Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1001Q838025 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

As modalidades esportivas apresentam etapas de iniciação esportiva. Relacione as colunas a respeito dessas etapas e seus conteúdos:

(1)Fase de iniciação esportiva I:

(2) Fase de iniciação esportiva II:

(3) Fase de iniciação III:


( ) Os conteúdos de ensino a serem ministrados nessa fase são os conceitos técnicos e táticos dos desportos: basquetebol, futebol, futsal, voleibol e handebol, nos quais devem ser contemplados, além desses conteúdos, finalizações e fundamentos específicos.

( ) Os conteúdos desenvolvidos nessa fase, devem ser o domínio do corpo, a manipulação da bola, o drible, a recepção e os passes, podendo utilizar-se do jogo como principal método para a aprendizagem.

( ) Os conteúdos de ensino, propõe que sejam: as situações de jogo, e sistemas ofensivos como também os exercícios sincronizados, cujo principal objetivo é proporcionar aos alunos a execução e a automatização de todos os fundamentos aprendidos, isolando algumas situações de jogo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1002Q845738 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020

Nesta abordagem, seu principal colaborador - João Batista Freire - acredita que o corpo e a mente precisam ser entendidos como elementos que compõem um único organismo. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1003Q834039 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

De acordo com o MEC, no que tange à Educação Física para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, estão descritos como blocos de conteúdo:
I. Brincadeiras e danças. II. Esportes, jogos, lutas e ginásticas. III. Conhecimentos sobre o corpo.
Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1004Q473853 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Durante a vivência dos jogos, esportes e lutas, comportamentos pautados em respeito mútuo, justiça, dignidade e solidariedade podem ser exercidos e estabelecidos de forma autônoma pelos alunos. No que tange à aprendizagem atitudinal, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1005Q474112 | Educação Física, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Na educação física direcionada para adolescentes, os princípios que orientam a prática de atividade física e sua relação com a saúde incluem o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1006Q846088 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O basquetebol, quando praticado para fins educacionais, deve seguir um conjunto complexo e rígido de regras e suas competições devem ser dirigidas por árbitros profissionais, marcadores, auxiliares e cronometrista. No ambiente escolar, o basquetebol deve ser jogado por equipes de nove jogadores em cada time, além de três arremessadores. Nesse esporte, o papel de cada jogador é definido pelo árbitro, o qual deve desestimular o espírito esportivo na equipe.

II. A natação é um esporte que pode ser praticado apenas por indivíduos com idade inferior a 18 anos, não sendo possível a sua prática por pessoas com deficiência motora. Essa modalidade esportiva pode ser realizada em diferentes estilos com fins competitivos, exclusivamente. No contexto escolar, por exemplo, esse esporte favorece a melhoria do condicionamento físico, pois proporciona a baixa da pressão sanguínea diastólica, enfraquecendo os vasos sanguíneos.

III. O basquetebol é disputado por duas equipes de onze jogadores (sete em campo e cinco suplentes). Esse esporte é jogado com uma bola e o objetivo é inseri-la no cesto fixo que está localizado no centro do campo. Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de três metros e cinco centímetros. O campo deve ter o formato de um quadrado regular com aresta de sete metros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que batam a bola contra o chão a cada passo dado.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1007Q472411 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

Considerando as 10 (dez) ferramentas básicas de atuação da Ergonomia nas empresas (Lima, 2003), assinale a opção que NÃO constitui uma dessas ferramentas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1008Q842635 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, o educador deve facilitar a independência e a autonomia do aluno. Nesse processo, estimular a independência na locomoção é um passo importante, que poderá se dar com correção da postura, seja no ensino do uso de muletas seja no manejo de cadeira de rodas, por exemplo.

II. No contexto da educação física adaptada, propor atividades que envolvam o aluno com deficiência sem estimular a participação dos demais alunos é a melhor maneira de garantir que os objetivos educacionais serão cumpridos sem prejudicar o planejamento da aula.

