Início

Questões de Concursos Direitos Humanos

Resolva questões de Direitos Humanos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


791Q238211 | Direitos Humanos, Direitos Humanos no Brasil, Promotor de Justiça, MPE SC, MPE SC

De acordo com o Estatuto do Idoso Lei n. 10.741/2003:

I Aos maiores de 65 anos fica assegurada a prioridade na restituição do recebimento do Imposto de Renda.

II As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, que as referendará, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial nos termos da lei processual civil, destacando-se que a obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.

III Compete ao Ministério Público atuar como assistente do idoso em ações individuais que tratem de direitos indisponíveis, sendo que nos processos que envolvam interesses e direitos de idosos previstos no Estatuto do Idoso, a ausência de intervenção do Ministério Público acarreta nulidade que será declarada de ofício pelo juiz ou a requerimento de qualquer interessado.

IV Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observado o seguinte: reserva de 3% (três por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos.

V No sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-á, nos termos da legislação específica: a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos; e desconto de 50% (cinqüenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para os idosos que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

792Q178858 | Direitos Humanos, Direitos Humanos no Brasil, Defensor Público, DPE SP, FCC

Tendo em conta a Emenda Constitucional nº 45, de 2004, em relação à incorporação ao direito interno e à respectiva posição hierárquica dos tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

793Q693236 | Direitos Humanos, Defensor Público, DPE SP, FCC, 2019

O controle de convencionalidade deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

794Q172365 | Direitos Humanos, Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Defensor Público, DPE RR, CESPE CEBRASPE

A respeito da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q112259 | Direitos Humanos, Estatuto da Igualdade Racial, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Visando assegurar o princípio da igualdade, o Estatuto da Igualdade Racial estabelece que é considerado(a) desigualdade racial

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q370933 | Direitos Humanos, Sistema Interamericano de Direitos Humanos, FGV

O Protocolo de San Salvador é complementar à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Assim, o direito de petição ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos é estendido pelo Protocolo de San Salvador aos casos de violação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

797Q372090 | Direitos Humanos, Direito Internacional dos Direitos Humanos, FGV

Em dezembro de 2014, a sul-africana Urmila Bhoola, relatora especial das Nações Unidas sobre as formas contemporâneas de escravidão, declarou que "pelo menos 20,9 milhões de pessoas estão sujeitas a formas modernas de escravidão, que atingem principalmente mulheres e crianças". A relatora da ONU, para fazer tal afirmação, considerou o conceito de escravidão presente na Convenção Suplementar sobre a Abolição da Escravatura, do Tráfico de Escravos e das Instituições e Práticas Análogas à Escravatura adotada em Genebra, em 7 de setembro de 1956.

Assinale a opção que apresenta o conceito de escravidão conforme disposto na referida Convenção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

798Q180860 | Direitos Humanos, Defensor Público, DPE PE, CESPE CEBRASPE

        No ano de 1993, João foi preso no Brasil durante uma manifestação popular motivada por reivindicações diversas. Na delegacia policial, sofreu maus tratos por parte dos policiais e foi encarcerado na condição de preso provisório. Durante o período de encarceramento, ele foi torturado e submetido a abuso sexual por algumas autoridades policiais para que informasse quem eram os líderes daquele movimento, informação essa não conhecida por João. No julgamento pela participação na manifestação, o tempo de sua condenação foi inferior ao tempo que ele já havia cumprido como preso provisório. Logo após sua libertação, João aceitou convite de uma organização não governamental francesa para residir em Paris, obteve cidadania francesa e passou a visitar o Brasil eventualmente para relatar essa experiência. Em uma dessas visitas, já em 2001, ele identificou e localizou um de seus torturadores. Nesse mesmo ano, por intermédio de um conhecido, já que não tinha condições financeiras para custear os honorários de um advogado, João ingressou com pedido judicial em que requereu indenização contra a unidade federativa onde foi preso em razão dos danos decorrentes da tortura e dos maus tratos sofridos no período de encarceramento. Esse processo ainda não foi julgado e encontra-se atualmente na primeira instância. João procura a Defensoria para passar a representá-lo.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O responsável por ter prendido e torturado João deverá, pessoalmente, pagar indenização por danos morais.

