Início

Questões de Concursos Direito Previdenciário

Resolva questões de Direito Previdenciário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2461Q174973 | Direito Previdenciário, Defensor Público, DPE PE, CESPE CEBRASPE

Rita foi contratada para trabalhar na residência de Zuleica, em atividade sem fins lucrativos, mediante o recebimento de um salário mínimo por mês.

Nessa situação hipotética, a contribuição destinada à seguridade social a cargo de

Rita será de 8% sobre o valor de um salário mínimo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2462Q464597 | Direito Previdenciário, Regime Geral de Previdência Social, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Acerca da compensação financeira dos regimes previdenciários, julgue os próximos itens.

Considere a seguinte situação hipotética.

Helena conta com trinta anos de contribuição e pretende se aposentar pelo RGPS, uma vez que atende aos demais requisitos legais. No entanto, nesse período de contribuição, durante os primeiros dez anos, ela contribuiu para o RPPS, e, durante vinte anos, para o RGPS.

Nessa situação, Helena fará jus à renda mensal de três mil reais, devendo o RGPS receber do RPPS o percentual do tempo de serviço total da segurada correspondente ao tempo de contribuição de dez anos multiplicado por três mil reais (renda mensal inicial).

  1. ✂️
  2. ✂️

2463Q464621 | Direito Previdenciário, Aposentadoria por tempo de contribuição

Acerca dos regimes próprios e complementares de previdência social, julgue os itens subsequentes. Um servidor público federal poderá se aposentar aos sessenta e cinco anos de idade, voluntariamente, com proventos proporcionais, desde que cumpra o mínimo de dez anos na carreira e cinco anos no cargo, ainda que não possua trinta e cinco anos de tempo de contribuição.
  1. ✂️
  2. ✂️

2464Q161784 | Direito Previdenciário, Seguridade Social, Auditor, TCE MG, FUNDEP

A respeito da Previdência Social, são dadas uma proposição 1 e uma razão 2.

1. A Reforma da Previdência, iniciada pela PEC 33 (que foi aprovada como Emenda Constitucional n. 20, em 1998), visou primordialmente os regimes próprios de previdência social, e foi promovida,

PORQUE,

2. em sua redação original, a Constituição da República, aprovada em 1988, silenciava a respeito dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos e militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2465Q221998 | Direito Previdenciário, Procurador do Estado, PGE RS, FUNDATEC

João Paulo ingressou no serviço público em 16 de dezembro de 2009, provido no cargo efetivo de Procurador do Estado do Rio Grande do Sul. Considerando as atuais regras de aposentadoria da Constituição da República Federativa do Brasil, ele poderá requerer aposentadoria voluntária com proventos proporcionais ao tempo de contribuição quando preencher cumulativamente as seguintes condições:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2466Q465205 | Direito Previdenciário, Técnico Previdenciário, INSS, CESPE CEBRASPE

Quanto ao financiamento da seguridade social, julgue os itens de 75 a 83.

As contribuições previdenciárias das empresas incidem sobre a remuneração paga, devida ou creditada aos segurados e demais pessoas físicas a seu serviço, com ou sem vínculo empregatício.

  1. ✂️
  2. ✂️

2467Q465000 | Direito Previdenciário, Analista Previdenciário, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Com relação aos critérios a serem considerados na concessão dos benefícios aos servidores públicos titulares de cargo efetivo, julgue os itens abaixo, tendo como base a legislação vigente.

Considere a seguinte situação hipotética.

Marina, servidora pública titular de cargo efetivo, ingressou em 1977 no governo do estado do Paraná. Em janeiro de 1999, ela contava com 31 anos de tempo de contribuição e 47 anos de idade. Parte do seu tempo de contribuição foi comprovada por certidão de tempo de contribuição emitida pelo INSS.

Nessa situação, a aposentadoria de Marina por tempo de contribuição deveria ser concedida, independentemente do cumprimento da idade mínima exigida pelas regras de transição ou de caráter permanente previstas na EC n.o 20/1998.

  1. ✂️
  2. ✂️

2468Q162443 | Direito Previdenciário, Assistente Técnico Administrativo, MF, ESAF

Qual das parcelas abaixo não integram o salário-de-con- tribuição?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2469Q465296 | Direito Previdenciário, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A vinculação ao regime previdenciário geral exclui o

empregado de organismo oficial internacional ou estrangeiro em funcionamento no Brasil, desde que coberto por regime próprio de previdência social.

