Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q473145 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

Analisando a relação pedagógica, na Escola, entre esporte e educação, ressalta-se a possibilidade de desenvolvimento do esporte e para o esporte. Na capacidade de ação por meio do esporte, destacamse as possibilidades de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q473367 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Os macronutrientes têm um importante papel como combustível biológico, uma vez que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e em atividade física. São considerados macronutrientes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q473971 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Acari RN

A flexibilidade é uma valência física desenvolvida a partir dos exercícios de alongamentos com relevante papel no desenvolvimento de uma vida com uma melhor qualidade. Assinale a alternativa que indica o seu conceito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q474087 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Em Minas Gerais, o inverno é caracterizado pelo dia bastante ensolarado com altas temperaturas e umidade relativa do ar muito baixa, com esfriamento no período da noite. Considerando os turnos manhã e tarde e que as aulas de Educação Física são ministradas em locais descobertos, nos quais os alunos e as alunas recebem alta incidência de raios solares, a desidratação passa a ser um pro-blema importante a ser gerenciado pelos professores e professoras da disciplina e ações como uso de boné e de protetor solar são indicadas. Assinale o evento abaixo que NÃO está relacionado às reações fisiológicas do corpo humano frente ao exercício físico e à reposição de água no contexto descrito acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q473874 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

A natação é uma das formas de atividade física mais antiga conhecida pelo homem. Nas civilizações da antiguidade, já se conheciam seus benefícios para o corpo. Na idade moderna, ela já era conhecida como uma prática esportiva; e, em meados do século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Quanto à natação nos dias atuais, enquanto esporte e competição, enumere (V) para verdadeiro e (F) para falso as afirmações.

I. ( ) Levando-se em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos apenas dois estilos de nado: crawl (nado livre) e peito.

II. ( ) Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar quatro estilos, na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.

III. ( ) São reconhecidos como recordes mundiais, em piscina de 50 metros, para o nado peito em ambos os sexos as seguintes distâncias: 50, 100 e 300 metros.

IV. ( ) Todos os recordes durante os Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e as Copas do Mundo serão aprovados automaticamente pela FINA.

V. ( ) Em jogos olímpicos, a piscina, para as competições de natação, deve ter 25 metros de comprimento e, no mínimo, 3 metros de profundidade.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q473931 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJ

As pessoas que participam de um programa de musculação esperam que o trabalho produza determinados benefícios, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q471649 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Para possibilitar um treinamento diferenciado das capacidades coordenativas do aluno de Educação Física em um treinamento qualquer, deve-se considerar tanto a complexidade destas capacidades em conjunto, quanto a importância de cada um de seus componentes isoladamente. São considerados componentes das capacidades coordenativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q472825 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

O processo de aprendizagem e aperfeiçoamento técnico pode ser subdividido em partes relativamente independentes, porém interligadas e interdependentes.

Podemos destacar três etapas na preparação técnica do desportista. São elas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q933845 | Educação Física, Influência da Mídia

A exposição à mídia que promove um ideal de beleza inatingível pode levar a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q146622 | Educação Física, Fisiologia, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Com relação às modificações fisiológicas decorrentes do treinamento aeróbio, três alterações cardiológicas normais podem ser identificadas. São elas: frequência cardíaca menor em repouso, consumo máximo de oxigênio maior e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q474164 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

O coração é um órgão único, muscular, localizado na região mediastínica, levemente deslocado à esquerda do plano mediano, que possui como principal função propelir o sangue através dos vasos, fazendo-o chegar a todas as células do organismo. O coração possui quatro cavidades, sendo que uma delas é o ventrículo direito.

A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q840240 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de São Francisco MG Professor Educação Física, COTEC, 2020

Sobre o conteúdo “Jogos e brincadeiras”, analise estas três afirmações:

I - Os jogos e as brincadeiras são ações culturais cuja intencionalidade e curiosidade resultam em um processo lúdico, autônomo e criativo. A natureza desse conteúdo não é discriminatória, pois implica o reconhecimento de si e do outro, traz possibilidades de lidar com os limites como desafios, e não como barreiras.