  1. ✂️
  2. ✂️

799Q699064 | Direitos Humanos, Sistema Interamericano de Proteção, Promotor de Justiça Substituto, MPE MT, FCC, 2019

De acordo com o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q178415 | Direitos Humanos, Corte Interamericana de Direitos Humanos, Defensor Público, DPE MA, FCC

O acesso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos é assegurado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

801Q177482 | Direitos Humanos, Tratados internacionais, Defensor Público, DPE SP, FCC

Qual dos tratados internacionais de direitos humanos abaixo prevê o dever para os Estados de promover a proteção, preservação e melhoramento do meio ambiente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

802Q105376 | Direitos Humanos, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

Sobre a nacionalidade, nos termos do art. 12 da Constituição Federal de 1988, é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

803Q164513 | Direitos Humanos, Organização Internacional do Trabalho OIT, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Organização Internacional do Trabalho (OIT), julgue os seguintes itens.

As normas da OIT, compostas de convenções e recomendações, possuem natureza jurídica de tratados internacionais, vinculando os Estados que as ratifiquem.

  1. ✂️
  2. ✂️

804Q203995 | Direitos Humanos, Sistema Interamericano de Direitos Humanos, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH),
julgue os itens seguintes.
Somente os Estados-partes e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos têm o direito de submeter um caso à decisão da Corte Internacional de Direitos Humanos.
  1. ✂️
  2. ✂️

805Q178274 | Direitos Humanos, Tribunal Penal Internacional, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subseqüentes.

A prescrição nos crimes previstos no Estatuto de Roma, de competência do Tribunal Penal Internacional, se opera nos mesmos prazos da legislação do Estado-parte do qual o réu é súdito.
  1. ✂️
  2. ✂️

806Q180100 | Direitos Humanos, Sistema InterAmericano de Direitos Humanos, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao sistema interamericano de direitos humanos, julgue os itens que se seguem.

Qualquer pessoa ou grupo de pessoas, ou entidade não governamental legalmente reconhecida em um ou mais Estados-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) podem apresentar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos petições que contenham denúncias ou queixas de violação à Convenção Americana de Direitos Humanos por um Estado-parte.

  1. ✂️
  2. ✂️

807Q230568 | Direitos Humanos, Direitos e Garantias Fundamentais, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

A saúde é direito de todos e dever do Estado, devendo ser prestada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q700657 | Direitos Humanos, Direitos da Criança, Procurador, Prefeitura de Francisco Morato SP, VUNESP, 2019

Com relação ao direito da criança em ser ouvida em processos de seu interesse, o artigo 12 da Convenção sobre os Direitos da Crianças, aprovada pela ONU, em 1989, e da qual o Brasil é Estado-parte, assim se posiciona:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

809Q176158 | Direitos Humanos, Defensor Público, PGE SC, FEPESE

Em relação ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos, é correto afrmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q371019 | Direitos Humanos, Organização Internacional do Trabalho, FGV

Considere o seguinte caso: Em um Estado do norte do Brasil está havendo uma disputa que envolve a exploração de recursos naturais em terras indígenas. Esta disputa envolve diferentes comunidades indígenas e uma mineradora privada. Como advogado que atua na área dos Direitos Humanos, foilhe solicitado elaborar um parecer. Nesse caso, é imprescindível se ter em conta a Convenção 169 da OIT, que foi ratificada pelo Brasil, em 2002. De acordo com o Art. 2º desta Convenção, os governos deverão assumir a responsabilidade de desenvolver, com a participação dos povos interessados, uma ação coordenada e sistemática com vistas a proteger os direitos desses povos e a garantir o respeito pela sua integridade.


Levando-se em consideração esta Convenção e em relação ao que se refere aos recursos naturais eventualmente existentes em terras indígenas, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.