Início

Questões de Concursos Direito Previdenciário

Resolva questões de Direito Previdenciário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2561Q464569 | Direito Previdenciário, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

No que se refere à previdência complementar privada, julgue o item abaixo. Os municípios, sempre que oportuno, podem aportar recursos a entidades de previdência privada de caráter complementar.
  1. ✂️
  2. ✂️

2562Q268732 | Direito Previdenciário, Analista Finanças e Controle, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere à previdência privada, julgue o item a seguir.

No âmbito das normas de previdência privada complementar, assistido é a pessoa física que aderir aos planos de benefícios.

  1. ✂️
  2. ✂️

2563Q926409 | Direito Previdenciário, Reformas e Atualizações na Legislação, 2024

Qual é a principal alteração em relação à contribuição dos servidores públicos com a EC 103/2019?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2564Q465111 | Direito Previdenciário, Contribuições, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Em relação ao direito previdenciário, julgue os itens que se seguem.

Francisco ajuizou reclamação trabalhista em face de seu ex-empregador, pleiteando o reconhecimento do vínculo laboral. Em decorrência de acordo homologado pela sentença, foi registrado o contrato de trabalho em sua CTPS. Assim, esse documento constituirá início de prova material para fins de comprovação de tempo de contribuição para a previdência social.

  1. ✂️
  2. ✂️

2565Q162904 | Direito Previdenciário, Auditor, TCE GO, ESAF

À luz do previsto na Lei Complementar Estadual n. 29, de 12 de abril de 2000, julgue os itens abaixo referentes aos benefícios para os filiados ou participantes, e assinale a opção correta.
I. Aposentadoria por invalidez permanente
II. Aposentadoria por idade
III. Auxílio-reclusão
IV. Pensão por morte

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2566Q161149 | Direito Previdenciário, Auditor, TCE PA, AOCP

De acordo com a Constituição Federal, no que se refere à Seguridade Social, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, não poderá contratar com o Poder Público nem dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

II. Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

III. A proposta de orçamento da seguridade social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência social e assistência social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias, assegurada a cada área a gestão de seus recursos.

IV. O produtor, o parceiro, o meeiro e o arrendatário rurais e o pescador artesanal, bem como os respectivos cônjuges, que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, contribuirão para a seguridade social mediante a aplicação de uma alíquota sobre o resultado da comercialização da produção e farão jus aos benefícios nos termos da lei.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2567Q464786 | Direito Previdenciário

Relativamente às aposentadorias, reformas e pensões, é correto afirmar que compete aos Tribunais de Contas, na atual ordem constitucional, apreciar,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2568Q464648 | Direito Previdenciário, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Ainda com relação aos segurados da previdência social, julgue os itens subseqüentes.

O empresário que integrar mais de uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada, em áreas distintas de exploração mercantil, será filiado à Previdência Social apenas em relação àquela que lhe proporcionar maior rendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

2569Q219457 | Direito Previdenciário, Perito Médico, INSS, CESGRANRIO

Quanto à contagem recíproca do tempo de contribuição na administração pública e na atividade privada, rural e urbana, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2570Q220274 | Direito Previdenciário, Perito Médico, INSS, CESGRANRIO

É segurado facultativo do Regime Geral da Previdência Social o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2571Q222579 | Direito Previdenciário, Procurador, TCE CE, FCC

Em relação à Previdência Social no Brasil, conforme legislação vigente, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2572Q161152 | Direito Previdenciário, Auditor, TCE PA, AOCP

De acordo com as normas que regem a Previdência Social, no que se refere aos elementos básicos de cálculo do valor dos benefícios, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O valor do salário-de-benefício não será inferior ao de um salário mínimo, nem superior ao do limite máximo do salário-de- contribuição na data de início do benefício.

II. Serão considerados para cálculo do salário- de-benefício os ganhos habituais do segurado empregado, a qualquer título, sob forma de moeda corrente ou de utilidades, sobre os quais tenha incidido contribuições previdenciárias, exceto o décimo-terceiro salário (gratificação natalina).

