Questões de Concursos Economia

Resolva questões de Economia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1081Q739159 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito dos planos de estabilização editados a partir da década de 80 do século XX.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1082Q745849 | Economia, MACROECONOMIA, Analista de Economia, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes acerca dos agregados monetários, das contas do sistema monetário, da política monetária e da relação entre taxas de juros, inflação e resultado fiscal.

Uma economia com 100 unidades monetárias em depósitos à vista e com uma taxa de compulsório de 10% sobre tais depósitos faz com que os bancos dessa economia multipliquem a moeda e ofertem 1.000 unidades monetárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

1083Q59776 | Economia, CESPE CEBRASPE

Da Revolução Industrial Inglesa à ordem global dos dias atuais, a economia mundial dinamizou-se extraordinariamente, com vigorosa ampliação da capacidade produtiva e dos mercados consumidores, além de promover a rápida circulação de capitais, bens e pessoas. Relativamente ao cenário econômico do mundo contemporâneo, julgue os itens a seguir.

Nos últimos cinco anos, o Brasil alcançou a autossuficiência petrolífera graças aos constantes recordes obtidos na exploração da camada de petróleo do pré-sal.
  1. ✂️
  2. ✂️

1084Q676994 | Economia, Escriturário, BRB, IADES, 2020

Considerando as características específicas das sociedades por ações ou “companhias”, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1085Q744834 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Agente de ATER, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará CE, CETREDE, 2018

Sobre o agronegócio é CORRETO afirmar:

I. é um dos setores da economia que possui menos importância econômica para o país.

II. engloba os seguintes setores: Fornecedores de insumos e bens de produção; produção agropecuária; processamento e transformação; distribuição e consumo; serviços de apoio.

III. é fundamental compreender ele dentro de uma visão que engloba os seguintes setores: antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira da propriedade agropecuária.

IV. é a nova denominação para agricultura.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1086Q746139 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Acerca do MERCOSUL, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1087Q746157 | Economia, MACROECONOMIA, Economista, MI, NCE

O cálculo do déficit operacional público, diferentemente do cálculo do déficit nominal público, exclui:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1088Q104643 | Economia, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Uma pessoa obteve um financiamento pelo Sistema Francês de Amortização, Tabela Price, de R$ 100.000,00. Os pagamentos, mensais e consecutivos, iniciavam-se um mês após a data do recebimento do financiamento e terminavam com o pagamento da vigésima quarta prestação, sendo que a taxa mensal de juros era de 10%. As primeiras dezoito prestações já haviam sido pagas quando o tomador do empréstimo propôs à instituição financeira antecipar a vigésima quarta prestação e pagá-la junto com a décima nona, antecipar a vigésima terceira prestação e pagá-la junto com a vigésima e antecipar a vigésima segunda prestação e pagá-la junto com a vigésima primeira.
Desprezando-se os centavos, o valor pago na época do vigésimo primeiro pagamento foi, em reais, de
Dado: (1,1)-24= 0,1

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1089Q741616 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da crise econômica na última década de 80, das políticas de estabilização, aceleração inflacionária e dos planos de combate à inflação, como o Plano Real, a reforma do estado e as privatizações, julgue os itens seguintes. O Plano Cruzado, de 1986, introduziu uma nova moeda, e o congelamento de preços que resultou em desabastecimento e disseminação do mercado negro. O Plano Verão introduziu uma nova moeda, o Cruzado Novo. O Plano Collor, de 1990, propôs medidas estruturais importantes para o país, como a diminuição gradual das tarifas de importação para submeter a indústria à concorrência externa.
  1. ✂️
  2. ✂️

1090Q743166 | Economia, Inflação, Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ AC, CESPE CEBRASPE

Os diversos tipos de inflação historicamente registrados estão associados a diferentes teorias e apresentam causas e características próprias. A inflação inercial, por exemplo, caracteriza-se por uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1091Q741123 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Especialista em Previdência Complementar, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Com referência a conceitos macroeconômicos e à economia brasileira, julgue os itens subsequentes.

O uso de políticas protecionistas no âmbito do Plano de Metas, que apreciavam o câmbio e encareciam as importações de bens de capital e de insumos básicos, constituiu a principal restrição à expansão dos investimentos no setor industrial.

  1. ✂️
  2. ✂️

1092Q746504 | Economia, Inflação, Economista, Prefeitura de Santos SP, FCC

Embora tenha sido improfícua, foi uma medida importante do Plano Verão (1989):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1093Q21515 | Economia, Analista de Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à teoria do consumidor e à teoria da firma, julgue o item seguinte.

A taxa marginal de substituição (TMS), calculada por meio da curva de indiferença do consumidor, corresponde à propensão marginal a pagar ou a consumir.
  1. ✂️
  2. ✂️

1094Q744505 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Com relação ao índice de Gini, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1095Q747069 | Economia, As Reformas Econômicas Abertura e Privatização, Fiscal de Tributos Estaduais Prova 1, SEFA PA, ESAF

Na atual composição da dívida líquida brasileira, são consideradas moedas de privatização

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1096Q161873 | Economia, Economia do Setor Público, Auditor de Controle Externo, TC DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a políticas econômicas, à dívida pública e ao comportamento da economia brasileira, julgue os itens seguintes.

Diferentemente de outros planos de estabilização econômica adotados no Brasil até 1994, o Plano Real, além de não prever o congelamento de salários, foi abertamente discutido por representantes do governo, pelo Congresso Nacional e pelo público especializado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1097Q745581 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da economia brasileira no século XIX, da crise de 1929 e do pós-guerra até o Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek, julgue os itens a seguir. A década de 50 do século passado foi pródiga na elaboração de planos para estimular diversos setores econômicos e a infraestrutura em geral, criando-se as bases da industrialização do país.
  1. ✂️
  2. ✂️

1098Q181650 | Economia, Política Monetária, Economista Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A política monetária que adota a regra de um percentual anual constante de expansão da oferta de moeda, moeda esta definida como sendo um certo agregado monetário, NÃO leva à estabilização da renda da economia se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1099Q745885 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Economista, Centrais Elétricas de Santa Catarina SC, FEPESE, 2018

A respeito da especificação de demanda por moeda, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1100Q740030 | Economia, Economia Ambiental, Analista de Empresa de Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

Com relação à economia ambiental, que trata de questões referentes à preservação do meio ambiente, julgue os itens subsecutivos.

Para as atividades que geram externalidades negativas, o ótimo social corresponde ao nível de produção dessas atividades para o qual o custo marginal social iguala-se ao benefício marginal social gerado por essas atividades.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.