  1. ✂️
  2. ✂️

2470Q464567 | Direito Previdenciário, Analista Judiciário, TRF 4a, ESAF

A seguridade social, de acordo com a Constituição, deve ser organizada de modo a que os benefícios e serviços previdenciários prestados às populações urbanas e rurais devem guardar relação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2471Q190141 | Direito Previdenciário, Regime Geral de Previdência Social, Advogado, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes de acordo com a Constituição Federal
de 1988.

O servidor público detentor de cargo efetivo que exerça cumulativamente cargo em comissão é filiado obrigatório, quanto a este último vínculo, do regime geral de previdência social (RGPS).

  1. ✂️
  2. ✂️

2472Q464855 | Direito Previdenciário, Técnico Previdenciário, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

19 Quanto ao cálculo das aposentadorias, julgue os itens seguintes.

Atualmente, para a fixação do provento de aposentadoria, o servidor poderá ser enquadrado em nível imediatamente superior ao que ocupa, a título de vantagem em decorrência de sua aposentadoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

2473Q465133 | Direito Previdenciário, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de previdência complementar, julgue os itens subseqüentes.

O patrimônio das entidades fechadas de previdência privada vem-se expandindo de forma considerável ao longo dos últimos anos, sendo a maioria dos seus ativos de investimento na forma de ações e papéis bancários.

  1. ✂️
  2. ✂️

2474Q464942 | Direito Previdenciário, Analista Previdenciário, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Com relação às modificações trazidas pela Emenda Constitucional n.° 20/1998, que estabeleceu o regime de transição, julgue os itens seguintes.

As regras de transição para aposentadoria dos servidores públicos abrangem aqueles que tenham ingressado regularmente em cargo efetivo na administração pública, direta, autárquica e fundacional, até a data da publicação da emenda, cumpridas as condições estabelecidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

2475Q465243 | Direito Previdenciário, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere à previdência privada, julgue os itens a seguir.

No âmbito das normas de previdência privada complementar, assistido é a pessoa física que aderir aos planos de benefícios.

  1. ✂️
  2. ✂️

2476Q671333 | Direito Previdenciário, Seguridade Social, Analista de Controle Externo Especialidade Direito, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da seguridade social e seus princípios, julgue o item a seguir.

A seguridade social constitui um conjunto integrado de ações que visam proteger exclusivamente os trabalhadores que contribuem para o sistema previdenciário.

  1. ✂️
  2. ✂️

2477Q465276 | Direito Previdenciário, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, INSS, ESAF

As aplicações dos recursos garantidores das reservas técnicas das entidades fechadas de previdência privada (atualmente, complementar) devem ser alocadas nos seguintes segmentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2478Q162953 | Direito Previdenciário, Auditor de Controle Externo Jurídica, TCM GO, FCC

Considere: I.Realização de avaliação atuarial inicial e em cada balanço utilizando-se parâmetros gerais, para a organização e revisão do plano de custeio e benefícios. II.Cobertura exclusiva a servidores públicos titulares de cargos efetivos e a militares, e a seus respectivos dependentes, de cada ente estatal, permitido o pagamento de benefícios, mediante convênios ou consórcios entre Estados, entre Estados e Municípios e entre Municípios. III.Registro contábil individualizado das contribuições de cada servidor e dos entes estatais, conforme diretrizes gerais. IV.Sujeição às inspeções e auditorias de natureza atuarial, contábil, financeira, orçamentária e patrimonial dos órgãos de controle interno e externo. De acordo com a Lei Federal no 9.717/1998 os regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal deverão ser organizados, baseados em normas gerais de contabilidade e atuária, de modo a garantir o seu equilíbrio financeiro e atuarial, observados, dentre outros, os critérios indicados APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2479Q864508 | Direito Previdenciário, Reformas e Atualizações na Legislação, 2024

Com relação aos benefícios assistenciais, o que a EC 103/2019 estabelece?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2480Q160290 | Direito Previdenciário, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJ

Nos termos da Constituição Federal, a aposentadoria compulsória para os servidores de cargo efetivo submetido ao regime próprio de previdência é determinada aos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.