Início

Questões de Concursos Educação Artística

Resolva questões de Educação Artística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q1004149 | Educação Artística, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Heitor Villa-Lobos foi um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos. Sua música, rica em ritmos e melodias brasileiras, mesclava elementos da cultura popular com a erudição. Classifique as afirmativas atribuindo (V) para verdadeiro e (F) para falso, segundo o autor Vasco Mariz.

( ) Desde os seis anos de idade aprendera com o pai a tocar violoncelo em uma viola especialmente adaptada para aquele fim. No ano seguinte, já improvisava melodias simples, baseadas nas cantigas de roda que cantava com seus companheiros de folguedo.
( ) Em 13 de novembro de 1915, iniciou Villa-Lobos, na cidade do Rio de Janeiro, uma série de concertos com suas obras. Embora o autor de Choros desconhecesse ainda as inovações de Schoenberg e de Stravinsky, que, naquela época, começavam a fazer-se notar, seus trabalhos primavam por um tratamento harmônico desusado e audacioso.
( ) Arthur Rubinstein foi um dos maiores propagandistas da obra de Villa-Lobos. Gravou um álbum de discos com músicas do mestre. Interpretava em suas turnês diversos trabalhos dele, entre os quais a suíte Prole do bebe n.1 e o Rude poema, este último a ele dedicado.
( ) Ao compor, em 1920, o Choro n.1, Villa-Lobos ensaiava nova forma musical, procurando retratar, numa peça para violão solo fortemente sincopada, a saudosa atmosfera dos músicos populares do Rio de Janeiro. A dedicatória foi a Ernesto Nazareth. O Choro n.2, escrito em Paris, em 1924, ainda não revela a amplitude que tomaria a série. É um duo nostálgico de flauta e clarinete, tipicamente brasileiro.

A sequência correta de cima para baixo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q989439 | Educação Artística, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

A mitologia __________ atribuía à música origem divina e designava como seus inventores e primeiros intérpretes deuses e semideuses, como Apolo, Anfião e Orfeu. Neste obscuro mundo pré-histórico, a música tinha poderes mágicos: as pessoas pensavam que eram capazes de curar doenças, purificar o corpo e o espírito e operar milagres no reino da Natureza.
Também no Antigo Testamento se atribuíam à música idênticos poderes: basta lembrar apenas o episódio em que David cura a loucura de Saul tocando harpa ou o soar das trombetas e a vozearia que derrubaram as muralhas de Jericó.

A asserção que completa corretamente o texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q989440 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Estabeleceu como bases essenciais para a educação musical, primeiramente, a relação íntima entre os elementos constitutivos da música e a natureza humana, a que chamou “princípios psicológicos” e, depois, um material sonoro muito rico, que concebeu e colocou a ponto. A elaboração desse material de trabalho é, com certeza, um dos maiores legados dessa metodologia, permitindo a vivência consistente dos elementos rítmicos e auditivos da música, ainda hoje, na iniciação musical desde tenra idade.
O texto faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q988693 | Educação Artística, Professor de Artes Plásticas eou Visuais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Viktor Lowenfeld foi um teórico influente no ensino das artes visuais. Qual das seguintes afirmações reflete corretamente sua teoria sobre o desenvolvimento artístico das crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q1034818 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre o processo de educação musical, leia o trecho a seguir.

A experiência musical necessita estar ligada ao corpo – primeiro instrumento musical da criança. A associação dos sons ao movimento corporal ajuda a multiplicar as sensações e a ligar o fato sonoro à totalidade da pessoa. Também certas noções são antes adquiridas pela ação, e especialmente pela ação corporal, do que pelo intelecto. A criança assimila, através de seu corpo, os conceitos de espaço e tempo que incorpora porque os vivenciou. Concretiza suas percepções sob a forma de gestos, traduzindo desse modo os sons e os ritmos corporalmente, o que não só aguça sua audição, como contribui para sua evolução geral.

MÁRSICO, Leda Osório. Educação musical. Porto Alegre: Anppom, v. 1, dez, 1989, p. 2.