III. Não será considerado, para o cálculo do salário-de-benefício, o aumento dos salários- de-contribuição que exceder o limite legal, inclusive o voluntariamente concedido nos 36 (trinta e seis) meses imediatamente anteriores ao início do benefício, salvo se homologado pela Justiça do Trabalho, resultante de promoção regulada por normas gerais da empresa, admitida pela legislação do trabalho, de sentença normativa ou de reajustamento salarial obtido pela categoria respectiva.

IV. Se, no período básico de cálculo, o segurado tiver recebido benefícios por incapacidade, sua duração será contada, considerando-se como salário-de-contribuição, no período, o salário-de-benefício que serviu de base para o cálculo da renda mensal, reajustado nas mesmas épocas e bases dos benefícios em geral, não podendo ser inferior ao valor de 1 (um) salário mínimo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2573Q225693 | Direito Previdenciário, Procurador, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Sobre a regra da paridade, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2574Q159988 | Direito Previdenciário, Assistente Previdenciário, Rioprevidência, CEPERJ

Segundo as regras do regime geral da Previdência Social, determinadas verbas não integram o salário de contribuição. Dentre elas, se pode citar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2575Q465228 | Direito Previdenciário, Procurador do Ministério Público, TCE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca da previdência pública do estado da Bahia e da previdência complementar, julgue os itens subsequentes.

Embora a Previ seja a entidade fechada de previdência privada dos empregados do Banco do Brasil S.A., o fato de este ser uma sociedade de economia mista o impede de aportar recursos àquela entidade, salvo na condição de patrocinador.

  1. ✂️
  2. ✂️

2576Q465237 | Direito Previdenciário, Auditor de Contas, TCE PE, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas constitucionais e infraconstitucionais que tratam do regime previdenciário dos servidores públicos, julgue os itens a seguir.

Em relação ao sistema previdenciário dos servidores públicos ocupantes de cargo efetivo, deve ser observado o caráter contributivo e solidário, o que implica a ausência de obrigatoriedade de registro contábil individualizado das contribuições de cada servidor.

  1. ✂️
  2. ✂️

2577Q465541 | Direito Previdenciário, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos benefícios da previdência social, julgue os itens subseqüentes.

Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. A doença degenerativa cujo agravamento decorra do exercício de determinada atividade profissional é equiparada ao acidente do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

2578Q464537 | Direito Previdenciário, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, relativos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) - instituído pela Lei nº 7.998/1990 - e à natureza das contribuições previdenciárias.

O FAT constitui importante instrumento para custear o seguro-desemprego e vários outros programas voltados para o mercado de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

2579Q465416 | Direito Previdenciário, Técnico Previdenciário, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Com base na legislação vigente, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

 Marcos, professor, servidor público titular de cargo efetivo do estado do Paraná, faleceu em 12/1/1999, quando sua ex-esposa Marta, que não tinha pensão alimentícia, requereu e passou a receber, normalmente, a pensão em favor da sua filha Marina. Em 20/8/2002, Rita requereu ao órgão responsável, com toda a documentação necessária, pensão na qualidade de ex-companheira de Marcos.

 Nessa situação, o órgão responsável deve promover a concessão do benefício a Rita, rateando, a partir de 20/8/2002, a pensão que Marta estava recebendo para Marina, pagando 50% a cada uma.

  1. ✂️
  2. ✂️

2580Q220147 | Direito Previdenciário, Perito Médico, INSS, CESGRANRIO

Caio, segurado do Regime Geral da Previdência Social, divorciou- se de Dora, em julho de 1999, ficando ajustado que pagaria uma pensão alimentícia no valor de 20% do seu salário. Em janeiro de 2003, Caio casa-se com Ana e, fruto da relação, nasce Márvio. Com o falecimento de Caio em agosto de 2004, quem tem direito ao recebimento de pensão por morte, na qualidade de seu dependente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.