Início

Questões de Concursos Direito Tributário

Resolva questões de Direito Tributário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2221Q468783 | Direito Tributário, Competência tributária, Fiscal da Fazenda, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

A competência do Município em fixar, fiscalizar e cobrar tarifas ou preços públicos, conforme a Lei orgânica do Município de Balneário Camboriú, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2222Q44591 | Direito Tributário, Juiz Federal Substituto, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

A respeito de responsabilidade tributária, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2223Q468273 | Direito Tributário, Contribuições de melhoria

A Prefeitura do Município X está interessada em realizar obras públicas destinadas ao asfaltamento de vias urbanas. Caso as obras sejam concluídas, é razoável esperar a valorização dos imóveis situados nas vias asfaltadas. Contudo, a Prefeitura não detém os recursos necessários à realização da obra, tampouco considera justo com os moradores de vias não beneficiadas o recurso a um aumento geral de impostos na cidade ou a realização de uma operação de crédito, com o propósito de custear as referidas obras.

Nesse contexto específico, julgue as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2224Q187444 | Direito Tributário, Impostos de Competência dos Estados, Advogado, CASAL, COPEVE UFAL

Quanto ao imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, assinale a opção errada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2225Q225084 | Direito Tributário, ITCMD, Procurador, TCE AL, FCC

Determinado Estado da federação resolveu instituir alíquotas progressivas para o imposto de transmissão causa mortis e doação. Nessa nova conjuntura, fixou as seguintes faixas de alíquotas: base de cálculo de até cinqüenta mil reais terão alíquota de 2%; de cinqüenta mil e um reais até trezentos mil reais terão alíquota de 3%; acima de trezentos mil reais terão alíquota de 4%. Atendendo-se ao disposto na Constituição federal e considerando o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre progressividade de impostos é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2226Q163391 | Direito Tributário, Tributos Federais, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ SC, FCC, 2018

A União pretende editar lei federal ordinária instituindo, em relação ao imóvel que não cumprir sua função social, alíquota única do imposto sobre a propriedade territorial rural em 100% sobre o valor do bem. Trata-se de pretensão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2227Q267358 | Direito Tributário, Crédito Tributário Exclusão, Analista Direito, Prefeitura de Manaus AM, MOVENS Instituto

No que diz respeito à suspensão, extinção e exclusão do crédito tributário, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2228Q36707 | Direito Tributário, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ PA, IESES

Assinale a opção INCORRETA quanto ao imposto, de competência da União, sobre operações de crédito, câmbio e seguro, e sobre operações relativas a títulos e valores mobiliários, referente ao motivo ensejador do fato gerador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2229Q466026 | Direito Tributário, Contribuições de melhoria, Analista Fazendário, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

O tributo exigido do proprietário de imóvel valorizado em conseqüência da construção de uma obra pública é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2230Q469104 | Direito Tributário, Crédito tributário

Analise as afirmativas a seguir:

A importância do crédito tributário pode ser consignada judicialmente pelo sujeito passivo, nos casos de

I. recusa de recebimento, ou subordinação deste ao pagamento de outro tributo ou de penalidade, ou ao cumprimento de obrigação acessória.

II. subordinação do recebimento ao cumprimento das exigências administrativas sem fundamento legal.

III. exigência, por mais de uma pessoa jurídica de direito público, de tributo idêntico sobre um mesmo fato gerador.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2231Q467588 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Analista Judiciário, TRE PE, CESPE CEBRASPE

A respeito de tributo, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2232Q226954 | Direito Tributário, Sistema Tributário Nacional, Procurador Municipal, Prefeitura de Penedo AL, COPEVE

Segundo o Sistema Tributário Nacional expresso na Constituição Federal, consideram-se tributos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2233Q466316 | Direito Tributário, Distribuição de receitas tributárias

Cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados nos territórios dos Municípios pertencem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2234Q468882 | Direito Tributário, Impostos, Analista Técnico, SEBRAE PNE, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação comercial e tributária, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2235Q211869 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Fiscal de Rendas, SEFAZ RJ, FGV

Em relação às normas constitucionais relativas às contribuições previdenciárias, examine as afirmativas a seguir.

I. A seguridade social será financiada, dentre outras, por contribuições a cargo do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, desde que com vínculo empregatício.
II. As contribuições do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada poderão ter alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, em razão da atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho.
III. A lei definirá os setores de atividade econômica para os quais as contribuições incidentes sobre a receita ou faturamento serão não-cumulativas.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2236Q705950 | Direito Tributário, Limitações ao Poder de Tributar, Procurador Jurídico, Prefeitura de Cerquilho SP, VUNESP, 2019

A Câmara de Vereadores do Município “D” aprova lei autorizando o Prefeito Municipal a conceder parcelamento tributário na extensão e nas condições a serem estabelecidas mediante decreto. Segundo o Código Tributário Nacional e a jurisprudência do STF, é correto afirmar com relação à situação hipotética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2237Q168635 | Direito Tributário, Isenção, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, FUNDATEC

Segundo a Lei Complementar nº 123/06, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2238Q469962 | Direito Tributário, Impostos sobre o patrimônio e a renda, Analista em Ciência Júnior, Instituto Nacional de Câncer, CESPE CEBRASPE

Com relação à retenção de impostos federais previstos na legislação tributária, julgue os itens que se seguem.

Os templos de qualquer culto e os partidos políticos não terão retidos os valores correspondentes ao imposto de renda.

  1. ✂️
  2. ✂️

2239Q466898 | Direito Tributário, Certidões

A alternativa que assegura ao contribuinte o direito de obter Certidão Positiva de Débito com Efeito de Negativa é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2240Q230867 | Direito Tributário, Suspensão do Crédito Tributário, Promotor de Justiça, MPE MS, MPE MS

São modalidades que extinguem o crédito tributário, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.