Início

Questões de Concursos Direito do Consumidor

Resolva questões de Direito do Consumidor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1261Q178619 | Direito do Consumidor, Da Oferta e Publicidade, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere aos direitos do consumidor, julgue os itens
subseqüentes.

Para caracterização da publicidade enganosa, é suficiente que a informação publicitária, por ser falsa, inteira ou parcialmente, ou por omitir dados importantes, leve o consumidor ao erro, não se exigindo dolo ou culpa do anunciante nem dos demais responsáveis por sua veiculação, mas apenas capacidade de induzir o consumidor ao erro.
  1. ✂️
  2. ✂️

1262Q450269 | Direito do Consumidor, Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço, Juiz de Direito Substituto, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Em cada uma das opções seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta de acordo com a jurisprudência do STJ e o CDC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1263Q450525 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Analista em Regulação, ANP, CESGRANRIO

NÃO corresponde a um instrumento com que conta o poder público para a execução da Política Nacional das Relações de Consumo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1264Q450271 | Direito do Consumidor, Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço, Advogado, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade dos profissionais liberais pelo fato do serviço

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1265Q449773 | Direito do Consumidor, Bancos de dados e cadastros de consumidores, Defensor Público, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

A respeito dos bancos de dados e cadastros de consumidores, NÃO está expresso no Código de Defesa do Consumidor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1266Q449783 | Direito do Consumidor, Lei de Execução Penal LEP

Seguem descritos abaixo três tipos previstos como crime na Lei 8078/90:

1) “Art. 64. Deixar de comunicar à autoridade competente e aos consumidores a nocividade ou periculosidade de produtos cujo conhecimento seja posterior à sua colocação no mercado”.

2) “Art. 70. Empregar na reparação de produtos, peça ou componentes de reposição usados, sem autorização do consumidor”.

3) “Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”.

Com relação aos mesmos, afirma-se que:

I- todos são crimes de menor potencial ofensivo;

II- o tipo descrito no item 1 é crime omissivo próprio;

III- apenas o tipo descrito no item 1 é crime próprio;

IV- o crime descrito no item 2 é punido unicamente na forma dolosa;

V- o crime descrito no item 3 tem por objeto jurídico a proteção nas relações de consumo e, especialmente, alguns direitos fundamentais do consumidor;

Marque abaixo a resposta correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1267Q450327 | Direito do Consumidor, Solidariedade do Fornecedor por Atos, Fiscal de Arrecadação, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Quanto à responsabilidade civil dos fornecedores, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética. Ciro é representante autônomo de certo fabricante de produtos de beleza. Ao promover a divulgação dos produtos representados, Ciro distribuiu amostras grátis de produtos com prazo de validade vencido, que causaram irritação na pele de várias consumidoras. Nessa situação, o fornecedor do produto é solidariamente responsável pelos atos de Ciro.

  1. ✂️
  2. ✂️

1268Q450349 | Direito do Consumidor, Responsabilidade por vício do Produto e do Serviço, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

Considere os seguintes enunciados:

I. A responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço decorre da violação de um dever de segurança, ou seja, quando o produto ou serviço não oferece a segurança que o consumidor deveria legitimamente esperar.

II. A imputação da responsabilidade pessoal ao profissional liberal nas relações de consumo dar-se-á independentemente da aferição de culpa do agente.

III. Como a responsabilidade do fornecedor de produtos ou serviços nas relações de consumo decorre tão somente das atividades por ele exercidas, bastam, para que haja o dever de indenizar o consumidor, a configuração do fato e do dano, sendo irrelevante analisar se houve ou não culpa ou nexo de causalidade.

IV. A responsabilidade pelo vício do produto ou do serviço decorre da violação de um dever de adequação, ou seja, o dever dos fornecedores de oferecer produtos ou serviços no mercado de consumo que sirvam aos fins que legitimamente deles se esperam.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1269Q372359 | Direito do Consumidor, Proteção Contratual do Consumidor, FGV

Vera sofreu acidente doméstico e, sentindo fortes dores nas costas e redução da força dos membros inferiores, procurou atendimento médico-hospitalar. A equipe médica prescreveu uma análise neurológica que, a partir dos exames de imagem, evidenciaram uma lesão na coluna. O plano de saúde, entretanto, negou o procedimento e o material, aduzindo negativa de cobertura, embora a moléstia estivesse prevista em contrato.

Vera o(a) procura como advogado(a) a fim de saber se o plano de saúde poderia negar, sob a justificativa de falta de cobertura contratual, algo que os médicos informaram ser essencial para a diagnose correta da extensão da lesão da coluna.

