Início

Questões de Concursos Direito Previdenciário

Resolva questões de Direito Previdenciário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2421Q465003 | Direito Previdenciário, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que a Câmara Legislativa do DF concedeu aposentadoria em favor de determinado servidor, julgue os itens seguintes. Em se tratando de servidor em comissão sem vínculo efetivo com a administração, a aposentadoria deverá ser disciplinada pelas normas aplicáveis ao regime geral da previdência social.
  1. ✂️
  2. ✂️

2422Q187247 | Direito Previdenciário, Previdência Complementar, Advogado, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de entidades previdenciárias privadas e públicas e de
entidades abertas e fechadas, julgue os itens subseqüentes.

As entidades fechadas de previdência complementar, instituídas por lei em favor de servidores públicos da União, dos estados, do DF ou dos municípios, são necessariamente de natureza pública e, atualmente, são fiscalizadas pelo Ministério da Fazenda.

  1. ✂️
  2. ✂️

2423Q464767 | Direito Previdenciário, Contribuições, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

A instituição financeira Delta constituiu entidade aberta de previdência complementar. Nessa situação, considerando-se o que dispõe a legislação pertinente, esta entidade deverá ser obrigatoriamente constituída sob a forma de sociedade anônima.

  1. ✂️
  2. ✂️

2424Q158921 | Direito Previdenciário, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJ

Pode{m) ser considerado(s) beneficiário{s) da pensão por morte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2426Q464707 | Direito Previdenciário, Documento comprobatório de inexistência de débito, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS Prova 2, INSS, ESAF

Nos termos da legislação previdenciária, assinale a opção na qual não é exigido da empresa a prova da inexistência de débito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2427Q464733 | Direito Previdenciário, Regime Geral de Previdência Social, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

Julgue os itens abaixo a respeito da previdência complementar, à luz da Lei Complementar nº 109/2001:

I. O regime de previdência complementar possui caráter público, como o regime geral de previdência social. 
II. O regime de previdência privada de caráter complementar é organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social. 
III. O regime de previdência privada de caráter complementar é facultativo. 
IV. O regime de previdência privada de caráter complementar é mencionado expressamente na Constituição Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2428Q464485 | Direito Previdenciário, Auditor de Contas, TCE PE, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas constitucionais e infraconstitucionais que tratam do regime previdenciário dos servidores públicos, julgue os itens a seguir.

Para que um servidor público ocupante de cargo efetivo tenha direito à aposentadoria voluntária, com proventos proporcionais, é necessário o atendimento dos seguintes requisitos: tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público; cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria e sessenta anos de idade, se homem, e cinqüenta e cinco anos de idade, se mulher.

  1. ✂️
  2. ✂️

2429Q465066 | Direito Previdenciário, Aposentadoria por tempo de contribuição, Técnico do Seguro Social, INSS, FCC

Luciana possuía em dezembro de 1998, 21 (vinte e um) anos de contribuição para a Previdência Social, e continuou trabalhando até julho de 2005, quando completou 48 (quarenta e oito) anos de idade. Nessa situação, Luciana terá direito a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2430Q188605 | Direito Previdenciário, Auxílio Acidente, Advogado da união, AGU, CESPE CEBRASPE

À luz da jurisprudência do STF e do STJ, julgue os itens seguintes, relativos ao RGPS.

O fato de um empregado perceber, em decorrência de acidente de trabalho, benefício previdenciário pago pelo Instituto Nacional da Seguridade Social não constitui óbice ao ajuizamento, perante a justiça do trabalho, de ação de indenização por dano moral e(ou) material decorrente do mesmo acidente de trabalho contra o empregador que tenha agido com dolo ou culpa.
  1. ✂️
  2. ✂️

2431Q464835 | Direito Previdenciário, Regime Geral de Previdência Social, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, Instituto Nacional do Seguro Social, ESAF

De acordo com a noção de participante, beneficiário e assistindo presentes na Lei Complementar nº 109/2001, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2432Q464588 | Direito Previdenciário, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Acerca da seguridade social no Brasil, de suas características, contribuições e atuação, julgue os itens a seguir.

A instituição de alíquotas ou bases de cálculos diferentes, em razão da atividade econômica ou do porte da empresa, entre outras situações, apesar de, aparentemente, infringir o princípio tributário da isonomia, de fato atende ao comando constitucional da eqüidade na forma de participação no custeio da seguridade social.

  1. ✂️
  2. ✂️

2433Q187374 | Direito Previdenciário, Previdência Complementar, Advogado, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de entidades previdenciárias privadas e públicas e de
entidades abertas e fechadas, julgue os itens subseqüentes.

As entidades abertas de previdência complementar somente podem ser organizadas sob a forma de sociedades anônimas, sendo a sua constituição e o seu funcionamento dependentes de prévia e expressa aprovação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

  1. ✂️
  2. ✂️

2434Q465429 | Direito Previdenciário, Técnico Previdenciário, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito do regime geral de previdência social (RGPS), julgue os itens de 51 a 55.

Se um ex-dirigente sindical, aposentado pelo RGPS, for nomeado magistrado classista temporário da justiça do trabalho, ele será segurado desse regime como empregado.

  1. ✂️
  2. ✂️

2435Q465186 | Direito Previdenciário

A aplicação dos recursos correspondentes às reservas, às provisões e aos fundos das entidades de previdência complementar deve ser feita conforme diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2436Q163114 | Direito Previdenciário, Auditor, TCM GO, FCC

De acordo com a Lei nº 9.717/1998, que dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2437Q464985 | Direito Previdenciário, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à legislação previdenciária.

As leis que criam ou modificam contribuições sociais destinadas ao custeio da seguridade social entram em vigor apenas nos anos seguintes àqueles em que foram sancionadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

2438Q464751 | Direito Previdenciário, Previdência do Servidor Público Regimes Próprios, Analista de Controle Externo, TCE CE, FCC

Nos termos do Regime Próprio de Previdência Social, a pensão por morte será concedida aos dependentes do servidor público e será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2439Q175479 | Direito Previdenciário, Retenção e Responsabilidade solidária, Delegado de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação
hipotética acerca das regras legais que tratam da solidariedade no
âmbito da seguridade social, seguida de uma assertiva a ser
julgada.

Embora integrantes do mesmo grupo econômico, duas empresas vinculadas a segmentos empresariais distintos foram acionadas judicialmente para pagamento das dívidas previdenciárias de uma terceira empresa, também pertencente ao mesmo grupo. Nas contestações que apresentaram, as duas empresas suscitaram preliminar de ilegitimidade passiva ad causam, aduzindo que as pessoas jurídicas não se confundiam com seus respectivos sócios e que não tiveram qualquer ingerência na gestão da empresa devedora principal. Nessa situação, à luz da legislação aplicável, as preliminares serão rechaçadas, com o conseqüente reconhecimento da responsabilidade solidária das duas empresas.

  1. ✂️
  2. ✂️

2440Q464763 | Direito Previdenciário, Segurados, Analista Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos ao regime previdenciário do servidor público que exerce cargo em comissão.

O servidor estadual que ocupa apenas um cargo em comissão em órgão estatal deve ser obrigatoriamente contribuinte do RGPS se o estado no qual é servidor não lhe oferecer cobertura previdenciária.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.