Início

Questões de Concursos Direito Sanitário

Resolva questões de Direito Sanitário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q986573 | Direito Sanitário, Lei Orgânica da Saúde, Médico GinecoObstetra, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

As atribuições do SUS previstas no Artigo 6º da Lei nº 8.080/90 são essenciais para garantir saúde universal, integral e gratuita a todos os brasileiros, assegurando desde promoção e prevenção até tratamento e reabilitação, fundamentando um sistema de saúde justo e igualitário.
Considerando o Art. 6º, qual das seguintes atribuições integra o campo de atuação do SUS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q877041 | Direito Sanitário, Resoluções da Anvisa, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Matinhas PB, CPCON, 2024

Com base na Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA, nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências, em relação à abrangência, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q877052 | Direito Sanitário, Lei n° 6360/1976, Agente de Vigilância Sanitária e Ambiental, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

De acordo com a Lei nº 6.360/1976, considera-se alterado, adulterado ou impróprio para o uso, o medicamento, a droga e o insumo farmacêutico que, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

644Q873095 | Direito Sanitário, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Potim SP, MS CONCURSOS, 2024

Até a criação do Sistema Único de Saúde e sua regulamentação, as políticas de saúde no Brasil percorreram um enorme caminho com sucessivas reorganizações administrativas e edições de muitas normas. Em que ano foi criada a primeira Organização Nacional de Saúde Pública no Brasil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q871310 | Direito Sanitário, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

A Portaria nº 368, de 4 de setembro de 1997, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, descreve as áreas de manipulação de alimentos. Com base na legislação citada, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

646Q878331 | Direito Sanitário, Evolução, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Analise as afirmativas a seguir em relação à vigilância sanitária:


I. envolve um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.
II. envolve um conjunto de ações capazes de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
III. abrange o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
IV. abrange o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
V. realiza a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras.


Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q1035237 | Direito Sanitário, Aspectos Constitucionais, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A inteligência artificial (IA) está sendo cada vez mais implantada no setor de saúde do Brasil, desde algoritmos de diagnóstico até plataformas de telemedicina. Essas inovações prometem maior eficiência e resultados, mas também levantam implicações legais e éticas significativas. O Brasil representa um caso único na América Latina, com cobertura de saúde totalmente universalizada. Assim, qualquer IA usada na área da saúde deve estar alinhada à promessa constitucional de assistência médica resolutiva, benéfica, equitativa e digna.

Adaptado de https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/coluna-fernandoaith/desafios-para-a-regulacao-da-ia-em-saude-no-brasil

A partir do trecho, avalie as afirmativas a seguir sobre os desafios que o Brasil enfrenta na regulação da IA na área de saúde.

I. A regulamentação do setor é necessária, pois os sistemas de inteligência artificial têm o potencial de transformar profundamente a tomada de decisões clínicas, a autonomia dos pacientes e o manejo de dados na área da saúde.
II. A Lei Geral de Proteção de Dados dá às pessoas o direito de entender e pedir revisão de decisões feitas só por sistemas automáticos, como a inteligência artificial, sendo um passo importante para normatizar o uso da IA na área da saúde no Brasil.
III. A Anvisa regula os aplicativos de smartphones que utilizam inteligência artificial na área da saúde, incluindo os voltados para o bem-estar e condicionamento físico, sendo uma experiência bem sucedida de regulação nesse campo.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q1029594 | Direito Sanitário, Vigilância Sanitária, Agente de Serviços de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A cosmetovigilância é uma atividade complexa que requer a colaboração de diversos atores. O papel da vigilância local é fundamental para garantir a segurança dos consumidores que utilizam produtos cosméticos.
As opções a seguir apresentam atribuições da Vigilância Sanitária Local, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

649Q877060 | Direito Sanitário, Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária e Ambiental, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Observe os seguintes instrumentos e assinale o que representa uma ferramenta comum de ação da vigilância sanitária para garantir a conformidade com as normas de saúde pública?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

650Q875280 | Direito Sanitário, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Caraúbas PB, FACET Concursos, 2024

Conhecimentos Geográficos da Área/Região/Município de Atuação
O conhecimento geográfico detalhado da área de atuação é crucial para os profissionais de saúde, especialmente para aqueles envolvidos em programas como o de Agente Comunitário de Saúde e o Programa de Saúde da Família. Este conhecimento permite a identificação de zonas de risco, facilita o planejamento de ações preventivas e a organização dos serviços de acordo com as características demográficas e epidemiológicas locais. Considere as afirmações a seguir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q872260 | Direito Sanitário, Lei nº 8080 de 1990, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Chapecó SC, OBJETIVA, 2024

