Início Questões de Concursos Educação Artística Resolva questões de Educação Artística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Artística Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q28263 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGConsiderar nas aulas de artes visuais o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como processo metodológico requer dos docentes propostas que ✂️ a) priorizem o uso de recursos tecnológicos presentes no contexto escolar. ✂️ b) permitam o exercício crítico e o diálogo com os meios eletrônicos contemporâneos. ✂️ c) propiciem aos estudantes processos de livre expressão por meio da experimentação digital. ✂️ d) enfatizem os aspectos técnicos em detrimento de questões conceituais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q42585 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGOs Fundamentos da Linguagem Visual formam um conteúdo já sedimentado no ensino de artes visuais. No texto sobre essa área presente no documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio, está escrito que Ponto, linha, forma, plano, textura e cores são elementos das estruturas ✂️ a) antropomorfas ✂️ b) morfológicas ✂️ c) sintáticas ✂️ d) aleatórias Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q387597 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEAlgumas cidades já possuem políticas que tratam a grafitagem, forma de expressão típica da cultura urbana das grandes cidades. Com relação à técnica do grafite-arte como produto da cultura brasileira, assinale a opção correta. ✂️ a) Nas técnicas do grafite, não são utilizados conhecimentos relativos ao uso adequado de cor, luz e sombra. ✂️ b) O grafite, ao contrário da pichação, tem linguagem elaborada por artistas para transmitir uma ideologia. ✂️ c) Nos grafites, predominam as mensagens que incitam o grande público ao consumismo. ✂️ d) A arte do grafite valoriza a cópia como resultado e, portanto, é uma forma de se apropriar de uma imagem e desenhá-la exatamente como ela é. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q42590 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGConforme Osinski (2001), para Herbert Read a arte deveria ✂️ a) ser a base da educação como um todo ✂️ b) ter seu lugar específico no currículo ✂️ c) ser um complemento das outras disciplinas ✂️ d) ser fonte de inspiração todas as demais disciplinas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q28261 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGA construção de desenhos curriculares para o ensino de arte requer mudança de postura, de atitude e práticas docentes, que visem a ✂️ a) explorar a emoção do sentimento da arte. ✂️ b) fixar normas e conceitos artísticos. ✂️ c) auxiliar na aprendizagem das outras disciplinas. ✂️ d) promover ações interdisciplinares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q387856 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSAssinale a afirmação correta relacionada à obra de Antônio Francisco Lisboa. ✂️ a) A obra do artista sofreu influência das ordens franciscana e carmelita, que ganharam espaço com a proibição da entrada da Ordem Jesuíta em Minas Gerais. ✂️ b) Sua formação artística sofreu influência da escola informal de seu pai, Manoel Francisco Lisboa, e do Estilo Brito. ✂️ c) Com a expulsão das ordens religiosas da colônia pelo Marquês de Pombal, em 1759, o trabalho de Aleijadinho liberou-se da influência da ideologia cristã. ✂️ d) Antônio Francisco Lisboa é exemplo do artista autodidata, cuja genialidade compensou sua precária formação. ✂️ e) A obra do artista revela grande conhecimento de arquitetura e escultura humana, adquirido nos seus estudos realizados na Europa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q42587 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGPara Pimentel (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009), a avaliação na visão tradicional é uma ação de ✂️ a) memorização mediante a qual professor e aluno investigam os fatos cooperativamente. ✂️ b) concepção investigativa mediante a qual professor e aluno buscam a compreensão dos fatos e eventos. ✂️ c) caráter individual, de concepção classificatória. O professor tem todo o controle e o aluno é dependente ✂️ d) cooperação relacional na qual professor promove,investiga e repassa as questões para os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q39109 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESESEsta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento. O texto refere-se a(o): ✂️ a) Arte Inovadora. ✂️ b) Arte Contemporânea. ✂️ c) Nova Arte. ✂️ d) Arte Moderna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q28259 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGNo