Início

Questões de Concursos Educação Artística

Resolva questões de Educação Artística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q28263 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Considerar nas aulas de artes visuais o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como processo metodológico requer dos docentes propostas que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q42585 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Os Fundamentos da Linguagem Visual formam um conteúdo já sedimentado no ensino de artes visuais. No texto sobre essa área presente no documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio, está escrito que Ponto, linha, forma, plano, textura e cores são elementos das estruturas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q387597 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Algumas cidades já possuem políticas que tratam a grafitagem, forma de expressão típica da cultura urbana das grandes cidades. Com relação à técnica do grafite-arte como produto da cultura brasileira, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q42590 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Conforme Osinski (2001), para Herbert Read a arte deveria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q28261 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

A construção de desenhos curriculares para o ensino de arte requer mudança de postura, de atitude e práticas docentes, que visem a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q387856 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Assinale a afirmação correta relacionada à obra de Antônio Francisco Lisboa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q42587 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Para Pimentel (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009), a avaliação na visão tradicional é uma ação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q39109 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento. O texto refere-se a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q28259 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

No entendimento de Martins (2009), uma abordagem crítica da imagem não deve lidar apenas com problemas estéticos, ou questões artísticas, mas com fatos e realidades sociais que põem em pauta discussões sobre a cultura,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q39111 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

A pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas. Trata-se do período:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q42586 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

“[...] não basta apresentar ao aluno ora uma obra clássica da arte ocidental, ora uma máscara de alguma tradição africana, ora um produto da cultura de massa”. 

O fragmento apresentado indica a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q387842 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em seu livro A imagem no ensino da arte, Ana Mae apresenta e discute diferentes metodologias de leitura da imagem, dentre elas, a metodologia preconizada por Feldman que propõe:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q387669 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura. Os artistas dessa época buscavam observar os efeitos da luz solar sobre os objetos ao longo do dia e registrar na tela essas variações. Acerca das características desse movimento, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q39113 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, [...]”. Insistimos que, acatar essa recomendação requer informações e formação específica e continuada, vez que convivemos com informações transitórias e que o conhecimento é sempre provisório, dialeticamente reconstruído. Trata-se de uma recomendação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q387572 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

O teatro clássico francês legou à humanidade a dramaturgia de Corneille, Racine e Molière. Orientado pela rigidez das regras impostas ao drama pelos críticos e eruditos, em nome de Aristóteles, Corneille escreve a peça El Cid. Pode-se considerála como uma obra de transição, porque, na estrutura e no estilo, não apresenta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q387681 | Educação Artística, Licenciado em Educação Artística, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Num país onde os políticos ganham eleições através da televisão, a alfabetização visual para a leitura é fundamental, e a leitura da imagem artística, humanizadora". Ao ler o trecho acima de Ana Mae Barbosa, pode-se afirmar que a leitura como interpretação cultural teve influência de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q387523 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Na arte egípcia a pintura obedecia a padrões rígidos de representação da figura humana. Esta é representada em visão frontal do olho e dos ombros, e em perfil de cabeça, braços e pernas. A lei que regia essa representação denominava-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q42594 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Para Bamford (apud Hernandez, 2007), a diferença entre a educação das artes e a educação pelas artes é que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q387633 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Quando o compositor cria uma obra musical necessita grafá-la, registrá-la sobre um papel, escrevendo uma série de símbolos. Essa escrita da música, manuscrita ou impressa é chamada de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.