De acordo com os princípios e estratégias de promoção da saúde, dentre as seguintes, a medida mais eficaz para prevenir a propagação da dengue em uma comunidade é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

652Q877391 | Direito Sanitário, Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Araruna PR, OBJETIVA, 2024

Segundo a Resolução nº 588/2018 – Política Nacional de Vigilância em Saúde, a identificação dos condicionantes e determinantes de saúde no território, atuando de forma compartilhada com outros setores envolvidos, corresponde ao princípio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

653Q871305 | Direito Sanitário, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

A Portaria nº 368, de 4 de setembro de 1997, aprova o Regulamento Técnico sobre as condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para estabelecimentos elaboradores/industrializadores de alimentos. Com base nesse regulamento, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

654Q877215 | Direito Sanitário, Resoluções da Anvisa, Agente Fiscal Sanitária, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 216/2004 dispõe sobre as Boas Práticas para Serviços de Alimentação e define termos importantes. A opção que traz a definição correta do termo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

655Q877224 | Direito Sanitário, Agente Fiscal Sanitária, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Uma das ações de Vigilância Epidemiológica é a investigação epidemiológica. Trata-se de um trabalho de campo, realizado a partir de casos notificados (clinicamente declarados ou suspeitos) e seus contatos, que tem por principais objetivos: identificar a fonte de infecção e o modo de transmissão; os grupos expostos a maior risco e os fatores de risco; bem como confirmar o diagnóstico e determinar as principais características epidemiológicas. O seu propósito final é orientar medidas de controle para impedir a ocorrência de novos casos. Dessa forma, resulta em um tipo de investigação epidemiológica que ocorre em conjunto com a Vigilância Sanitária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

656Q956615 | Direito Sanitário, Evolução, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

A vigilância em saúde configura−se como um conjunto de atividades que possuem como principal objetivo proteger a população por meio da identificação, da fiscalização, da prevenção e do controle de doenças e potenciais riscos. Nesse sentido, são áreas de competência da Vigilância em Saúde, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

657Q877211 | Direito Sanitário, Resoluções da Anvisa, Agente Fiscal Sanitária, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 560/2021 que dispõe sobre a organização das ações de vigilância sanitária, apresenta definições e conceitos importantes na área. Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de acordo com a resolução.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

658Q871585 | Direito Sanitário, Resoluções da Anvisa, Agente de Serviços Gerais, Prefeitura de Rancho Queimado SC, Instituto Fênix, 2024

Sobre a gestão de resíduos de saúde, analise as assertivas a seguir:

I. Resíduos infectantes devem ser coletados e descartados separadamente, de acordo com a Resolução RDC n° 222/2018.
II. Materiais perfurocortantes devem ser armazenados em caixas rígidas para evitar acidentes.
III. Resíduos recicláveis podem ser descartados junto com rejeitos em áreas comuns de descarte. Das assertivas, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

659Q878334 | Direito Sanitário, Evolução, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Analise as afirmativas a seguir em relação a conceitos básicos em Vigilância:

I. a palavra nocividade vem do latim e significa o que prejudica, ou causa dano. No campo da Vigilância, esse conceito não se relaciona apenas com a delinquência sanitária, levando também em consideração substâncias ou produtos que em determinados contextos podem ser prejudiciais à saúde.
II. o conceito de inocuidade é oposto ao de nocividade, ou seja, refere-se àquilo que não causa dano à saúde.
III. qualidade é um atributo intrínseco esperado de bens relacionados à saúde. Ela é de responsabilidade do consumidor.
IV. risco diz respeito à probabilidade de aparecimento de efeitos nocivos relacionados àquilo que é submetido ao controle sanitário. Refere-se à saúde dos animais, incluindo o homem, e também à saude das plantas.
V. a noção atual de higiene, quando se trata de alimentos, relaciona-se com padrões microbiológicos, além da presença de traços de pesticidas ou de outros contaminantes.

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

660Q871308 | Direito Sanitário, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Com base no Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004), identifique a afirmação que NÃO está de acordo com as diretrizes estabelecidas para os manipuladores de alimentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.