Questões de Concursos Economia

Resolva questões de Economia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

661Q741901 | Economia, O Plano de Metas e a Industrialização Brasileira, Consultor, APEX Brasil, FUNIVERSA

Sobre a política desenvolvimentista implementada no Governo Kubitschek, ancorada no Plano de Metas, é correto afirmar :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q740864 | Economia, Microeconomia, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à demanda do consumidor, julgue os itens subsequentes.

Como o sinal da elasticidade-renda da demanda depende do tipo de bem, na avaliação de um bem normal, a elasticidade será negativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

663Q691580 | Economia, Analista de Fomento Economista, AFAP, FCC, 2019

Acerca da inflação e sua medição, está correto o que se afirma em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q267610 | Economia, Taxa Interna de Retorno, Analista Economia, MPE RO, FUNCAB

Suponha a avaliação de dois projetos X e Y pelos métodos da taxa interna de retorno (TIR) e de payback. Nesse sentido, é correto afirmar que deve ser escolhido o projeto que apresentar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

665Q230597 | Economia, Topicos de Economia Brasileira, Profissional Básico Economia, BNDES, CESGRANRIO

Assinale, entre as opções abaixo, a que NÃO corresponde a uma das principais características da política de industrialização brasileira no Pós-Guerra.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

666Q200021 | Economia, Analista, SEFAZ PI, FCC

A estática comparativa descreve os ajustamentos de preço e quantidades sofridos por um mercado em resposta a uma mudança em alguma das variáveis que afetam seu funcionamento. Partindo-se de uma posição inicial de equilíbrio entre o preço e a quantidade, um mercado atinge seu novo equilíbrio quando:

I. um aumento autônomo da quantidade demandada desloca a curva de demanda para a direita, aumentando tanto o preço de equilíbrio quanto a quantidade de equilíbrio.

II. um acontecimento que reduza a quantidade ofertada desloca a curva de oferta para a esquerda, ocasionando a elevação do preço de equilíbrio e da quantidade de equilíbrio.

III. uma queda da renda dos consumidores diminui a quantidade demandada desloca a curva de demanda para a esquerda, de forma que tanto o preço de equilíbrio quanto a quantidade de equilíbrio aumentam.

IV. um aumento da quantidade ofertada a qualquer preço dado desloca a curva de oferta para a direita. O preço de equilíbrio diminui e a quantidade de equilíbrio aumenta.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q181414 | Economia, Economista Júnior, Petrobras, Petrobrás Economista Júnior

Um projeto de investimento consiste em um gasto inicial de R$ 1.000.000,00 seguido, um ano após, de um recebimento de R$ 1.100.000,00.

A duration desse investimento é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q164180 | Economia, Finanças, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

O Conselho de Administração e Defesa Econômica (CADE) tem a finalidade de orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos de poder econômico, exercendo papel tutelador da prevenção e da repressão a tais abusos. O Conselho é a última instância, na esfera administrativa, responsável pela decisão final sobre a matéria concorrencial. Sobre o papel da autarquia federal, verifique se as afirmações abaixo são VERDADEIRAS ou FALSAS.
I. Caso o negócio seja prejudicial à concorrência, o CADE tem o poder de impor restrições à operação como condição para a sua aprovação, como determinar a alienação total ou parcial dos ativos envolvidos (máquinas, fábricas, marcas, etc).

II. O papel repressivo corresponde à análise das condutas anticoncorrenciais. Nesse caso, o CADE tem o papel de reprimir práticas infrativas à ordem econômica, tais como: cartéis, vendas casadas, preços predatórios, acordos de exclusividade, dentre outras.

III. Os atos de concentração são ilícitos anticoncorrenciais. Cabe ao CADE proibir as operações de fusões, incorporações e associações de qualquer espécie entre agentes econômicos.
As afirmativas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

669Q116106 | Economia, Analista de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON RJ, CEPERJ

Em relação à teoria da produção, é correto afirmar, para uma análise de curto prazo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q29382 | Economia, Economista, CODEBA, FGV

Com relação à teoria de custos, analise as afirmativas a seguir.

I. A curva de custo variável médio apresenta inclinação positiva ao longo de diferentes níveis de produção.
II. A curva de custo variável e a de custo variável médio atingem o valor mínimo no ponto de interseção com a curva de custo marginal.
III. A área abaixo da curva de custo marginal fornece o custo total.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q747674 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Técnico de Controle Externo, TCE MG, FCC

Com relação ao multiplicador keynesiano, é correto afirmar que,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q741062 | Economia, Produção, Economista, DPU, CESPE CEBRASPE

Em relação aos fatores de produção, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q740626 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Economista, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

São medidas expansionistas de política monetária: I) venda de títulos públicos; II) compra de títulos públicos; III) redução do depósito compulsório; IV) elevação do depósito compulsório; V) redução da taxa de redesconto; VI) elevação da taxa de redesconto. Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

674Q739249 | Economia, O Plano de Metas e a Industrialização Brasileira, Tecnologista, IBGE, FGV

Em 1968 a economia brasileira iniciou uma fase de crescimento vigoroso. Em relação ao período do ?Milagre econômico?, analise as afirmativas a seguir:

I - Nesse período adotou-se uma política de minidesvalorização cambial que contribuiu positivamente para o resultado da balança comercial.

II - Apesar de no período do ?milagre? ter ocorrido um importante crescimento econômico da economia brasileira, essa continuou a enfrentar o grave problema de altas taxas de inflação.

III - O crescimento econômico do período do ?milagre? retomou o processo iniciado no Plano de Metas, voltado para a difusão da produção e consumo de bens duráveis.

Sendo V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s), a sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q101006 | Economia, Finanças, Analista Normas Contábeis e de Auditoria, CVM, ESAF

Mercado de Bolsa e de balcão caracterizam-se por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q15847 | Economia, Analista de Desenvolvimento, AGERIO, FDC

A respeito da curva de Phillips e da elação inflação e desemprego, marque a afirmativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q738144 | Economia, Custo de Produção, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

No que concerne ao custo de oportunidade, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q181437 | Economia, Microeconomia, Economista, DNOCS, FCC

Em um mercado de concorrência perfeita, os produtores maximizam seu lucro quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q173324 | Economia, Topicos de Economia Brasileira, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A análise da história econômica do Brasil é importante para se entender a situação da economia brasileira. Com relação a esse tema,
julgue (C ou E) os itens subseqüentes.

De 1956 a 1963, as elevadas taxas de crescimento econômico coexistiram com reduções substanciais do deficit público e da inflação.

  1. ✂️
  2. ✂️

680Q166715 | Economia, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Segundo a classificação de Richard Musgrave sobre as funções do setor público (Estado), em economias de mercado, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.