Neste caso, à luz da norma consumerista e do entendimento do STJ, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1270Q450220 | Direito do Consumidor, Publicidade, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

A respeito do CDC, julgue os itens que se seguem.

Considere que, por erro da empresa de publicidade, tenham sido veiculados panfletos de certa loja de eletrodomésticos, em que se oferecia aos consumidores a possibilidade de dividir suas compras em até 36 parcelas mensais e sem juros, contrariando a política interna da referida empresa, que possibilita a seus clientes a divisão em, no máximo, doze parcelas mensais. Nessa situação, a loja de eletrodomésticos estará obrigada a efetuar a venda de seus produtos conforme apresentado nos panfletos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1271Q668593 | Direito do Consumidor, Advogado, Prefeitura de São Roque SP, VUNESP, 2020

A respeito das sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar que os Municípios poderão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1272Q450844 | Direito do Consumidor, Relação Jurídica de Consumo, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, à luz do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A legislação consumerista considera serviço toda atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, creditória, securitária e as decorrentes das relações de caráter trabalhista.

  1. ✂️
  2. ✂️

1273Q450600 | Direito do Consumidor, Responsabilidade contratual e extracontratual, Professor do Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito da prevenção e da reparação dos danos causados aos consumidores.

Caso uma concessionária de serviços públicos cobre a tarifa de esgoto de certo condomínio de forma dissimulada, na conta de água, sem a devida prestação dos serviços, haverá cobrança abusiva, mas não enseja a repetição do indébito.

  1. ✂️
  2. ✂️

1274Q450856 | Direito do Consumidor, Excludentes de responsabilidade, Defensor Público Substituto, DPE CE, CESPE CEBRASPE

Acerca das normas de proteção e defesa do consumidor, julgue os próximos itens. Considere que tenha ocorrido um roubo no interior de um ônibus da SB Transportes Ltda., concessionária de serviço público de transporte coletivo. Nessa situação, a SB Transportes Ltda. está isenta de responder pelos danos experimentados pelos passageiros, uma vez que se trata de caso fortuito estranho à sua atividade negocial.
  1. ✂️
  2. ✂️

1275Q172356 | Direito do Consumidor, Prescrição e decadência, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Em relação ao direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1276Q670536 | Direito do Consumidor, Juiz Leigo, TJ MG, AOCP, 2020

Quanto à responsabilidade pelos vícios dos produtos e serviços, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1277Q173178 | Direito do Consumidor, Defesa do Consumidor Em Juízo, Defensor Público, DPE RS, FCC

Quanto à facilitação da defesa do consumidor em juízo no Sistema Nacional de Proteção ao Consumidor, em se tratando de relação de consumo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1278Q449672 | Direito do Consumidor, Oferta Publicitária, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Acerca de direito do consumidor, julgue os itens subsequentes.

Ao vincular o produto, o serviço e o contrato ao meio de proposta e à publicidade, a lei consumerista demonstra que a conduta proba deve estar presente na fase pré-contratual do negócio de consumo, de acordo com os princípios da boa-fé objetiva e da transparência.

  1. ✂️
  2. ✂️

1279Q450701 | Direito do Consumidor, Relação Jurídica de Consumo, Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres, ANTT, CESPE CEBRASPE

A respeito dos princípios gerais e do campo de abrangência do Código de Defesa do Consumidor (CDC), julgue os itens seguintes.

Para que o consumidor seja identificado como parte vulnerável na relação de consumo, não importa seu nível social ou financeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

1280Q177127 | Direito do Consumidor, Prescrição e decadência, Defensor Público, DPE PE, CESPE CEBRASPE

No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas normas previstas no CDC e no entendimento do STJ acerca de integrantes e objetos da relação de consumo, cláusulas abusivas, decadência e responsabilidade pelo fato do produto.

Determinada concessionária de veículos contratou seguro empresarial visando proteger o seu patrimônio, incluindo os automóveis ainda não vendidos, porém sem prever cobertura de risco aos clientes da concessionária. O contrato estabelecia que não haveria cobertura de danos no caso de furto qualificado praticado por terceiros, mas não continha nenhuma especificação jurídica do termo “qualificado”. Na vigência desse contrato, a empresa foi vítima de furto simples e, após a negativa da seguradora em arcar com a indenização, ingressou em juízo contra esta. Nessa situação, de acordo com a teoria subjetiva ou finalista, a concessionária não poderia ser considerada consumidora e, ademais, foi correta a negativa da seguradora, pois era obrigação da contratante conhecer as cláusulas restritivas previstas no contrato.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.