/1991, que versa sobre

benefícios da Previdência Social, o ato de agressão

sofrido pelo trabalhador em seu local e horário de trabalho

recebe uma denominação e gera uma consequência.

O nome que se dá a esse ato de agressão e a medida a

ser tomada são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1634Q465459 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Técnico, Petrobras, CESGRANRIO

Um trabalhador acidentado passou a receber o benefício previdenciário com renda mensal no valor de 100% do salário de benefício. Sua incapacidade foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1635Q464963 | Direito Previdenciário

Sobre o financiamento da seguridade social, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1636Q227426 | Direito Previdenciário, Segurados Obrigatórios Empregado, Procurador Especial de Contas, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos segurados da previdência social e de seus dependentes, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1637Q161902 | Direito Previdenciário, Auditor, TCM GO, FCC

Considere a pessoa física, I.proprietária, que explora atividade de extração mineral ? garimpo, em caráter permanente, diretamente, com o auxílio de empregados, utilizados a qualquer título, ainda que de forma não contínua. II.não proprietária, que explora atividade de extração mineral ? garimpo, em caráter temporário, diretamente, sem o auxílio de empregados, utilizados a qualquer título, ainda que de forma não contínua. III.proprietária, que explora atividade de extração mineral ? garimpo, em caráter temporário, por intermédio de prepostos, com o auxílio de empregados, utilizados a qualquer título, ainda que de forma não contínua. IV.não proprietária, que explora atividade de extração mineral ? garimpo, em caráter permanente, por intermédio de prepostos, com o auxílio de empregados, utilizados a qualquer título, exceto de forma não contínua. De acordo com a Lei nº 8.212/1991, são segurados obrigatórios da Previdência Social, como contribuintes individuais os indicados em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1638Q465531 | Direito Previdenciário, Dependentes, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Maria vivia em regime de união estável com João, tendo sido incluída como dependente de seu companheiro perante a previdência social. Em virtude de problemas pessoais, Maria e João decidiram extinguir a união estável e propuseram ação de dissolução e reconhecimento de união estável, com partilha de bens e pedido de alimentos. Nessa situação, tendo sido estabelecida judicialmente a obrigação de João prestar alimentos à sua companheira, Maria não perderá a qualidade de dependente de João para fins da previdência social.

  1. ✂️
  2. ✂️

1639Q465532 | Direito Previdenciário, Conselho de Recursos da Previdência Social, Advogado, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

O Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) é um documento criado pelo Poder Executivo federal para atestar a adequação dos regimes próprios de previdência social dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios aos critérios e exigências estabelecidos na Lei n.º 9.717, de 27/11/1998, e na Portaria n.º 4.992, de 5/2/1999, e alterações subseqüentes. A respeito da legislação que criou e implementou o CRP, julgue os seguintes itens.

O governo do estado do Rio de Janeiro, por determinação da legislação federal, deverá exigir a apresentação pelo município de Petrópolis do CRP válido para celebração de um convênio de cooperação técnica e financeira.

  1. ✂️
  2. ✂️

1640Q220549 | Direito Previdenciário, Seguridade Social, Perito Médico Previdenciário, INSS, FCC

Nos termos da legislação específica sobre o tema NÃO são considerados princípios e objetivos da Previdência Social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.