Na reflexão da autora, a educação musical
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q1004143 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Grout (1994) faz um grande passeio pela História da Música Ocidental, destacando a biografia de grandes compositores, como Johann Sebastian Bach. Classifique as afirmativas a seguir atribuindo (V) para verdadeiro e (F) para falso, segundo o autor Donald Grout.

( ) Bach considerava-se a si próprio como um artesão consciencioso que fazia o seu trabalho o melhor que sabia para a satisfação dos seus superiores, para deleite e edificação dos seus semelhante e para glorificar a Deus.
( ) Johann Sebastian pertencia à grande família dos Bachs oriundos da Turíngia, no Centro - Norte da Alemanha, uma família que ao longo de seis gerações, desde a década de 1560 até ao século XIX, produziu um número extraordinário de bons músicos e vários compositores famosos. Recebeu as primeiras lições do pai, música da de Eisenach, e, após a morte deste, em 1695, do irmão mais velho, Johann Cristoph, organista e discípulo de Pachelbel.
( ) De 1706 a meados de 1710 Bach esteve na Itália, onde em breve foi reconhecido como um dos mais promissores entre os jovens compositores e onde se ligou aos principais mecenas e músicos de Roma, Florença, Nápoles e Veneza. O seu grande patrono foi, neste período, o marquês Francesco Ruspoli, que lhe ofereceu um lugar de músico-compositor em Roma e nas suas propriedades da província.
( ) Bach entrou em cena, por assim dizer, num momento histórico particularmente favorável. Viveu numa época em que novas e poderosas forças começavam a manifestar-se na sociedade, forças que o afetaram profundamente e repercutiram na sua obra. Bach, tal como Napoleão e Goethe, foi filho das gigantescas convulsões que vinham fermentando ao longo de todo o século XVIII e que eclodiram com a Revolução Francesa.

A sequência correta de cima para baixo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q1081742 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Estância Velha RS, FUNDATEC, 2025

O ensino de Arte no Brasil teve alguns marcos ao longo das décadas. Nesse aspecto, a década de 1990 foi um deles, pois, de acordo com os PCNS, “é característica desse novo marco curricular a reivindicação de se designar a área por e de incluí-la na estrutura curricular como com conteúdos próprios ligados à cultura artística, e não apenas como ”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q1081743 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Estância Velha RS, FUNDATEC, 2025

Na aula de Arte, a prática investigativa constitui o modo de produção e organização dos conhecimentos em Arte. É no percurso do fazer artístico que os estudantes criam, experimentam e desenvolvem uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q1032853 | Educação Artística, Ensino da Arte, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre um músico que desenvolveu um método de ensino musical.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q1009358 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

A percepção da arte é fundamental para compreender e apreciar as obras visuais. Ao analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma e cor, somos capazes de mergulhar no universo artístico e interpretar as mensagens transmitidas pelos artistas.

Nesse contexto, para ajudar seus estudantes a desenvolverem uma observação atenta aos detalhes e a compreensão da linguagem visual, o professor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q1030395 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito do significado da pintura corporal indígena, considere o trecho a seguir:
Os grafismos corporais objetivam facilitar a transformação de um corpo para dotá-lo das qualidades sociais requeridas. Por meio de técnicas variadas e complexas são efetivadas amplas mudanças corporais, algumas das quais relacionadas a uma elaboração estética, geralmente reunidas sob a expressão “decoração” corporal. A elaboração do corpo é produzida tanto por pinturas de base vegetal, como por tatuagens, escarificações, adornos plumários e corte de cabelo. Constituindo parte essencial do processo de transformação da pessoa, essas técnicas comunicam diferentes intenções e são específicas de cada povo indígena.
Adaptado de VAN VELTHEM, L. H. Artes indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v.7, n.1, p, 2010, p. 62.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido social da pintura corporal para as sociedades indígenas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q1043970 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

José Celso Martinez Corrêa foi um encenador brasileiro que se destacou por uma linguagem ousada, que promoveu uma revolução nas artes cênicas do Brasil. Premiado autor e diretor, consagrou-se nacionalmente com a encenação da peça O Rei da Vela, ainda nos anos 1960.