II - Para viabilizar o jogo, é imprescindível que os alunos conheçam suas regras e significados. Dependendo de quem joga, das condições e dos objetivos do jogo, o grupo tem autonomia para transformar suas regras, acrescentando ou excluindo de acordo com a necessidade.

III - É importante não distinguir jogo como conteúdo específico e jogo como ferramenta auxiliar de ensino, uma vez que os jogos e as brincadeiras devem ser entendidos como um meio para se aprender outra coisa; como no jogo dos “10 passes” quando usado para ensinar retenção coletiva da posse de bola.

IV - Importante oportunizar a vivência de jogos e brincadeiras presentes na memória dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, oportunizando o reconhecimento dos seus valores e das formas de viver em diferentes contextos ambientais e socioculturais brasileiros.

Estão CORRETAS apenas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q474489 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Os megaeventos esportivos (Copa do Mundo e Olimpíadas) fomentaram políticas públicas, formuladas no âmbito do Ministério dos Esportes, visando incrementar, valorizar as práticas esportivas na Educação Física escolar e atrelar o esporte ao binômio educação-saúde e, ainda, contribuir para a formação da personalidade da criança mediante a incorporação de valores importantes para a vida social e para o pleno desenvolvimento da cidadania: espírito de grupo, espírito competitivo, respeito às regras (leis), entusiasmo pelo esforço, assimilação adequada das derrotas, atitude humilde na vitória etc. A prática esportiva ainda contribui para que as crianças em situações de vulnerabilidade social não se envolvam no consumo de drogas e na delinquência. No entanto, essas políticas sofrem severas críticas porque o modelo esportivo presente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q144829 | Educação Física, Recreação, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

A importância da atividade recreativa passiva desenvolvida no início de um dia de trabalho é, principalmente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q473857 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Ao se trabalhar com os aparelhos específicos da Ginástica Rítmica, existem ações de manejo que são comuns a todos eles.

Assinale a alternativa que contém tais ações de manejo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q846807 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

O Badminton é um esporte dinâmico, onde se usa raquetes, uma peteca chamada de volante, e uma rede que está à 1,55 metros do solo, dividindo os adversários e a área de jogo. O jogo está baseado em movimento de saque e defesa. Uma partida possui 3 sets de 21 pontos cada e vence o jogo quem fizer 2 sets primeiro. Essa modalidade envolve como capacidades físicas agilidade, coordenação e reflexo. Quanto ao número de jogadores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q841764 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020

Tanto o termo recreação como o lazer convive em nossa realidade sem maiores reflexões sobre os seus significados. Enquanto o termo recreação é influência norte-americana, o lazer surge a partir da influência européia. Essa dupla denominação está presente nos dias atuais e em geral utiliza-se a recreação para designar o conjunto de atividades, e o lazer para abordar o fenômeno cultural. Alguns autores chegam a identificar diferenças ou peculiaridades mais amplas entre os termos. Para Marinho et al. (1952), qual o conceito de RECREAÇÃO?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q471767 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Os jogos cooperativos e competitivos são utilizados com diferentes finalidades nas aulas de educação física escolar. Sobre as características dos jogos cooperativos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para que o objetivo de cada um seja alcançado, o objetivo de todos também deve ser atingido.

( ) Poucos se tornam bem sucedidos nos jogos.

( ) Os jogos são divertidos para todos, que têm um sentimento de vitória.

( ) Os jogadores não se solidarizam com as dificuldades dos outros.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q226727 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

De acordo com Soler (2006), quando o conteúdo esporte é vivenciado na escola, geralmente se desenvolvem aspectos de treinamento com objetivos ao alto rendimento e de características excludentes para os alunos menos habilidosos. Nesse sentido, o autor aponta alternativas para a prática esportiva baseada no princípio socioeducativo, com características próprias, e que abarca os seguintes princípios necessários:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q471885 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

De acordo com as regras da natação, marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.