Início

Questões de Concursos Direito Processual do Trabalho

Resolva questões de Direito Processual do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2281Q731874 | Direito Processual do Trabalho, Dissídios individuais, Profissional de Nível Universitário Jr, Usina Hidroelétrica de Itaipu, NC UFPR

As defesas que implicam suspensão do feito encontram-se expressamente previstas na Consolidação das Leis do Trabalho. Nas causas da jurisdição da Justiça do Trabalho, somente podem ser opostas, com suspensão do feito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2282Q732140 | Direito Processual do Trabalho, Execução, Procurador Jurídico Adjunto, Câmara de Feira de Santana BA, IBFC, 2018

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os recursos e outros instrumentos utilizados no Processo Judicial do Trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2283Q686834 | Direito Processual do Trabalho, Procurador, Prefeitura de Parnamirim RN, COMPERVE, 2019

A competência material da Justiça do Trabalho é fixada pelo pedido e pela causa de pedir. Dessa forma, diante de controvérsias instauradas entre pessoas jurídicas de direito privado integrantes da administração indireta e seus empregados, cuja relação é regida pela Consolidação das Leis do Trabalho, o Supremo Tribunal Federal determina a 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2284Q730360 | Direito Processual do Trabalho, Recursos

No tocante ao Recurso de Revista, considere:

I. Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando contrariarem súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal.

II. Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando proferidas com violação literal de disposição de lei federal.

III. O Recurso de Revista, dotado de efeito devolutivo e suspensivo será interposto perante o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, que, por decisão fundamentada, poderá recebê-lo ou denegá-lo.

IV. Sob pena de não conhecimento, é ônus da parte indicar o trecho da decisão recorrida que consubstancia o prequestionamento da controvérsia objeto do Recurso de Revista.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2285Q730645 | Direito Processual do Trabalho, Atos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa ao direito processual do trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Determinado empregador tomou conhecimento de auto de infração lavrado por auditor fiscal do trabalho no dia 3/11/2004. Nessa situação, o prazo para apresentação de defesa expirou no dia 8/11/2004.

  1. ✂️
  2. ✂️

2286Q731414 | Direito Processual do Trabalho, Justiça do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Considerando a organização e a competência da justiça do trabalho, julgue os itens de 86 a 89.

Os dissídios oriundos das relações entre empregados e empregadores, bem como entre trabalhadores avulsos e seus tomadores de serviços, em atividades reguladas na legislação social, são dirimidos pela justiça do trabalho, de acordo com o disposto em título específico da CLT e na forma estabelecida pelo processo judiciário do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

2287Q731186 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

São pressupostos recursais intrínsecos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2288Q731699 | Direito Processual do Trabalho, Atos, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 6a Região, FCC, 2018

Quanto ao processo do trabalho, conforme jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2289Q730694 | Direito Processual do Trabalho, Ação Rescisória, Procurador do Estado Substituto, PGE PI, CESPE CEBRASPE

Acerca da ação rescisória no processo laboral, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2291Q138583 | Direito Processual do Trabalho, Custas e emolumentos, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 22a Região, FCC

É isento de custas, além dos beneficiários de Justiça gratuita,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2292Q672619 | Direito Processual do Trabalho, Procurador do Trabalho, MPT, MPT, 2020

Texto associado.

Analise as assertivas abaixo:


I - A declaração incidental de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público no Direito Processual do Trabalho é cláusula de reserva de plenário, não podendo ser declarada pelo relator ou qualquer outro órgão fracionário do tribunal, mas somente pela maioria absoluta do pleno ou do órgão especial, caso este seja previsto no regimento interno.

II - Caso algum órgão fracionário de tribunal do trabalho declare a inconstitucionalidade incidental de lei ou ato normativo do Poder Público, caberá reclamação perante o Supremo Tribunal Federal por inobservância de súmula vinculante.

III - Podem intervir no incidente de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público as partes constitucionalmente legitimadas a propor a ação direta de inconstitucionalidade. Também podem intervir no processo como amicus curiae outros órgãos e entidades, por despacho recorrível do relator.

IV - O incidente de arguição de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público, no Direito Processual do Trabalho, tem dois juízos de admissibilidade: da Turma dos Tribunais Regionais do Trabalho, e do Pleno, ou órgão especial. Caso esta arguição seja admitida, o julgamento do processo será suspenso e, na hipótese de ser rejeitada, o feito terá seu curso normal.


Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2293Q144248 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Analista Judiciário Execução de Mandados, TRT 20a REGIÃO, FCC

São pressupostos recursais intrínsecos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2294Q729732 | Direito Processual do Trabalho, Dissídios Coletivos, Analista Judiciário, TRT 1a, FJPF

A representação para instaurar a instância em dissídio coletivo constitui, a princípio, a prerrogativa conferida:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2295Q922249 | Direito Processual do Trabalho, Reclamação Trabalhista, Primeira Fase OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta com relação à reclamação trabalhista.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2296Q224905 | Direito Processual do Trabalho, Partes e Procuradores, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

Sobre a atuação da Fazenda Pública na Justiça do Trabalho, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2297Q731539 | Direito Processual do Trabalho, Execução, Juiz do Trabalho Substituto, TST, FCC

Sobre a execução na Justiça do Trabalho, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2298Q193427 | Direito Processual do Trabalho, Audiências, Advogado, CETESB, VUNESP

O processo trabalhista segue as regras da Consolidação das Leis do Trabalho, na qual é possível encontrar a seguinte previsão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2299Q730521 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Analista Judiciário, TRT 9a, CESPE CEBRASPE

Acerca das nulidades processuais no processo do trabalho, julgue os itens a seguir.

As partes litigantes deverão argüir a nulidade perante o juiz, na primeira ocasião em que se manifestarem no processo. Se não o fizerem, a eventual nulidade não poderá ser pronunciada por decorrência da preclusão, mesmo que envolva questão alusiva a competência material da Justiça do Trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.