entendimento de Martins (2009), uma abordagem crítica da imagem não deve lidar apenas com problemas estéticos, ou questões artísticas, mas com fatos e realidades sociais que põem em pauta discussões sobre a cultura, ✂️ a) o artesanato e as obras de arte. ✂️ b) a sociedade e seus sujeitos. ✂️ c) o artesanato e o folclore. ✂️ d) a educação e as artes visuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q39111 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESESA pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas. Trata-se do período: ✂️ a) Paleolítico. ✂️ b) Barroco. ✂️ c) Iluminismo. ✂️ d) Neolítico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q42586 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG“[...] não basta apresentar ao aluno ora uma obra clássica da arte ocidental, ora uma máscara de alguma tradição africana, ora um produto da cultura de massa”. O fragmento apresentado indica a ✂️ a) comparação entre as obras destacando aspectos positivos e negativos. ✂️ b) hierquização do maior valor estético de acordo com suas funções sociais. ✂️ c) compreensão do contexto de cada uma dessas obras, sua história e suas motivações (funções) sociais. ✂️ d) identificação das técnicas utilizadas em cada obra/produto para reproduzi-las. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q387842 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm seu livro A imagem no ensino da arte, Ana Mae apresenta e discute diferentes metodologias de leitura da imagem, dentre elas, a metodologia preconizada por Feldman que propõe: ✂️ a) o processo de leitura de várias obras a partir do descrever, analisar e refletir. ✂️ b) a leitura de uma única obra para serem analisados com aprofundamento os elementos da visualidade. ✂️ c) a leitura comparada de duas ou mais obras para que sejam analisados os problemas visuais propostos de maneira similar ou diferente nas várias obras. ✂️ d) o fazer-artístico como releitura de uma obra para análise comparativa dos resultados estéticos produzidos pelos alunos, considerando principalmente o estilo do artista. ✂️ e) a leitura comparada de duas ou mais obras que mostrem a diferença entre arte moderna e contemporânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q387669 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEO Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura. Os artistas dessa época buscavam observar os efeitos da luz solar sobre os objetos ao longo do dia e registrar na tela essas variações. Acerca das características desse movimento, assinale a opção correta. ✂️ a) As figuras representadas nas pinturas não tinham contornos nítidos, pois a linha era considerada uma abstração do ser humano para representação de imagens. ✂️ b) As cores e tonalidades deveriam ser obtidas pelas misturas das tintas na paleta e utilizadas na tela em grandes pinceladas. ✂️ c) As pinturas impressionistas, que eram feitas na sua maioria em ambientes fechados, valorizavam as tonalidades que os objetos adquiriam ao refletir da luz. ✂️ d) A maioria das cenas registradas pelos pintores impressionistas eram estáticas e mostravam melancolia e tristeza. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q39113 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES“Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, [...]”. Insistimos que, acatar essa recomendação requer informações e formação específica e continuada, vez que convivemos com informações transitórias e que o conhecimento é sempre provisório, dialeticamente reconstruído. Trata-se de uma recomendação de: ✂️ a) PCN/Arte (1997, p. 100) ✂️ b) Freire (1979, p. 178) ✂️ c) Haydt (1976, p.78) ✂️ d) Martins (1999, p.112) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q28265 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGDentre as práticas metodológicas implantadas na Academia Imperial de Belas Artes pode-se destacar o desenho ✂️ a) ao ar livre. ✂️ b) de imaginação. ✂️ c) de observação. ✂️ d) industrial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q387572 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJGO teatro clássico francês legou à humanidade a dramaturgia de Corneille, Racine e Molière. Orientado pela rigidez das regras impostas ao drama pelos críticos e eruditos, em nome de Aristóteles, Corneille escreve a peça El Cid. Pode-se considerála como uma obra de transição, porque, na estrutura e no estilo, não apresenta: ✂️ a) princípios rígidos do teatro naturalista ✂️ b) características de teatro elisabetano ✂️ c) rigidez na regra das três unidades ✂️ d) tramas secundárias Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q387681 | Educação Artística, Licenciado em Educação Artística, SECULT PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. "Num país onde os políticos ganham eleições através da televisão, a alfabetização visual para a leitura é fundamental, e a leitura da imagem artística, humanizadora". Ao ler o trecho acima de Ana Mae Barbosa, pode-se afirmar que a leitura como interpretação cultural teve influência de: ✂️ a) Anísio Teixeira. ✂️ b) Augusto Rodrigues. ✂️ c) Paulo Freire. ✂️ d) Fayga Ostrower. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q387523 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBNa arte egípcia a pintura obedecia a padrões rígidos de representação da figura humana. Esta é representada em visão frontal do olho e dos ombros, e em perfil de cabeça, braços e pernas. A lei que regia essa representação denominava-se: ✂️ a) egiptologia; ✂️ b) bissimetrismo; ✂️ c) geometria; ✂️ d) frontalidade; ✂️ e) lateralidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q42594 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGPara Bamford (apud Hernandez, 2007), a diferença entre a educação das artes e a educação pelas artes é que ✂️ a) a primeira é uma atividade de aprendizagem centrada nas habilidades, maneiras de pensar e de apresentar cada uma das formas artísticas, enquanto a segunda utiliza pedagogias criativas e artísticas para ensinar todo o currículo ✂️ b) a primeira é uma atividade de aprendizagem interdisciplinar de apoio às maneiras de pensar e apresentar as formas artísticas. A segunda utiliza pedagogias criativas e artísticas para ensinar a autoexpressãono currículo. ✂️ c) a primeira é uma atividade de aprendizagem que utiliza pedagogias criativas e artísticas para ensinar todo o currículo, já a segunda está centrada nas habilidades, maneiras de pensar e de apresentar cada uma das formas artísticas. ✂️ d) a primeira é uma atividade de aprendizagem valorativa de habilidades técnicas, maneiras de pensar e apresentar cada uma das formas expressivas, enquanto a segunda trabalha com práticas criativas e artísticas para ensinar parte do currículo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q387633 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBQuando o compositor cria uma obra musical necessita grafá-la, registrá-la sobre um papel, escrevendo uma série de símbolos. Essa escrita da música, manuscrita ou impressa é chamada de: ✂️ a) parceria; ✂️ b) parâmetro; ✂️ c) manifesto; ✂️ d) partitura; ✂️ e) código. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q28263 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGConsiderar nas aulas de artes visuais o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como processo metodológico requer dos docentes propostas que ✂️ a) priorizem o uso de recursos tecnológicos presentes no contexto escolar. ✂️ b) permitam o exercício crítico e o diálogo com os meios eletrônicos contemporâneos. ✂️ c) propiciem aos estudantes processos de livre expressão por meio da experimentação digital. ✂️ d) enfatizem os aspectos técnicos em detrimento de questões conceituais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q42585 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGOs Fundamentos da Linguagem Visual formam um conteúdo já sedimentado no ensino de artes visuais. No texto sobre essa área presente no documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio, está escrito que Ponto, linha, forma, plano, textura e cores são elementos das estruturas ✂️ a) antropomorfas ✂️ b) morfológicas ✂️ c) sintáticas ✂️ d) aleatórias Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q387597 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEAlgumas cidades já possuem políticas que tratam a grafitagem, forma de expressão típica da cultura urbana das grandes cidades. Com relação à técnica do grafite-arte como produto da cultura brasileira, assinale a opção correta. ✂️ a) Nas técnicas do grafite, não são utilizados conhecimentos relativos ao uso adequado de cor, luz e sombra. ✂️ b) O grafite, ao contrário da pichação, tem linguagem elaborada por artistas para transmitir uma ideologia. ✂️ c) Nos grafites, predominam as mensagens que incitam o grande público ao consumismo. ✂️ d) A arte do grafite valoriza a cópia como resultado e, portanto, é uma forma de se apropriar de uma imagem e desenhá-la exatamente como ela é. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q42590 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGConforme Osinski (2001), para Herbert Read a arte deveria ✂️ a) ser a base da educação como um todo ✂️ b) ter seu lugar específico no currículo ✂️ c) ser um complemento das outras disciplinas ✂️ d) ser fonte de inspiração todas as demais disciplinas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q28261 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGA construção de desenhos curriculares para o ensino de arte requer mudança de postura, de atitude e práticas docentes, que visem a ✂️ a) explorar a emoção do sentimento da arte. ✂️ b) fixar normas e conceitos artísticos. ✂️ c) auxiliar na aprendizagem das outras disciplinas. ✂️ d) promover ações interdisciplinares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q387856 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSAssinale a afirmação correta relacionada à obra de Antônio Francisco Lisboa. ✂️ a) A obra do artista sofreu influência das ordens franciscana e carmelita, que ganharam espaço com a proibição da entrada da Ordem Jesuíta em Minas Gerais. ✂️ b) Sua formação artística sofreu influência da escola informal de seu pai, Manoel Francisco Lisboa, e do Estilo Brito. ✂️ c) Com a expulsão das ordens religiosas da colônia pelo Marquês de Pombal, em 1759, o trabalho de Aleijadinho liberou-se da influência da ideologia cristã. ✂️ d) Antônio Francisco Lisboa é exemplo do artista autodidata, cuja genialidade compensou sua precária formação. ✂️ e) A obra do artista revela grande conhecimento de arquitetura e escultura humana, adquirido nos seus estudos realizados na Europa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q42587 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGPara Pimentel (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009), a avaliação na visão tradicional é uma ação de ✂️ a) memorização mediante a qual professor e aluno investigam os fatos cooperativamente. ✂️ b) concepção investigativa mediante a qual professor e aluno buscam a compreensão dos fatos e eventos. ✂️ c) caráter individual, de concepção classificatória. O professor tem todo o controle e o aluno é dependente ✂️ d) cooperação relacional na qual professor promove,investiga e repassa as questões para os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q39109 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESESEsta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento. O texto refere-se a(o): ✂️ a) Arte Inovadora. ✂️ b) Arte Contemporânea. ✂️ c) Nova Arte. ✂️ d) Arte Moderna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q28259 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGNo entendimento de Martins (2009), uma abordagem crítica da imagem não deve lidar apenas com problemas estéticos, ou questões artísticas, mas com fatos e realidades sociais que põem em pauta discussões sobre a cultura, ✂️ a) o artesanato e as obras de arte. ✂️ b) a sociedade e seus sujeitos. ✂️ c) o artesanato e o folclore. ✂️ d) a educação e as artes visuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q39111 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESESA pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas. Trata-se do período: ✂️ a) Paleolítico. ✂️ b) Barroco. ✂️ c) Iluminismo. ✂️ d) Neolítico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q42586 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG“[...] não basta apresentar ao aluno ora uma obra clássica da arte ocidental, ora uma máscara de alguma tradição africana, ora um produto da cultura de massa”. O fragmento apresentado indica a ✂️ a) comparação entre as obras destacando aspectos positivos e negativos. ✂️ b) hierquização do maior valor estético de acordo com suas funções sociais. ✂️ c) compreensão do contexto de cada uma dessas obras, sua história e suas motivações (funções) sociais. ✂️ d) identificação das técnicas utilizadas em cada obra/produto para reproduzi-las. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q387842 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm seu livro A imagem no ensino da arte, Ana Mae apresenta e discute diferentes metodologias de leitura da imagem, dentre elas, a metodologia preconizada por Feldman que propõe: ✂️ a) o processo de leitura de várias obras a partir do descrever, analisar e refletir. ✂️ b) a leitura de uma única obra para serem analisados com aprofundamento os elementos da visualidade. ✂️ c) a leitura comparada de duas ou mais obras para que sejam analisados os problemas visuais propostos de maneira similar ou diferente nas várias obras. ✂️ d) o fazer-artístico como releitura de uma obra para análise comparativa dos resultados estéticos produzidos pelos alunos, considerando principalmente o estilo do artista. ✂️ e) a leitura comparada de duas ou mais obras que mostrem a diferença entre arte moderna e contemporânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q387669 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEO Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura. Os artistas dessa época buscavam observar os efeitos da luz solar sobre os objetos ao longo do dia e registrar na tela essas variações. Acerca das características desse movimento, assinale a opção correta. ✂️ a) As figuras representadas nas pinturas não tinham contornos nítidos, pois a linha era considerada uma abstração do ser humano para representação de imagens. ✂️ b) As cores e tonalidades deveriam ser obtidas pelas misturas das tintas na paleta e utilizadas na tela em grandes pinceladas. ✂️ c) As pinturas impressionistas, que eram feitas na sua maioria em ambientes fechados, valorizavam as tonalidades que os objetos adquiriam ao refletir da luz. ✂️ d) A maioria das cenas registradas pelos pintores impressionistas eram estáticas e mostravam melancolia e tristeza. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q39113 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES“Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, [...]”. Insistimos que, acatar essa recomendação requer informações e formação específica e continuada, vez que convivemos com informações transitórias e que o conhecimento é sempre provisório, dialeticamente reconstruído. Trata-se de uma recomendação de: ✂️ a) PCN/Arte (1997, p. 100) ✂️ b) Freire (1979, p. 178) ✂️ c) Haydt (1976, p.78) ✂️ d) Martins (1999, p.112) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q28265 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFGDentre as práticas metodológicas implantadas na Academia Imperial de Belas Artes pode-se destacar o desenho ✂️ a) ao ar livre. ✂️ b) de imaginação. ✂️ c) de observação. ✂️ d) industrial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q387572 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJGO teatro clássico francês legou à humanidade a dramaturgia de Corneille, Racine e Molière. Orientado pela rigidez das regras impostas ao drama pelos críticos e eruditos, em nome de Aristóteles, Corneille escreve a peça El Cid. Pode-se considerála como uma obra de transição, porque, na estrutura e no estilo, não apresenta: ✂️ a) princípios rígidos do teatro naturalista ✂️ b) características de teatro elisabetano ✂️ c) rigidez na regra das três unidades ✂️ d) tramas secundárias Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q387681 | Educação Artística, Licenciado em Educação Artística, SECULT PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. "Num país onde os políticos ganham eleições através da televisão, a alfabetização visual para a leitura é fundamental, e a leitura da imagem artística, humanizadora". Ao ler o trecho acima de Ana Mae Barbosa, pode-se afirmar que a leitura como interpretação cultural teve influência de: ✂️ a) Anísio Teixeira. ✂️ b) Augusto Rodrigues. ✂️ c) Paulo Freire. ✂️ d) Fayga Ostrower. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q387523 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBNa arte egípcia a pintura obedecia a padrões rígidos de representação da figura humana. Esta é representada em visão frontal do olho e dos ombros, e em perfil de cabeça, braços e pernas. A lei que regia essa representação denominava-se: ✂️ a) egiptologia; ✂️ b) bissimetrismo; ✂️ c) geometria; ✂️ d) frontalidade; ✂️ e) lateralidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q42594 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFGPara Bamford (apud Hernandez, 2007), a diferença entre a educação das artes e a educação pelas artes é que ✂️ a) a primeira é uma atividade de aprendizagem centrada nas habilidades, maneiras de pensar e de apresentar cada uma das formas artísticas, enquanto a segunda utiliza pedagogias criativas e artísticas para ensinar todo o currículo ✂️ b) a primeira é uma atividade de aprendizagem interdisciplinar de apoio às maneiras de pensar e apresentar as formas artísticas. A segunda utiliza pedagogias criativas e artísticas para ensinar a autoexpressãono currículo. ✂️ c) a primeira é uma atividade de aprendizagem que utiliza pedagogias criativas e artísticas para ensinar todo o currículo, já a segunda está centrada nas habilidades, maneiras de pensar e de apresentar cada uma das formas artísticas. ✂️ d) a primeira é uma atividade de aprendizagem valorativa de habilidades técnicas, maneiras de pensar e apresentar cada uma das formas expressivas, enquanto a segunda trabalha com práticas criativas e artísticas para ensinar parte do currículo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q387633 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBQuando o compositor cria uma obra musical necessita grafá-la, registrá-la sobre um papel, escrevendo uma série de símbolos. Essa escrita da música, manuscrita ou impressa é chamada de: ✂️ a) parceria; ✂️ b) parâmetro; ✂️ c) manifesto; ✂️ d) partitura; ✂️ e) código. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro