Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q473763 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a educação física é uma disciplina que estuda a cultura corporal, utilizando-se de ferramentas como o jogo, o esporte, a ginástica, a dança e as lutas. Nesse sentido, é correto afirmar que a concepção de cultura utilizada pelos PCN de educação física

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1022Q839332 | Educação Física, Eventos Esportivos e Culturais, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

No jogo e no desenvolvimento afetivo-social existem diversos aspectos emocionais indesejados e identificados como agressores do processo ensino/aprendizagem, sendo um deles
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1023Q472036 | Educação Física, Professor, MinC, FGV

A saúde esteve historicamente ligada à Educação Física, muito embora tal ligação estivesse voltada ao caráter eminentemente biológico. O conceito de saúde apresenta limitações quando se pretende defini-lo de maneira estanque e conclusiva. Isso porque, quando se fala em saúde, além dos aspectos biológicos, não se pode deixar de considerar seus fatores de influência e determinação, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1024Q474374 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Leia o fragmento a seguir.

?... muitos docentes-educadores já desistiram da prova do silêncio em salas de aula onde corpos quebrados resistem a ser silenciados. Hoje em muitas salas de aula o silêncio está roto e até quando se tenta impô-lo os corpos falam, com suas marcas, toda a classe de linguagens e de expressões.? (Arroyo & Silva, 2012)

Segundo os autores, assinale a opção que melhor sintetiza o fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1025Q474152 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Analise as características a seguir. ?

* Respeitar o universo cultural (do aluno), explorando a gama múltipla de possibilidades educativas de sua atividade lúdica espontânea e gradativamente propor tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras com vista à construção do seu conhecimento. ?

* Opor-se às linhas tecnicistas, padronizadas e mecanicistas da educação física, buscando considerar as diferenças individuais e as experiências vividas pelos alunos em seu cotidiano. ?

* Construir o conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, numa relação que extrapola o simples exercício de ensinar e aprender. ?

* Possibilitar maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada da educação física nos primeiros anos da educação formal. ?

* Desconsiderar a especificidade da educação física.

As características apresentadas anteriormente fundamentam a proposta da educação física denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1026Q471899 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Marque verdadeiro V ou falso F nas alternativas abaixo:

( ) O padrão de adiposidade andróide corresponde ao formato de uma pêra.

( ) O padrão de adiposidade genóide corresponde ao formato de uma maçã.

( ) Genóide corresponde a figura masculina e andróide a figura feminina.

( ) Andróide corresponde a figura masculina e genóide a figura feminina.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1027Q471669 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue, em cada item a seguir, se é apresentado procedimento de emergência correto a ser adotado no atendimento a vítima de insolação, durante atividade física ou esportiva.

I Colocar saco de gelo na cabeça da vítima.

II Fazer fricções na pele da vítima, para facilitar a circulação sanguínea.

III Remover a vítima e colocá-la em local fresco e arejado, ou refrigerado.

IV Executar massagem cardíaca ou respiração boca-a-boca, caso necessário.

V Refrescar o corpo da vítima com aplicação de compressas frias na testa, rosto e pescoço.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1028Q841859 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Na performance do atleta, no atletismo, a capacidade de reagir o mais rapidamente possível a um estímulo, que pode ser ótico, acústico ou tátil, dependente do sistema nervoso central, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1029Q473010 | Educação Física, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

O Sistema CONFEF/CREFs desempenha papel essencial na constituição da ação profissional tendo poder, delegado pela União, para normatizar,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1030Q842164 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Araçoiaba PE Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No ambiente escolar, é recomendável não iniciar uma modalidade de atletismo pensando em oportunizar a prática do esporte apenas aos mais rápidos, aos mais fortes e aos mais habilidosos alunos de uma classe. O aproveitamento das habilidades físicas deve ser contemplado sempre em primeiro plano, visto que a grande tarefa didática da iniciação ao atletismo é aumentar sua atratividade para os alunos com maiores possibilidades de alcançarem grandes resultados no esporte, tornando-o uma atividade esportiva mais agradável aos iniciantes.

II. Correr, saltar e lançar são habilidades físicas de base presentes no atletismo, estão presentes em quase todas as demais modalidades esportivas e são entendidas como movimentos naturais, que significam uma função da natureza humana.

III. A ludicidade muda o comportamento infantil, buscando a autonomia da criança e valorizando a afetividade que envolve o processo do aprender. Brincando, as crianças aprendem e são motivadas a cooperar com os companheiros, a desobedecer as regras do jogo, a desrespeitar os direitos dos outros, a acatar a autoridade, a assumir responsabilidade, a aceitar penalidades que lhe são impostas, a dar oportunidades aos demais; enfim, a viver em sociedade.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1031Q473359 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre os princípios da atividade física, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A grande capacidade do organismo humano (órgãos, sistemas e tecidos), em se adaptar a cada nova carga de trabalho, exige que este seja exposto periodicamente a novos estímulos, a fim de que se atinjam ou aperfeiçoem os limites esperados (metabólicos e funcionais). Essa afirmação consiste no princípio da continuidade. ( ) O princípio da especificidade pressupõe que os benefícios do exercício físico são otimizados quando os programas são planejados para se adequarem às características, objetivos, capacidades e limitações específicas de cada participante (ou grupo). ( ) Uma das características do princípio da reversibilidade é que as adaptações metabólicas e funcionais induzidas pelos exercícios físicos tendem a retornar aos estados iniciais após a paralisação ou até mesmo as interrupções temporárias dos programas prescritos. ( ) Os principais parâmetros de controle do princípio da continuidade são volume e intensidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1032Q846649 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

Nos dias atuais o basquetebol é um dos esportes mais praticados em todo o mundo e isto acontece, muito provavelmente, pelas várias qualidades que lhe são atribuídas em relação às capacidades físicas e cognitivas. A respeito dessa prática esportiva, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1033Q471758 | Educação Física

A inclusão de estudantes é um tema recorrente nas pesquisas sobre educação escolar. Diante da diversidade dos sujeitos que compõem uma turma, é necessário pensar as aulas de Educação Física sob o ponto de vista metodológico, para que todos possam usufruir da cultura corporal. De acordo com as orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio, um professor desenvolve uma efetiva inclusão quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1034Q933842 | Educação Física, Esporte

Como a mídia e o marketing influenciam o esporte como espetáculo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1035Q840940 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No que se refere ao jogo, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - O jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que definem perda ou ganho.
II - No jogo, pode-se notar duas perspectivas: pode-se jogar competitivamente ou cooperativamente.
III - Independentemente de ser competitivo ou cooperativo, o jogo abrange conhecimentos diferenciados quanto à importância da prática de atividades físicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1036Q471810 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Tomando por base o documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo – ciclos I e II (2007), para obter sucesso no jogo denominado Futepano, os alunos deverão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1037Q844047 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No contexto da educação física adaptada, o professor deve sempre promover uma participação intensa do aluno com deficiência em atividades complementares que exigem grande esforço físico e por longos períodos.

II. O professor, ao realizar atividades de educação física adaptada, deve incentivar a participação e a avaliação de todos os alunos envolvidos na aula, buscando sugestões ao término da aula, da semana ou do mês, realizando reflexões com os colegas de sala para que possam dar sugestões de melhorias e também vetando a manifestações de opiniões sobre as atividades realizadas no ambiente escolar.

III. No contexto da educação física adaptada, o uso de aparelhos mecânicos sempre facilita e beneficia o bom desenvolvimento das atividades para os alunos com deficiência.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1038Q844113 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A educação física adaptada caracteriza-se por adequar metodologicamente um conjunto de atividades ou tarefas que envolvam diferentes estímulos, adaptando as capacidades e limitações do indivíduo com deficiência.

II. A educação física adaptada é uma área de conhecimento da Educação Física que tem como ideia principal afastar as pessoas com deficiência das atividades, dos jogos, dos esportes e dos exercícios que podem ser realizados no ambiente escolar.

III. A educação física adaptada tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educacionais especiais, desadaptando metodologias de ensino para impedir que as características de cada aluno com deficiência sejam consideradas no planejamento dos esportes e jogos.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1039Q471418 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Caponi e Almeida Filho (2003) afirmam que a saúde contemporânea possui três formulações que servem de referência para o debate dessa questão. São elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1040Q842430 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020

A recuperação é fundamental para todos os atletas, especialmente os mais velhos. O período após os exercícios é fundamental para uma boa reparação dos tecidos. Em relação ao período recuperativo, assinale a alternativa CORRETA correspondendo às suas características principais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.