III. Desenvolver velocidade, agilidade, força, equilíbrio, coordenação, ritmo, flexibilidade e capacidades cardiorrespiratórias (aeróbia e anaeróbia) são benefícios no nível motor adquiridos pelo indivíduo com deficiência pela prática da atividade física.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1009Q839332 | Educação Física, Eventos Esportivos e Culturais, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

No jogo e no desenvolvimento afetivo-social existem diversos aspectos emocionais indesejados e identificados como agressores do processo ensino/aprendizagem, sendo um deles
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1010Q472527 | Educação Física, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Para Daolio (1995), a "Educação Física Plural" é uma proposta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1011Q846876 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Mata Grande AL Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Leia as afirmativas a seguir:

I. No nado do tipo crawl, o nadador deve manter o corpo curvado, evitando ao máximo movimentar as pernas ou os braços. Nesse estilo, os braços do nadador devem manter-se em posição curvada, como um "S" alongado. Durante o tempo todo, o nadador se mantém com a barriga para cima. Depois de ter mergulhado, o nadador necessita seguir todos os passos para realizar o nado crawl corretamente.

II. A natação é um esporte que pode ser praticado apenas por indivíduos com idade inferior a 18 anos, não sendo possível a sua prática por pessoas com deficiência motora. Essa modalidade esportiva pode ser realizada em diferentes estilos com fins competitivos, pedagógicos e recreativos. No contexto escolar, por exemplo, esse esporte favorece a melhoria do condicionamento físico, pois proporciona a baixa da pressão sanguínea diastólica, enfraquecendo os vasos sanguíneos.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1012Q472391 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Qualquer esforço realizado durante o exercício encontra uma força oponente relativa àquela que está sendo aplicada, ou seja, o exercício é feito contra resistência variável. Isto se refere à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1013Q471645 | Educação Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com a compreensão pedagógica do uso da competição na educação física escolar, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1014Q472219 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

No ensino da técnica dos saltos no atletismo, são utilizados os métodos analítico e global. Nesse processo, um dos fatores determinantes para a realização de uma boa aprendizagem é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1015Q842164 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Araçoiaba PE Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No ambiente escolar, é recomendável não iniciar uma modalidade de atletismo pensando em oportunizar a prática do esporte apenas aos mais rápidos, aos mais fortes e aos mais habilidosos alunos de uma classe. O aproveitamento das habilidades físicas deve ser contemplado sempre em primeiro plano, visto que a grande tarefa didática da iniciação ao atletismo é aumentar sua atratividade para os alunos com maiores possibilidades de alcançarem grandes resultados no esporte, tornando-o uma atividade esportiva mais agradável aos iniciantes.

II. Correr, saltar e lançar são habilidades físicas de base presentes no atletismo, estão presentes em quase todas as demais modalidades esportivas e são entendidas como movimentos naturais, que significam uma função da natureza humana.

III. A ludicidade muda o comportamento infantil, buscando a autonomia da criança e valorizando a afetividade que envolve o processo do aprender. Brincando, as crianças aprendem e são motivadas a cooperar com os companheiros, a desobedecer as regras do jogo, a desrespeitar os direitos dos outros, a acatar a autoridade, a assumir responsabilidade, a aceitar penalidades que lhe são impostas, a dar oportunidades aos demais; enfim, a viver em sociedade.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1016Q472070 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre as várias concepções de ensino da educação física, observe as afirmativas abaixo. I. Aceitação de diferentes soluções para as tarefas de movimento.

II. As atividades de movimento serão abordadas como situações de descoberta, com o espaço aberto para realizações e fantasias próprias.

III. Possibilidade da construção de um mundo de significados motores. Assinale a alternativa que se refere à orientação pela problematização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1017Q473359 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre os princípios da atividade física, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A grande capacidade do organismo humano (órgãos, sistemas e tecidos), em se adaptar a cada nova carga de trabalho, exige que este seja exposto periodicamente a novos estímulos, a fim de que se atinjam ou aperfeiçoem os limites esperados (metabólicos e funcionais). Essa afirmação consiste no princípio da continuidade. ( ) O princípio da especificidade pressupõe que os benefícios do exercício físico são otimizados quando os programas são planejados para se adequarem às características, objetivos, capacidades e limitações específicas de cada participante (ou grupo). ( ) Uma das características do princípio da reversibilidade é que as adaptações metabólicas e funcionais induzidas pelos exercícios físicos tendem a retornar aos estados iniciais após a paralisação ou até mesmo as interrupções temporárias dos programas prescritos. ( ) Os principais parâmetros de controle do princípio da continuidade são volume e intensidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1018Q841264 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No que se refere ao papel da Educação Física no contexto de uma escola democrática, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1019Q473176 | Educação Física, Educador Pedagógico Projeto Sentinela, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1020Q835680 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

Na posição antropométrica, alguns pontos servem como referência para a mensuração das medidas antropométricas, sendo um deles o estiloidal assinale a alternativa correspondente ao mesmo :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.