Zé Celso relacionou, de forma inovadora, os mestres do teatro moderno, como Stanislavski, com a tradição teatral brasileira, de melodramas e comédia ligeira. É considerado um inventor da noção de grupalidade, a ideia de que o teatro se faz em (e para a) coletividade.

O seguinte grupo teatral está para sempre relacionado a José Celso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q989453 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Academia Imperial de Belas Artes ou Academia Imperial das Belas Artes (1822-1889) é o antigo nome da atual Escola de Belas Artes, hoje unidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.Foi inicialmente denominada como Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, quando da sua Fundação por D. João VI (1816-1826), em 12 de agosto de 1816, ao fim do período colonial brasileiro. O soberano teria sido influenciado, nesse gesto, por António de Araújo e Azevedo, o 1.º conde da Barca. Após a Independência do Brasil, em 1822, a escola passou a ser conhecida como Academia Imperial das Belas Artes e, mais tarde, como Academia Imperial de Belas Artes. A instituição foi definitivamente instalada em 5 de novembro de 1826, em edifício próprio à altura da Travessa do Sacramento (atual Avenida Passos), inaugurada por D. Pedro I (1822-1831).A Academia Imperial de Belas Artes teve nomes importantes como alunos e posteriormente como professores. Fazem parte desses alunos os artistas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q1029421 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A New Media Art é uma modalidade artística que usa tecnologias digitais e mídias emergentes no processo criativo, na apresentação ou na interação com o público.
Este tipo de arte é caracterizado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q1034816 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

O que há em comum entre um cavalo de pau e uma serpente de fibras? Segundo Ernst Gombrich, o cavalinho de pau é bastante trivial e, geralmente, contenta-se em ocupar seu lugar no canto do quarto de uma criança, sem nutrir ambições estéticas. Detesta afetações e assim mostra-se satisfeito com seu corpo de madeira e sua cabeça talhada toscamente. A serpente de fibras é igualmente corriqueira, podendo ser encontrada em todas as cozinhas dos índios Wayana. Nas lides cotidianas este utensílio presta-se a uma única função, espremer a massa de mandioca ralada, para a qual foi justamente confeccionado. Na perspectiva indígena, esses dois atributos, especificidade de uso e propriedade funcional, sobretudo quando conjugados, constituem a condição máxima de valorização e beleza de um artefato.

Adaptado de VELTHEM, L. H. 2009. Mulheres de cera, argila e arumã: princípios criativos e fabricação material entre os Wayana. In: Mana, 15, 2009, p. 213.

Sobre as estéticas que fundamentam as artes indígenas, é correto deduzir que, na cultura ameríndia,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q992619 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Os saberes relacionados ao desenvolvimento artístico, cultural e estético dos alunos fortalecem a sua identidade enquanto cidadãos e sujeitos do processo histórico. Para tanto, os parâmetros curriculares ainda apresentam algumas características do fenômeno artístico. Este conhecimento artístico é abordado como produto das culturas; como parte da história e como estrutura formal para compor elementos da própria obra de arte ou produção dos alunos. Dentro deste conceito é considerado fenômeno artístico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q916944 | Educação Artística, Canto e Coral, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Pode-se apontar como um método amplamente utilizado no ensino de música para crianças, que enfatiza o ritmo, o movimento corporal e improvisação o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

538Q916947 | Educação Artística, Canto e Coral, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Ao trabalhar com um coral de alunos de música em um repertório que exige grande precisão rítmica e articulação, a estratégia pedagógica mais adequada para desenvolver a independência rítmica e a consciência corporal dos alunos seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

539Q989448 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

O Ensino de Artes Visuais fomenta a ampliação da aquisição de conhecimentos e potencialidades por parte do aluno. Através da Arte a criança pode se expressar, expor seus sentimentos e ideias, ampliar sua relação com o mundo ao seu redor. Assim sendo, o professor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q1029419 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Analise a definição a seguir.

Trata-se de uma poética da dimensão sensível do corpo que suscita em absoluta singularidade uma experiência sensível com objetos, lugares, condições de existência, seres, comportamentos, ideias, pensamentos e conceitos, desacelerando o tempo para que o corpo possa vaguear e coletar impressões, sensações, se deixando invadir pelo saber sensível.

O trecho caracteriza a noção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.