Início

Questões de Concursos Educação Artística

Resolva questões de Educação Artística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q387768 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos aspectos de uso de uma obra de artes plásticas, fotográfica e literária em uma produção cultural, julgue os itens subseqüentes.

A obra literária pode ser utilizada dentro de outras obras artísticas, sem a necessidade de contrato específico e autorização do autor.

  1. ✂️
  2. ✂️

402Q387769 | Educação Artística

De acordo com Tinhorão, o lazer urbano no Brasil caracterizava-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q387830 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet, lei brasileira para incentivar investimentos culturais, e as políticas culturais e aquisitivas, julgue os itens seguintes.

As leis estaduais e municipais de incentivo à cultura devem seguir rigorosamente o que determina o Ministério da Cultura, que possui uma comissão para analisar os projetos de todos os estados do Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

404Q387734 | Educação Artística

Para Ana Mae Barbosa, a leitura da obra de arte envolve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q387790 | Educação Artística, Professor, SEE SP, VUNESP

Os coros de cantores com máscara de bode existiam desde o século VI a.C. Posteriormente foram transferidos para o culto ao deus Dionísio, dando origem ao Teatro grego. Quais eram as características atribuídas a esse deus?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q387535 | Educação Artística, Analista em Gestão Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes com relação a gestão cultural.

O levantamento da capacidade que o município tem de sediar eventos culturais deve ficar a cargo do setor de turismo, sem qualquer interferência da gestão cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️

407Q387556 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as características dos processos criativos e suas definições.

I. Intuição
II. Seletividade
III. Imagem Referencial
IV. Percepção

a. Representa um processo de economia, pois a nossa tendência é inteirar-nos daquilo que nos seria suficiente para resolver uma situação ou tarefa em que estejamos interessados.
b. Envolve um tipo de conhecer, que é apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido.
c. Está na base dos processos de criação e tornam-se conscientes na medida em que são expressos, isto é, na medida em que lhes damos uma forma.
d. Ordenação internalizada que se configura em cada pessoa a partir de sua própria experiência pessoal e cultural.

Está corretamente associado em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q387622 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

O ensino da arte através de projetos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q387683 | Educação Artística, Professor, SEE SP, VUNESP

Na primeira metade do século XX, faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas predominantes, as disciplinas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q387513 | Educação Artística, Professor, SEE SP, VUNESP

O Canto Orfeônico, projeto que pretendeu, na década de 30, levar a linguagem musical de forma consistente a todo o País, foi idealizado e implantado por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q387813 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Os requisitos para elaboração de uma política cultural adequada incluem

a socialização dos recursos provenientes dos governos local e federal de modo a garantir que escolas e população de baixa renda tenham acesso à cultura erudita.

  1. ✂️
  2. ✂️

412Q387820 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao contexto conceitual e histórico dos movimentos modernos e contemporâneos, julgue os itens a seguir.

O Dadaísmo, ao discutir o fenômeno e as conseqüências da guerra, questionava com suas obras a razão e a lógica vigente, subvertendo a autoridade e propondo objetos absurdos
  1. ✂️
  2. ✂️

413Q387577 | Educação Artística, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Para responder às questões de números 43, 44 e 45, considere o livro Arte na Educação Escolar de Maria F.de Rezende e Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (2000).

Segundo as autoras, o conceito de arte tem sido objeto de diferentes interpretações. Nesse sentido, a concepção de arte que auxilia na fundamentação de uma proposta de ensinoaprendizagem artística, estética, e que atende a essa mobilidade conceitual, é a articulação entre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q387582 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet, lei brasileira para incentivar investimentos culturais, e as políticas culturais e aquisitivas, julgue os itens seguintes.

O prazo máximo para realização de projetos apoiados pela Lei Rouanet é de 36 meses.

  1. ✂️
  2. ✂️

415Q387698 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do processamento técnico de acervos, julgue os itens a seguir.

Um objeto, ao longo de sua vida, perde e ganha informações em conseqüência do uso, manutenção, reparos, deterioração, perdas e ganhos que se tornam mais acentuados quando há mudanças de um contexto para outro.

  1. ✂️
  2. ✂️

416Q387803 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos aspectos de uso de uma obra de artes plásticas, fotográfica e literária em uma produção cultural, julgue os itens subseqüentes.

No caso de interesse em utilizar uma obra de artes plásticas, é necessário que a instituição peça autorização ao autor ou a quem a representa.

  1. ✂️
  2. ✂️

417Q387593 | Educação Artística, Professor, SEE SP, VUNESP

Uso de escalas maiores e menores, hierarquia de acordes regida pela exploração de forças harmônicas de tensão e relaxamento, direcionalidade, centralização do discurso sobre a função de tônica e desenvolvimento histórico localizado no ocidente entre os séculos XVII e XIX são características do sistema

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q387761 | Educação Artística, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

No final do século XIX, com o advento da luz elétrica, o palco teatral passou a ser objeto de experimentos que visavam novos níveis de relação com o espectador. Nesse período, na Europa, contribuiu para a transformação do espaço cênico, conferindo ao palco uma teatralidade própria, o(s) artista(s)

I Gordon Craig.

II Vladimir Ivanovitch.

III Anton Tchekov.

IV Adolphe Appia.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

419Q387552 | Educação Artística, Analista em Gestão Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No campo da gestão cultural, projeto — que trata predominantemente de relações institucionais — é uma proposta metodificada de ação que visa modificar determinada situação, considerada indesejada, para uma outra, considerada ideal pelo proponente. Considerando o exposto, julgue os itens subseqüentes, relativos às etapas de um projeto.

Na identificação do proponente, além de dados básicos, como a localização, deve ser explicitada a legitimidade e a competência para a realização da proposta em questão.

  1. ✂️
  2. ✂️

420Q387808 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As questões técnicas do processo de concepção e montagem de uma exposição são inúmeras, pois envolvem diversas áreas na construção de experiências interativa, criativa e sensorial do público. A montagem de uma exposição pode ser entendida como o ato de dar forma a um conceito por meio da distribuição de objetos bi e tridimensionais em u

Lina Bobardi, importante arquiteta brasileira, concebeu, juntamente com o projeto do prédio do MASP, seus expositores, que se diferenciaram pelo uso de um novo material – o vidro.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.