Início

Questões de Concursos Direito do Consumidor

Resolva questões de Direito do Consumidor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q450113 | Direito do Consumidor, Cláusulas Abusivas, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE

Como revelador do movimento do dirigismo contratual, o CDC somente poderia atingir seu objetivo de proteger a parte vulnerável da relação contratual estabelecendo disposições cogentes, de ordem pública, que reduzissem o campo da autonomia da vontade na celebração dos contratos. Como corolário disso, prevê-se a nulidade de pleno direito das cláusulas contratuais abusivas. A respeito dessas cláusulas, julgue os itens subseqüentes.

Dada a proteção que a vedação à cláusula abusiva proporciona aos consumidores, considerados como a parte mais fraca da relação contratual, a nulidade de uma cláusula abusiva acarreta, via de conseqüência, a nulidade de todo o contrato no qual se encontra prevista.

  1. ✂️
  2. ✂️

802Q33350 | Direito do Consumidor, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

Em matéria de cláusulas contratuais, o ordenamento jurídico prevê que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q449884 | Direito do Consumidor, Contagem do prazo, Promotor de Justiça Substituto, MPE RO, CESPE CEBRASPE

A respeito dos direitos do consumidor, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

804Q450403 | Direito do Consumidor, Características do Código de Defesa do Consumidor, Defensor Público, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE, 2018

Conforme o entendimento do STJ, o CDC aplica-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

805Q449937 | Direito do Consumidor, Princípios dos negócios jurídicos contratuais, Juiz de Direito Substituto, TJ AP, FCC

Nas aquisições de produtos feitas fora do estabelecimento, pelo sistema de marketing direto, o consumidor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

807Q172755 | Direito do Consumidor, Prescrição e decadência, Defensor Público, DPE CE, FCC

Acerca da decadência do direito de reclamar de vícios de produtos ou serviços no âmbito das relações de consumo, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q450024 | Direito do Consumidor, Contagem do prazo, Defensor Público de 1a Classe, DPE AL, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens quanto às disposições do CDC acerca de prescrição e decadência. Constitui hipótese de interrupção da decadência a denúncia oferecida por consumidor à Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Alagoas, sem que este formule qualquer pretensão e para a qual não há de cogitar resposta.
  1. ✂️
  2. ✂️

809Q50697 | Direito do Consumidor, Promotor de Justiça Substituto, MPE RR, CESPE CEBRASPE

O MP constatou a existência de publicidade enganosa na comercialização de produtos eletrônicos por determinado estabelecimento empresarial e, com base em periódicos que divulgaram a informação, pretende oferecer denúncia.
Nessa situação hipotética,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

810Q450381 | Direito do Consumidor, Responsabilidade contratual e extracontratual, Técnico de Desenvolvimento Agropecuária, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do Código de Defesa do Consumidor (CDC), julgue os itens que se seguem.

Considere que certo consumidor tenha sofrido danos materiais e morais em razão de acidente de consumo em que tenha sido constatada a culpa concorrente entre o fabricante e a pessoa jurídica que colocou o produto defeituoso no mercado. Nessa hipótese, em razão da existência de mais de um autor da ofensa, todos devem responder pela reparação dos danos carreados ao consumidor.

  1. ✂️
  2. ✂️

811Q228962 | Direito do Consumidor, Responsabilidade Civil no CDC, Promotor de Justiça, MPE AM, CESPE CEBRASPE

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor trouxe significativa contribuição à disciplina da responsabilidade civil, tanto contratual como extracontratual, ampliando e reforçando sua extensão com o objetivo de proteger o consumidor contra vícios ou defeitos de produtos e serviços oferecidos no mercado. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q450173 | Direito do Consumidor, Nulidade das clausulas, Fiscal de Defesa do Consumidor, Fundação de Proteção e defesa do Consumidor MA, FCC

O art. 51 do Código de Defesa do Consumidor estabelece a nulidade de pleno direito das cláusulas contratuais que contrariam as normas de ordem pública e interesse social estabelecidas em favor da defesa do consumidor. São exemplos dessas cláusulas previstas no Código, as cláusulas que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q233133 | Direito do Consumidor, Direito do Consumidor, Promotor de Justiça, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito do consumidor, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

814Q450996 | Direito do Consumidor, Responsabilidade por vício do Produto e do Serviço, Juiz de Direito Substituto, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Um consumidor adquiriu, em agência de turismo, pacote de viagem — passagens aéreas, seguro-viagem, transporte terrestre e hospedagem — para um fim de semana em cidade litorânea do Nordeste brasileiro. No embarque, em razão de problemas técnicos na aeronave, ocorreu atraso de cerca de oito horas na decolagem do avião, o que levou o consumidor a ajuizar ação indenizatória contra a agência de turismo para pleitear reparação pelos danos sofridos.

Nessa situação, de acordo com o CDC e a jurisprudência do STJ,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

815Q450835 | Direito do Consumidor, Proteção Contratual, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Considere-se que foi ajuizada uma ação de despejo por falta de pagamento cumulada com cobrança de aluguéis, em que o autor pleiteia que seja declarado rescindido o contrato entabulado entre as partes, de forma a decretar o despejo do réu, bem como condená-lo ao pagamento das taxas e alugueres atrasados. O réu, por intermédio da defensoria pública, apresentou contestação, reconhecendo o débito anunciado e impugnando, no entanto, a cobrança da multa penal estipulada no contrato. Alega que o encargo é excessivamente oneroso, eis que o valor corresponde a três meses de alugueres, além da previsão de outra penalidade para o caso de descumprimento da obrigação, multa de 10% (dez por cento). Alega, ainda, que o valor da multa foi fixado em desacordo com o artigo 52, § 1.º do Código de Defesa do Consumidor, que dispõe que ?as multas de mora decorrentes do inadimplemento de obrigação no seu termo não poderão ser superiores a dois por cento do valor da prestação?.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

O réu deverá ser condenado ao pagamento da pena convencional de multa de 10% (dez por cento), pois, além de não se revelar excessiva, foi acordada pelas partes no contrato; ademais, não se aplicam as normas do Código de Defesa do Consumidor aos contratos locatícios.
  1. ✂️
  2. ✂️

816Q450329 | Direito do Consumidor, Cláusulas Abusivas, Especialista em Proteção I, PROCON SP, VUNESP

São cláusulas contratuais abusivas aquelas que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q205090 | Direito do Consumidor, Bancos de dados e Cadastros de consumidores, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

José é correntista do Banco da Brasil há dois anos e tem crédito disponível para utilização no cheque especial. No mês de dezembro, José ultrapassou seu limite de crédito. Seu nome, após prévia notificação, foi inscrito em cadastro restritivo de crédito e seu contrato foi encaminhado ao Jurídico para a propositura de ação judicial, quando o advogado reparou que os juros eram superiores a 12% ao ano. Nesse caso, há alguma ilegalidade, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

818Q174141 | Direito do Consumidor, Princípios Gerais do Direito do Consumidor, Defensor Público, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que um avião comercial tenha caído em área
residencial brasileira, julgue os itens subsequentes.

Na situação considerada, são consumidores por equiparação as pessoas físicas ou jurídicas que, mesmo sem terem sido partícipes da relação de consumo, foram atingidas em sua saúde ou segurança em virtude da queda da aeronave.

  1. ✂️
  2. ✂️

819Q224575 | Direito do Consumidor, Bancos de dados e Cadastros de consumidores, Procurador, PGR, PGR

CONSIDERANDO OS ARTIGOS 43 E 44 DA LEI 8.078/90, CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, QUE TRATAM DOS BANCOS DE DADOS E CADASTROS DE CONSUMIDORES, É CORRETO AFIRMAR QUE:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

820Q450628 | Direito do Consumidor, Princípios do Código de Defesa do Consumidor, Procurador do Estado de 1a Categoria, PGE ES, CESPE CEBRASPE

Ainda acerca do direito penal e do direito processual penal, julgue os itens a seguir. Quando do envio do Código de Defesa do Consumidor à sanção presidencial, um de seus dispositivos foi vetado em sua integralidade, sendo esta a sua redação original: ?Colocar no mercado, fornecer ou expor para fornecimento produtos ou serviços impróprios. Pena - detenção, de 6 meses a 2 anos e multa.? Com base nos princípios que norteiam o direito penal, é correto afirmar que a razão invocada no veto foi a inobservância do princípio da legalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.